Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Festas do Concelho constituíram um grande sucesso. Cerca de 25 mil pessoas terão passado pelo certame, durante os cinco dias.

2013-08-19
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Terminadas as festas do concelho 2013, é altura de fazer um balanço geral, podendo-se dizer que constituíram um grande sucesso, estimando-se que a afluência de público nos cinco dias tenha sido na ordem das 25 mil pessoas, no seu total.

Todas as noites tiveram muita afluência de visitantes, mas foi sobretudo nas últimas duas noites que se registaram verdadeiras enchentes, para o que contribuiu sobremaneira os espetáculos em cartaz, Buraka Som Sistema e o cantor Emanuel, respetivamente. O último dia foi então de apoteose, com a Praça do Município completamente lotada, tendo muita gente de assistir nos arruamentos envolventes. Foi seguramente um dos maiores concertos já realizados na Festa da Juventude / Feira das Associações.

A fadista Carminho atuou no segundo dia e encantou o público com a sua voz poderosa e segura, vinda do fundo da alma, conseguindo o feito de juntar diferentes gerações. Já o grupo Virgem Suta, que atuou no terceiro dia, contagiou toda a gente com a sua alegria e energia, numa mistura de pop, rock e fado taberneiro. No final convidaram o público a subir ao palco e foi outra “festa”!.
Outro grande momento das festas foi sem dúvida o concerto das bandas jovens de Mortágua (Blemish, Scape e Smooking Beer), na primeira noite. Uma agradável surpresa para o público, local e não só, e uma aposta ganha, ficando demonstrado que em Mortágua há juventude com potencial e garra.

O cartaz de concertos agradou a diferentes públicos e gostos, uns para um público mais jovem, outros para um público mais abrangente, desde o Fado, o Rock, o Popular e outros géneros, sendo essa uma preocupação do município, proporcionar espetáculos que cheguem a todos.

Para além dos concertos, as festas contaram com outros momentos de animação, como a Gala Internacional de Folclore, a atuação da Banda Filarmónica de Mortágua, exibição de “zumba” pela Cogit`Arte, ateliês de pinturas faciais por Cláudia Almeida e de confeção de terérés por Rita Nobre.
Como habitualmente, as festas do concelho integraram dois eventos desportivos. O Prémio de Ciclismo de Mortágua, este ano dominado pela equipa de Mortágua, vencendo em toda a linha, individual e coletivamente, e o Torneio de Tiro aos Pratos da Associação de Caça e Pesca de Mortágua, que decorreu no Campo de Tiro.

Na hora do balanço final, o Presidente da Câmara Municipal manifesta satisfação pela forma ordeira e cívica como decorreram as festas e pela afluência de público. “Tivemos aqui dias de verdadeiras enchentes, talvez das maiores que temos visto ao longo destas últimas edições, com a presença de muitos visitantes oriundos de toda a região e até doutros pontos mais distantes do país. Houve também muitos turistas que estão alojados no Resort do Montebelo Aguieira que vieram aqui às festas. Este ano, mais uma vez, tivemos direito a uma reportagem num canal de televisão de grande audiência. É um evento que promove Mortágua, é um cartaz turístico que atrai visitantes e é também uma montra da nossa dinâmica associativa”.

O Presidente da Câmara destaca o papel das festas na animação económica do concelho. “Estamos a falar de muitos milhares de euros que foram movimentados nestes dias por causa das festas, beneficiando muitos setores de atividade. Essa vertente económica é muito valorizada por nós, ainda mais na atual conjuntura económica do país”.

E no final deixa agradecimentos. “Em primeiro lugar, quero felicitar os mortaguenses, os residentes e aqueles que estão radicados no estrangeiro, mas que fazem sempre questão de marcar presença nesta semana festiva, pela forte participação nas festas, criando um ambiente de grande união, assumindo-se assim como festa de todo o concelho”.
Depois quero felicitar as nossas associações pelo extraordinário trabalho desenvolvido ao longo destes cinco dias, envolvendo dirigentes, associados e outras pessoas, que com esmero, dedicação e esforço, tudo fizeram para deixar uma boa imagem do concelho a quem nos visita.
Este ano houve uma forte adesão das associações, de tal forma que não foi possível aceitar todas as inscrições por já não haver espaço. Nós gostaríamos naturalmente que todas elas pudessem ter participado, e concerteza haverá essa oportunidade na próxima ou noutras edições, mas é um sinal da vitalidade do nosso movimento associativo, que nos apraz registar.
Em nome do Município de Mortágua exprimo aqui o meu profundo agradecimento e reconhecimento a todos os que contribuíram para que as festas tivessem o sucesso que foi notório. Bem-Hajam a todos!”


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Iniciada a construção do Parque Canino junto aos passadiços da ribeira da Fraga2021-09-24
Arrancou novo ano letivo com a maioria dos alunos já vacinados2021-09-20
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade