Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Inauguração da ampliação do Centro de Apoio Social do Centro Balmar, na Marmeleira

2013-09-10

Ampliação permitiu aumentar capacidade total para 80 utentes em Lar. Município comparticipou na obra com 150 mil euros.

Foram inauguradas no passado dia 7, as obras de ampliação do Centro de Apoio Social do Centro Balmar, situado na Marmeleira. O novo bloco residencial, já a funcionar, é constituído por 20 quartos, 14 individuais e 6 duplos, passando, deste modo, a capacidade total de acolhimento do Centro para 80 utentes.

Ao ato assistiram o Presidente Câmara Municipal, Presidente da Assembleia Municipal, Vereadores, além naturalmente dos elementos da Direção, Técnicos, Funcionários e utentes da Instituição, bem como o arquiteto responsável pelo projeto da obra, entre outras pessoas.

O Presidente da Câmara, Afonso Abrantes, e a Diretora de Respostas Sociais do Centro Distrital de Viseu da Segurança Social, Rosa Valério, foram convidados a descerrar, no átrio interior do novo edifício, uma placa que ficará a perpetuar este marco na vida e desenvolvimento da instituição.

O Presidente da Direção do Centro Balmar, Eng. Eurico Tomás, referiu-se ao equipamento ampliado, o qual representou um investimento de perto de 900 mil euros, tendo contado com o apoio do Município no valor de 150 mil euros (apoio à construção e arranjos exteriores) e do Programa LEADER/ADICES no valor de 200 mil euros. O restante financiamento veio de capitais próprios e empréstimo bancário.

Segundo explicou, a ampliação do Centro de Apoio Social resultou, por um lado, de uma exigência da nova legislação, que obriga a que 50% dos quartos num Lar sejam individuais; por outro, da necessidade de assegurar a sustentabilidade económica-financeira da Instituição, o que só era possível aumentando a capacidade de resposta.

Em nome da Direção, agradeceu depois o apoio que a Câmara Municipal tem dado à Instituição, desde a construção do Centro de Apoio Social em 2007 até à recente ampliação, e salientou que sem esse apoio municipal não seria possível a concretização deste projeto.

Funcionalidade e conforto

Sendo este um dos últimos atos públicos a que presidiu e seguramente o último no tocante a eventos na área social, foi com alguma emoção que o Presidente da Câmara falou desta obra e do seu significado. E começou por felicitar a Direção do Centro Balmar por se ter lançado neste projeto de ampliação, demonstrando vontade de fazer, arte e engenho, visão de futuro, salientando que o facto do espaço estar já lotado é a melhor constatação de que esta obra era necessária e fundamental.
O Presidente da Câmara elogiou também o projeto de arquitetura e as condições do espaço, em termos funcionais e de conforto.

Falando da ação social no concelho nestes 24 anos, lembrou: “quando iniciei funções há 24 anos as condições existentes eram praticamente nulas, sendo hoje a realidade bastante diferente”, e acrescentou ainda: “tive o gosto e o privilégio de participar em todos os equipamentos sociais realizados no concelho, a nível de construção, ampliação e remodelação, bem como na criação de todos os serviços prestados na área social, como o Apoio Domiciliário. Em muitos casos fui também um incentivador da criação dessas respostas sociais, o que por vezes é tão ou mais importante que o apoio material”.
Referiu também o apoio dado pelo Município para o funcionamento regular das instituições, ano após ano. Ao longo destes 24 anos, esse apoio municipal a investimento e ao funcionamento das instituições sociais o concelho, cifra-se em cerca de 2 milhões de euros, sendo a Santa Casa da Misericórdia a principal beneficiária (cerca de 1, 5 milhões de euros).


“Houve uma grande preocupação social com os idosos, as crianças, os carenciados, os mais desprotegidos, tudo foi feito a pensar nas pessoas e está ao serviço das pessoas. Para nós o mais importante não é a quantidade de obras criadas, mas o facto de estarem ao serviço efetivo das pessoas, da sua qualidade de vida”, enfatizou.
E terminou, dizendo: “Sinto-me muito satisfeito e feliz por estar aqui no final desta caminhada, a inaugurar uma obra social com esta dimensão e qualidade. Aos que aqui residem, os meus votos para que passem o resto das vossas vidas o melhor possível. À Direção dirijo palavras de força e incentivo, para que nunca desanimem, desejando as maiores felicidades para o futuro”.

No final teve lugar uma visita guiada às novas instalações, que deixou todos bem impressionados, pelas modernas e funcionais condições de acolhimento, merecendo também uma referência o terraço panorâmico que funciona como zona de lazer e com vista para a aldeia da Marmeleira.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade