Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



2º Encontro do Atelier do Futuro

2005-08-01
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua
Pensar e partilhar ideias de desenvolvimento

Realizou-se no passado dia 23 de Julho, no Auditório da Biblioteca Municipal, o 2º Encontro do Atelier do Futuro, subordinado à temática “Turismo, Cultura, Desporto e Natureza”, promovido pela Câmara Municipal. Esta iniciativa insere-se na operacionalização do Estudo “Estratégias para a Juventude no Desenvolvimento Sócio-Económico de Mortágua” que definiu um conjunto de desafios que se colocam ao desenvolvimento estratégico do concelho nos próximos anos, apostando na participação e capacidade criativa e empreendedora do grupo jovem da população, como motor desse desenvolvimento. O Atelier do Futuro é uma das acções que visa dar resposta a esses desafios, organizando-se como um grupo alargado de cidadãos, interesses e conhecimentos, para a partir da sua reflexão e partilha conjunta de ideias, surgirem “comunidades de prática efectivas” que levem à concretização de projectos e acções em prol do desenvolvimento do concelho. Consiste pois numa perspectiva pró-activa do desenvolvimento, assentando na participação e contributo dos cidadãos, de uma forma empenhada, responsável, criativa e afectiva, mas também informal, na construção do desenvolvimento do concelho.
Na parte da manhã, o presidente da Câmara Municipal deu as boas-vindas aos 40 participantes, seguindo-se um painel de intervenções sobre a temática do Encontro, com a presença de vários oradores convidados. O Dr. Ricardo Gonçalves, consultor da Empresa Deloitte & Touch, falou das perspectivas de desenvolvimento turístico a nível mundial, salientando as mudanças endógenas e exógenas que estão a mudar este sector, relacionadas por exemplo com as questões de segurança, o preço do petróleo, a Internet, o aparecimento de novos conceitos de férias e perfis de turistas . Entre os desafios para o futuro, destacou a importância de se introduzir valor acrescentado na oferta turística (produtos e serviços inovadores), o investimento na formação e nas novas tecnologias.
As Perspectivas de Desenvolvimento Turístico a nível Regional/Nacional foram abordadas pelo Dr. José Luís Mendes, Técnico da Região de Turismo do Centro. Traçou uma panorâmica da oferta turística na região, referindo a necessidade da mesma ser mais organizada e potenciada. Entre os pontos turísticos com maior potencial na região destacou a Albufeira da Aguieira.
Os dois oradores seguintes falaram das actividades turísticas em espaço rural, enquanto empresários. O arquitecto Rui Tadeu, proprietário de uma unidade de alojamento em Espaço Rural, numa aldeia de Trás-os-Montes, trouxe o testemunho da sua experiência profissional na preservação do património e valorização dos recursos naturais para fins turísticos. O Dr. Mário Henriques, da empresa Team Work, expôs o trabalho da sua empresa na área do treino de competências (formação de recursos humanos), feito em contacto com a natureza e utilizando as técnicas do desporto. Desenvolver a motivação, a liderança, o trabalho em equipa, numa óptica do empreendedorismo, é a filosofia de trabalho desta empresa. Para este responsável, a chave do sucesso passa por três factores: sentirmos paixão por aquilo que fazemos, sermos bons naquilo que fazemos e saber rentabilizar. No final das intervenções houve lugar a um período de debate.
Na parte da tarde os participantes foram divididos em dois grupos de trabalho para discussão de ideias e propostas sobre a temática e apresentação de conclusões.
No final, o presidente Afonso Abrantes, agradeceu a presença e o contributo dos participantes, incentivando-os agora a caminhar pelos seus próprios pés, no sentido de se avançar para o plano prático, ou seja, das ideias e dos projectos analisados para as acções concretas.
Afirmando, “há uma ideia comum entre os participantes de que a água é um recurso estratégico para o desenvolvimento turístico de Mortágua, não apenas a Albufeira, como as linhas de água, os moinhos, etc. Algumas dessas ideias serão mais fáceis de materializar do que outras, mas o mais importante aqui é que as pessoas apresentem e partilhem as suas ideias e constituam comunidades de prática com vista a concretizar aquelas que se mostrem realistas e viáveis”.
Falando do desenvolvimento turístico do concelho, acrescentou ainda, “até agora um dos principais entraves do nosso desenvolvimento turístico tem sido a questão do alojamento, que brevemente vai ser ultrapassado com dois importantes empreendimentos, o Hotel Rio Aguieira e o Empreendimento Turístico do Vale d´Aguieira.” Referiu ainda a hipótese de construção de um Campo de Golfe em Mortágua, infraestruturas de base que poderão mudar radicalmente o actual panorama e contribuir para uma maior atracção dos turistas. “Estas infraestruturas de base são fundamentais para que o turista fique aqui um fim de semana ou uma semana e não apenas um dia”, frisou.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade