Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
novembro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Cultura 



Lançamento do livro “Sopro de Luz” da autoria da jovem mortaguense Úrsula Portugal

2013-08-20
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Decorreu no passado dia 17, na Biblioteca Municipal, o lançamento do livro “Sopro de Luz”, o primeiro livro da autoria da jovem mortaguense Úrsula Portugal. A apresentação do livro contou com um auditório cheio de amigos da autora e outros mortaguenses, que não quiseram deixar de associar-se a este momento especial e marcante na vida da jovem escritora.

Coube à Coordenadora da Biblioteca Municipal, Teresa Branquinho, que assina o prefácio da obra, fazer a apresentação da autora, revelando toda a sua determinação e entusiasmo em publicar o livro que agora deu à estampa. Uma determinação bem evidente nestas palavras que a autora então lhe disse: “se eu não arriscar nunca irei ser conhecida”.
E referiu o gosto precoce da autora pela escrita, escrevendo poemas e contos desde os 12 anos. No final deu os parabéns a Úrsula Portugal por ter tido a coragem de escrever, adiantando que a mesma tem em preparação mais 3 romances e um livro de aventuras. ”Penso que irão gostar, tal como eu, deste romance, que me comoveu bastante”, disse.

Em nome das Edições Esgotadas, editora responsável pelo lançamento do livro, Teresa Adão, referiu que estamos perante “uma autora promissora, uma grande esperança, temos a certeza que vai ser daqui a algum tempo uma escritora conhecida, pelo menos a nível nacional”. Além do mercado nacional, o livro poderá também chegar brevemente a Moçambique e ao Brasil.
E enalteceu a qualidade da escrita da autora, “como é que uma autora tão jovem, no seu primeiro livro, consegue já fazer um romance tão maduro, com uma narrativa tão fluente?!”. E deu ainda uma notícia em primeira mão, a autora vai ser convidada a participar no 3º Encontro Internacional de Escritores da Lusofonia, que se realiza a 5 de outubro, em Montemor.


Presidente da Câmara elogiou“capacidade de arriscar”

Na apresentação do livro, o Presidente da Câmara Municipal afirmou estar “muito sensibilizado e feliz” por estar ali a testemunhar um ato e um dia tão especial para a Úrsula Portugal. “Conheço-te desde pequena e lembro tudo o que foi o teu percurso pelas associações e instituições locais, a tua participação cívica, e ainda assim nunca deixaste de ter tempo para ti, para participar nas atividades, para fazer a tua formação académica, para escrever, no fundo, de ter tempo para te dedicares aquilo que querias fazer”. afirmou.
Para além da capacidade de criação e de escrita da autora, destacou a sua capacidade de arriscar, e neste caso até materialmente, dizendo: “É importante essa mensagem que estás a transmitir aos jovens da tua idade, aos teus colegas, de que se não arriscarmos na vida nunca seremos capazes de realizar os nossos sonhos. É importante que os jovens saibam que as coisas na vida não se conseguem com facilidade, mas com trabalho, estudo, organização e capacidade de arriscar, como é o teu exemplo”. Acrescentando, “tendo tu esta mentalidade, vais concerteza caminhar em frente, e nós vamos todos acompanhar o teu percurso e cá estaremos para te dar a força que necessitares”.

O Presidente da Câmara aproveitou a ocasião para se referir a outros eventos culturais que ocorreram recentemente: “Nós estamos a viver um mês particularmente fértil e feliz em termos de criação artística e literária, tivemos há uma semana atrás o lançamento do livro de Jorge Gonzalez, estamos hoje a apresentar o primeiro livro da Úrsula Portugal, tivemos o espetáculo musical e teatral da Sofia Portugal, temos a Rute Gonzalez com uma exposição no Montebelo Aguieira, isso é muito bom. Fico satisfeito por sentir que os nossos jovens, ao contrário do que por vezes se pensa, não andam distraídos”.
E finalizou, “desejo-te as maiores felicidades e espero sinceramente que este seja um dia em que possamos dizer, aquela jovem que apresentou o seu primeiro livro no dia 17 de agosto, no fim de uma semana das festas da juventude, é hoje uma autora reconhecida a nível nacional e internacional, fez o seu percurso. É isso que eu desejo do fundo do coração e espero sinceramente que isso aconteça”.

Na apresentação, a autora confessou que este livro “é um sonho realizado”. E agradeceu o incentivo e a disponibilidade do Presidente da Câmara, quando lhe manifestou a vontade de lançar a obra que agora saiu do prelo.
O fascínio pelas letras vem desde pequena, lembra: “Eu com cerca de oito anos comecei a escrever pequenos contos, com princesas do mar, princesas das nuvens, essas coisas das crianças. E aos doze anos escrevi um primeiro poema para ser apresentado num encontro dos Escuteiros”. A autora também escreve poemas, alguns dos quais estiveram expostos na Biblioteca.
Sobre o livro diz que não é propriamente autobiográfico, no entanto, algumas personagens têm características de pessoas que lhe são próximas ou mesmo amigas, e há depois a referência ao teatro que é uma homenagem ao seu pai, que foi elemento ativo do TEM.
A concluir a sua licenciatura em Animação Cultural, Úrsula Portugal gostava de fazer dos livros e da escrita a sua vida, um caminho que não será fácil, reconhece. O futuro dirá se perdemos uma animadora cultural e ganhámos uma escritora...

No final da apresentação, Sofia Portugal e o Coral Juvenil Silvia Marques brindaram a autora ( e o público) com algumas canções, um testemunho de amizade e companheirismo. Seguiu-se um Dão de Honra oferecido a todos os presentes e uma sessão de autógrafos.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
“Tantos modos de ser carta” na Biblioteca Municipal 2019-11-26
Município atribui nome de Branquinho da Fonseca para patrono da Biblioteca Municipal2019-02-19
Orquestra Clássica do Centro, acompanhada por Rafaela Monteiro, proporcionou espetáculo memorável2018-12-04
Mortágua acolheu Estágio Nacional de Karaté Shukokai2021-11-24
Lançamento do jogo “Napoleão - O princípio do fim”. Projeto envolve 13 municipios da Rede Temática das Invasões Temáticas em Portugal.2021-11-23
Escola Municipal de Natação de Mortágua participa no Circuito Municipal de Escolas de Natação 2021-11-22
Infraestruturas de Portugal executou obras de conservação na rede viária nacional que serve o concelho (EN234, EN334-1 e EN228)2021-11-16
Serviço de recolha de resíduos específicos 2021-11-15


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade