Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
novembro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Cultura 



Orfeão Polifónico de Mortágua organizou VIII Concerto de Outono

2013-10-29
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

O Orfeão Polifónico de Mortágua levou a efeito, no passado dia 26, mais um Concerto de Outono, já na sua oitava edição. As cerca de 150 pessoas presentes no Centro de Animação Cultural, assistiram a um maravilhoso espetáculo de música coral e instrumental. O reportório apresentado perpassou vários géneros, sacra e profana, tradicional, ligeira, clássica, espirituais negros.
O primeiro grupo a atuar foi o anfitrião, dirigido pelo Maestro Pedro André Rodrigues, que neste espetáculo estreou uma versão do conhecido tema “Olhos Negros”, um tema tradicional de origem açoriana. Outros temas interpretados foram “South African Trilogy”, que é uma homenagem ao líder histórico sul-africano Nelson Mandela, e a Balada de Outono”, de Zeca Afonso, que teve acompanhamento ao piano da jovem Marta Roseiro.

O Orfeão de Barrô, Águeda, dirigido pelo Maestro Sérgio Brito, surpreendeu pelo elevado número de elementos em palco, mas também pela sua inegável qualidade e ousadia, no bom sentido. Do seu reportório destacaram-se temas de música ligeira portuguesa, de Rui Veloso, Pedro Abrunhosa e Xutos e Pontapés, adaptados para música coral, que deliciaram o público, que no final tributou fortes aplausos à sua atuação.

O último grupo a atuar foi o Coral de Vila Forte, dirigido pelo Maestro Flávio Ulisses Cardoso. Este grupo, oriundo concelho de Porto de Mós, interpretou temas clássicos, sendo de destacar dois temas de música sacra, “Agnus Dei (Cordeiro de Deus)” e “Ave Maria”, cantados em latim.

Mas o espetáculo não havia de terminar sem atuação do Grupo de Cordas de Mortágua. Este grupo, que está integrado no Orfeão Polifónico de Mortágua, festejou em maio deste ano o seu primeiro aniversário, sendo constituído por cinco guitarras: Rafaela Monteiro, Bruna Branco, Beatriz Antunes, Laura Antunes e Lia Fonseca, acompanhadas por quatro bandolins: Sabrina Branco, Pedro Oliveira, João Cordeiro e Soraia Marques (professora).
O grupo interpretou temas tradicionais, para além do famoso tema “Va Pensiero”, da Ópera “Nabuco”.de Verdi. Uma agradável surpresa este grupo, pela sua juventude e por aquilo que mostram já ser capazes de fazer em tão pouco tempo de existência.

No final, como é da praxe, o Presidente da Direção do Orfeão, Américo Salazar, fez a entrega de lembranças do concelho aos diretores dos grupos convidados, e duas senhoras da Direção fizeram a entrega de ramos de flores aos maestros de serviço.

O Presidente da Câmara, José Júlio Norte, foi chamado ao palco para dizer algumas palavras de circunstância, tendo felicitado o Orfeão pela sua iniciativa e pela forma como tem vindo a evoluir, e deixou a garantia, como Presidente da Câmara recém empossado, que o Município continuará a apoiar a cultura e as associações locais.

Seguiu-se um lanche oferecido a todos os coralistas, que teve lugar na sala superior do Centro Cultural, em que a boa disposição e a amizade que liga os grupos que se dedicam à música coral polifónica, foram as notas dominantes.





Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
“Tantos modos de ser carta” na Biblioteca Municipal 2019-11-26
Município atribui nome de Branquinho da Fonseca para patrono da Biblioteca Municipal2019-02-19
Orquestra Clássica do Centro, acompanhada por Rafaela Monteiro, proporcionou espetáculo memorável2018-12-04
Mortágua acolheu Estágio Nacional de Karaté Shukokai2021-11-24
Lançamento do jogo “Napoleão - O princípio do fim”. Projeto envolve 13 municipios da Rede Temática das Invasões Temáticas em Portugal.2021-11-23
Escola Municipal de Natação de Mortágua participa no Circuito Municipal de Escolas de Natação 2021-11-22
Infraestruturas de Portugal executou obras de conservação na rede viária nacional que serve o concelho (EN234, EN334-1 e EN228)2021-11-16
Serviço de recolha de resíduos específicos 2021-11-15


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade