Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Inaugurado Parque de Festas de Vale de Linhaça

2013-09-10
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Estrutura de apoio à Romaria e espaço de lazer. Município comparticipou 85% do investimento total.

Foi inaugurado no passado dia 7 o Parque de Festas de Vale de Linhaça. O espaço constitui uma estrutura e área de apoio à Capela e Romaria, sendo ao mesmo tempo um espaço de lazer ao serviço da população de toda a freguesia e do concelho.

Coube ao Presidente da Câmara, Afonso Abrantes, e ao Presidente da Junta de Freguesia de Cercosa, José Adelino, procederem ao descerramento de uma placa no edifício, que ficará a registar este evento marcante no desenvolvimento da povoação e da freguesia.
Um ato simbólico presenciado por uma centena de pessoas, oriundas da povoação e da freguesia, sendo de referir também a presença de muitos emigrantes, dado que é nesta altura que se realiza a tradicional romaria em honra de Nossa Senhora da Ajuda.
Entre os presentes encontrava-se também o Presidente da Assembleia Municipal, Acácio Fonseca, o Vereador Ricardo Pardal, membros do Executivo da Junta e da Assembleia de Freguesia de Cercosa, Presidentes de Junta de Freguesia, entre outros convidados.

O Parque desenvolve-se por uma área de 3600m2, integrando um edifício de apoio com cozinha, bar, arrumos, instalações sanitárias. A parte superior, coberta, funciona como palco. O restante terreno destina-se a áreas de circulação, lazer e estacionamento. Vão ainda ser plantadas mais árvores e instaladas mesas para merendas. O Parque dispõe de iluminação própria.

Na sua intervenção, o Presidente da Junta de Freguesia, José Adelino, prestou homenagem aos senhores Joaquim Pereira dos Santos e sua esposa, Angelina da Conceição, que doaram o terreno onde hoje está implantado o Parque. Após o falecimento de ambos, quiseram os seus herdeiros manter o desejo dos seus antepassados. Tendo a garantia de apoio do Município, a Junta de Freguesia avançou então para o projeto.
E referiu: “Foi um processo demorado, com altos e baixos, nem sempre fácil de gerir politicamente, mas desistir nunca esteve nos meus planos. Em resposta aos críticos devo dizer que os habitantes de Vale de Linhaça são poucos mas bons e que a romaria da Nossa Senhora da Ajuda, uma das maiores, senão a maior do concelho, já merecia uma obra desta natureza há muito tempo”.

Apesar de ser propriedade da Junta de Freguesia, adiantou, o espaço estará ao dispor da população de Vale de Linhaça, conforme deliberação tomada pela Junta de Freguesia e lavrada em ata.

José Adelino agradeceu a todos os que colaboraram na realização da obra: aos beneméritos que doaram o terreno, ao projetista, ao empreiteiro, e em especial ao Presidente da Câmara Municipal, pela sua disponibilidade, incentivo e apoio, incluindo aqui o apoio financeiro do Município que representou 85% do custo total da obra. A obra foi adjudicada pelo valor de 120 mil euros, tendo o Município suportado a totalidade do valor da adjudicação. O restante investimento (mais 15%) esteve a cargo da Junta de Freguesia.
Como memória e em jeito de balanço final do cargo de Presidente de Junta, que vai abandonar ao fim de 24 anos, quis recordar a primeira e última obra realizada sob a sua administração, referindo a ampliação do Cemitério e a obra agora inaugurada, para dizer que deixa o cargo “com o sentimento do dever cumprido”.

“É um equipamento que deve orgulhar todos, a população de Vale de Linhaça e a Freguesia”.
- Presidente da Câmara Municipal, Afonso Abrantes

O Presidente da Câmara Municipal, dirigiu uma saudação especial aos habitantes de Vale de Linhaça, e felicitou-os por terem tido a pertinácia e a visão de transformar aquele espaço em algo maior, lembrando as condições improvisadas em que anteriormente eram realizadas as festas, tendo em conta que o espaço envolvente à Capela era exíguo para a enorme afluência de visitantes à povoação no dia da Romaria. E enalteceu o gesto magnânimo dos beneméritos que decidiram doar o terreno para uso público, cedendo-o para o património da Junta, sem o que não seria possível realizar este investimento.
E destacou as excelentes condições do espaço. “Estamos aqui num sítio maravilhoso. Um espaço amplo, livre, aprazível, muito funcional e com uma paisagem belíssima. Este é um espaço ao serviço da população de Vale de Linhaça, mas é também um espaço aberto para outras realizações, de toda a freguesia e de todo o concelho. Certamente que muita gente quererá visitar este espaço, pelo local em si e pelas condições que oferece”.
E justificou o investimento realizado: “É um investimento feito a pensar no futuro e naquilo que deve ser a qualidade de vida das pessoas, e numa fase em que já estão praticamente resolvidos os problemas essenciais, como a água, saneamento básico, estradas, caminhos. Para o Município não existem povoações de primeira e de segunda categoria, existem pessoas, direitos e anseios legítimos, isso é o que conta”.
E sublinhou o facto da Junta de freguesia, já no decurso da obra, ter proposto alterações, suportadas pela própria, que vieram valorizar ainda mais o espaço.

Aproveitou o momento para felicitar a Junta de Freguesia, destacando o seu rigor na gestão, quer dos dinheiros quer dos investimentos, a forma como sempre foram capazes de entender a gestão da freguesia, de dar satisfação aquilo que eram as necessidades básicas, mas olhando também para outro tipo de investimentos, apontando como exemplo o Parque de São João, o Parque Infantil de Cercosa, entre outros. Destacou também o apoio que a Câmara, com a colaboração da Junta de Freguesia, tem vindo a dar às Associações da Freguesia, passando todas a ter condições condignas.

E prestou publicamente homenagem ao trabalho desenvolvido pelo Presidente da Junta, José Adelino, e pelo seu Tesoureiro, Manuel Rodrigues, que vão agora deixar os respetivos cargos, por força da lei, e realçou ao mesmo tempo a preocupação que tiveram de fazer alguma renovação ao longo do tempo, de preparar as novas gerações para agora poderem assumir responsabilidades na gestão da freguesia.

A terminar o Presidente da Câmara felicitou a população da freguesia e formulou votos: “Felicito a todos, pelo vosso espírito participativo e pelo vosso exemplo de se unirem em prol do bem comum. Desfrutem desta infraestrutura, têm aqui um equipamento de que se devem orgulhar. Agora é preciso conservar e continuar com este espírito, e eu tenho a certeza que isso vai acontecer”.
Agradeceu ainda a simpatia e o carinho como foi recebido e tratado pelas gentes de Vale de Linhaça e da freguesia de Cercosa, enquanto Presidente da Câmara ao longo destes 24 anos.

No final realizou-se um almoço-convívio aberto a toda a população e convidados.




Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Iniciada a construção do Parque Canino junto aos passadiços da ribeira da Fraga2021-09-24
Arrancou novo ano letivo com a maioria dos alunos já vacinados2021-09-20
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade