Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Primeira reunião da Assembleia Municipal do novo mandato

2013-10-25
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Teve lugar no passado dia 22 a primeira reunião de funcionamento da Assembleia Municipal referente ao novo mandato que agora se inicia (2013-2017).
A nova Assembleia Municipal é constituída por 28 membros, sendo 11 eleitos do PPD/PSD, 15 do PS e 2 do CDS/PP.

A Ordem de Trabalhos desta Assembleia tinha como principal ponto a constituição da nova Mesa que irá presidir ao funcionamento do Órgão nos próximos quatro anos. Após votação por escrutínio secreto, a mesma ficou assim constituída: Presidente da Mesa da Assembleia – Afonso Sequeira Abrantes; 1º Secretário -Elsa Batista, 2º Secretário - Vitor Pina.

O outro ponto da agenda era a indicação de um Presidente de Junta de Freguesia ao XXI Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses, que se realiza no dia 23 de novembro.
Também após votação e escrutínio secreto, foi indicado o Presidente da Junta de Freguesia de Trezoi, Licínio Lopes, como elemento efetivo ao Congresso da ANMP, e o Presidente da Junta de Freguesia de Cercosa, Filipe Ferreira, como elemento suplente.

Já empossado no novo cargo, o Presidente da Assembleia Municipal referiu o facto novo de, pela primeira vez na história do Município, haver uma situação de maioria diferente entre Câmara e Assembleia Municipal, e considerou que se trata de um facto normal em democracia.

E afirmou que irá fazer todos os possíveis para promover o diálogo e estabelecer pontes entre as forças partidárias com assento naquele Órgão, tendo sempre presente o interesse geral do concelho e dos munícipes.
Frisou no entanto que a Assembleia não deixará de exercer, na sua plenitude, as suas competências de funcionamento, apreciação e fiscalização, com a mesma legitimidade com que outros Órgãos tomarão decisões. Aproveitou ainda para informar que foi publicada nova legislação (Lei nº 75/2013 de 12 de setembro), distribuída por todos os membros, que estabelece o regime jurídico das autarquias locais, aprova o estatuto das entidades intermunicipais, estabelece o regime jurídico da transferência de competências do Estado para as autarquias locais e para as entidades intermunicipais e aprova o regime jurídico do associativismo autárquico.

Após a constituição da Mesa, usou da palavra um representante de cada bancada, de uma forma geral para saudar todos os novos eleitos e manifestar o desejo de um mandato profícuo e saudável, trabalhando todos em prol do concelho.
O Presidente da Câmara também saudou a eleição de Afonso Abrantes como novo Presidente da Assembleia Municipal, e afirmou a sua convicção de que haverá entendimentos e um relacionamento leal e franco entre a Câmara e a Assembleia, no sentido de corresponder às expectativas dos Mortaguenses.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade