Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Abertura do novo ano escolar decorreu com normalidade

2013-09-17
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

O Presidente da Câmara marcou presença na abertura do novo ano escolar no Centro Educativo, que ocorreu no passado dia 16. Na receção aos alunos esteve acompanhado pelo Diretor Adjunto do Agrupamento de Escolas, Prof. Rui Alcino, e pelo Coordenador do Centro Educativo, Prof.Celso Portugal.
A abertura do novo ano escolar decorreu com a habitual normalidade, não obstante as alterações decorrentes da política ministerial, que obrigou a um esforço por parte do Município e do Agrupamento de Escolas no sentido de salvaguardar a situação dos alunos e das famílias, em termos de conciliação da vida escolar e familiar.

No ano letivo que agora começa o Centro Educativo está a ser frequentado por 394 crianças, sendo 229 do 1º Ciclo e 165 do Pré-Escolar. Houve um aumento de 20 crianças matriculadas na Pré em relação ao ano anterior, o que é um sinal positivo. Há ainda 17 crianças que estão inscritas na valência Creche.

À semelhança de anos anteriores, o Município assegura os Serviços de Apoio à Família (Fornecimento de Refeição Escolar gratuita e Prolongamento de Horário), bem como o acompanhamento nos tempos não letivos aos alunos que são transportados, integrando-os no ATL. A rede de Transporte Escolar abrange 240 alunos. Mantém-se as Atividades de Enriquecimento Curricular (Desporto, Música e Inglês), suportadas pelo Município.

Mudanças nos Cursos Profissionais obrigaram a mexer
nos horários letivos e na rede de transportes


Mais tarde o Presidente da Câmara participou na receção aos alunos dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, numa cerimónia pública que decorreu no Polivalente da Escola Secundária.
Perante uma sala cheia de Alunos, Professores, Funcionários e alguns Pais, o Diretor do Agrupamento de Escolas de Mortágua, Dr. Rui Parada, deu as boas vindas a todos os alunos e dirigiu um cumprimento especial para aqueles que vão frequentar o Agrupamento ou aquele espaço educativo pela primeira vez. Dirigiu ainda uma palavra especial para os novos professores que vão lecionar nas várias escolas do Agrupamento, desejando que se sintam bem e integrados.

E de seguida referiu-se às alterações que vão acontecer neste ano letivo, destacando as respeitantes à grelha horária, que segundo explicou, decorrem do aumento da carga letiva (em mais de 100 horas) nos cursos profissionais que vão iniciar o seu primeiro ano de funcionamento. Esses novos cursos são os de Manutenção Industrial (variante Mecatrónica Auto) e Técnico de Análises Laboratoriais. Alterações que vão implicar com os horários de entrada e saída dos restantes cursos e com os transportes escolares.
E aproveitou para esclarecer os Pais ali presentes, que essas alterações nos cursos profissionais foram determinadas pelo Ministério da Educação, tendo o Agrupamento que cumprir essa orientação superior. Apesar disso, disse, a Direção do Agrupamento procurou encontrar uma solução equilibrada e razoável no sentido de não afetar muito os restantes alunos, nomeadamente em termos de transportes escolares.
E explicou que a outra alternativa possível, que o Agrupamento quis a todo o custo evitar, era o funcionamento diário das aulas até às 19 horas ou haver aulas ao sábado de manhã.
Por outro lado, informou que durante o período de “defeso escolar” foram efetuados melhoramentos nos edifícios da Escola Secundária, a nível exterior e interior.
No final, o Diretor do Agrupamento desejou as maiores felicidades aos alunos, exortou-os a fazer mais e melhor do que no ano letivo anterior e lembrou que os resultados académicos só se conseguem com trabalho e esforço.

Presidente da Câmara destacou bons resultados escolares obtidos no ano letivo anterior

O Presidente da Câmara, na sua intervenção, começou por saudar todos os alunos que vão iniciar o novo ano letivo, o Diretor e restantes membros dos Órgãos de Gestão do Agrupamento e a representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação, bem como a restante comunidade educativa ali presente.

A propósito da nova grelha horária, esclareceu que o Município manifestou-se contra a mesma no Conselho Geral do Agrupamento, por entender que não beneficia os alunos, mas também reconheceu que a Direção do Agrupamento não tinha outra alternativa senão cumprir a determinação superior do Ministério.
E mostrou-se crítico do facto do Ministério da Educação, todos os anos, fazer alterações ao funcionamento das escolas, como aconteceu mais uma vez este ano, criando complicações na gestão dos transportes escolares e noutros serviços. Afirmando: “Quem dá estas orientações (Ministério da Educação) devia conhecer melhor a realidade das escolas e sobretudo deixar alguma autonomia às mesmas na gestão destes assuntos”.
Apesar de todas estas mudanças, destacou o empenhamento do Município, em colaboração com a Direção do Agrupamento, na preparação do novo ano letivo, para que tudo decorresse na habitual normalidade.
.
O Presidente da Câmara aproveitou também o momento para felicitar o Agrupamento de Escolas pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo, apontando como exemplo o ano letivo anterior, em que se verificaram resultados escolares muito bons e a “avaliação externa do Agrupamento foi muito positiva”.
“Os resultados estão à vista e devem-se ao trabalho conjunto do Diretor do Agrupamento, equipa de Direção, Professores, Funcionários e Alunos, bem como ao ambiente humano que se vive na escola”, disse.

A terminar o seu mandato de Presidente da Câmara, recordou todo o investimento realizado no setor da educação no concelho, fruto do trabalho, planificação e cooperação entre Escolas, Município e outras Instituições Locais, e que teve como objetivo proporcionar as melhores condições em termos de ensino, aprendizagem e vivência escolar.
A terminar a sua intervenção, felicitou toda a comunidade educativa e formulou votos para os alunos: “desejo um ano letivo pelo menos tão bom como o ano letivo anterior e que os resultados sejam cada vez melhores. Tenham as melhores aprendizagens para quando saírem no final do 12º ano já se sintam cidadãos ativos e participativos e possam contribuir para a transformação e desenvolvimento da vossa terra”.

Em nome da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Paula Cordeiro desejou a todos os alunos um bom início de ano, em crescendo até ao final do ano letivo, e apelou ao otimismo apesar das coisas não estarem fáceis para os alunos.
E informou da disponibilidade da Associação de Pais para ouvir os alunos e ajudar as famílias no que for necessário e para colaborar com o Agrupamento de Escolas e a Autarquia.

A Presidente do Conselho Geral, Prof.Fátima Potró, exprimiu as maiores felicidades aos alunos no início de mais uma caminhada, e afirmou que “o que se espera de uma nova geração é que aprenda com os ensinamentos dos mais velhos e que trilhe novos caminhos”. “Esta é uma caminhada que exige de todos envolvimento, compromisso e dedicação”, finalizou.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade