Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Fim de Semana Radical na Tojeira

2005-07-22
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua
Realizou-se nos dias 16 e 17 de Julho a quinta edição do Fim de Semana Radical, mais uma vez organizado pela Câmara Municipal. A aldeia da Tojeira funcionou como base do acampamento e das actividades.

O evento contou com a participação de 95 inscritos, registando um aumento de adesão relativamente ao ano passado. A maioria dos participantes era do concelho de Mortágua, contando-se também de Coimbra, Porto e Leiria. O mais novo dos participantes tinha 12 anos e o mais velho 35. Alguns deles interromperam ou adiaram as suas férias para poder estar presente neste evento, comprovando-se assim a excelente divulgação que este cartaz já hoje tem junto dos jovens.
No primeiro dia, a concentração começou às 8h30, com a montagem do acampamento na Tojeira, onde seria passada a noite. Antes do início das actividades, houve lugar a um briefing que teve como objectivo alertar para os cuidados a ter na floresta, avisando nomeadamente para o perigo dos cigarros e fogueiras, dadas as características desta zona, muito florestada. Esta acção de sensibilização esteve a cargo do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal. Feitos os esclarecimentos, partiu-se para a primeira actividade da manhã, o Team Building, em que as equipas tiveram que ultrapassar sete provas. Estes jogos serviram sobretudo para testar o espírito de equipa e de entreajuda entre os elementos. Na parte da tarde realizaram-se actividades de Slide, Escalada em parede artificial e Paralelas. A adrenalina subiu ao máximo, constituindo para alguns a estreia absoluta neste tipo de actividades radicais. O medo inicial dos estreantes depressa foi ultrapassado após a primeira tentativa, depois era a vontade de repetir mais e mais vezes.
O dia tinha sido de bastante esforço físico, recuperaram-se as calorias no jantar, confeccionado e servido no Parque de Merendas e oferecido pela Junta de Freguesia do Sobral. A noite foi bastante animada, com sessões de relaxamento e karaoke, prolongando-se o convívio pela madrugada dentro.
No domingo tocou-se a alvorada às 8h30. A chamada era para o Paintball. Formaram-se equipas, vestiram-se os fatos de protecção e partiu-se para a “guerra” no meio do mato. Entre cada eliminatória houve ainda quem fizesse escalada ou se divertisse no touro mecânico, uma novidade.
Este ano os participantes não tiveram que se preocupar com a higiene pessoal, já que tiveram à sua disposição os balneários existentes naquele Parque, equipados com chuveiros e instalações sanitárias. O Agrupamento de Escuteiros de Mortágua colaborou na logística.
A organização esteve impecável, os monitores e a empresa Geoventura (responsável pelos equipamentos) demonstraram muito profissionalismo e empenho, nomeadamente nas questões de segurança. O V Fim de Semana Radical saldou-se em mais um sucesso, agradando a estreantes e repetentes.


Opiniões

“Eu sou emigrante no Luxemburgo e estou cá de férias. Foi muito fixe, principalmente pelo convívio, as pessoas falam como se nos conhecêssemos há muito tempo. As actividades são também muito boas”.
Suzi Ramos, 20 anos, Vila Meã

“É muito bom, os monitores são espectaculares. Vim com um grupo de amigos, porque assim é mais fácil para quem vem pela primeira vez, como foi o meu caso. Gostei de todas as actividades de uma forma geral”.
Joana Duarte, 17 anos, Mortágua.

“É muito bom, uma pessoa chega aqui e conhece pessoas diferentes, ou até que vê noutros sítios, mas com quem nunca teve qualquer contacto. Com as actividades de grupo aquela timidez e distância inicial vai desaparecendo e fazem-se boas amizades. Adorava cá estar no próximo ano”.
Hugo Dias, 18 anos, Mortágua

“É a segunda vez que participei. Normalmente quando um sabe contacta os outros e formamos um grupo. Já praticava estas actividades e gosto muito, tem aquela adrenalina. Este ano só faltou haver actividades na água, mas mesmo assim foi muito bom”.
David Rodrigues, 16 anos, Mortágua.

“Foi a 1º vez que participei, foi uma prima minha que me inscreveu. Eu aprecio mais estes desportos ao ar livre, em contacto com a natureza, do que estar fechado num ginásio. É diferente e o relacionamento dentro do grupo e dos grupos entre si é excelente, porque há muita entreajuda. Conto vir para o ano se puder”.
Inês Melo, 19 anos, Mortágua.

“Soube através de um amigo que já costuma participar. Achei muito interessante, eu sou da zona do Porto e lá não há nada disto”.
Ricardo Carvalho, 17 anos, São Mamede de Infesta

“Sou um dos poucos que veio a todos os fins de semana radicais desde que começaram e sempre que puder participo. Trazemos um grupo de 10-15 pessoas e divertimo-nos imenso.
Tem sido espectacular todos os anos e a organização é muito boa. Acho que até devia haver mais vezes, se fosse possível, e as pessoas também deviam inscrever-se mais, não só os jovens como os mais velhos”.
Luís Duarte, 29 anos, Mortágua



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Iniciada a construção do Parque Canino junto aos passadiços da ribeira da Fraga2021-09-24
Arrancou novo ano letivo com a maioria dos alunos já vacinados2021-09-20
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade