Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
novembro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Desporto 



PRÉMIO DE CICLISMO DE MORTAGUA

2013-08-17
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Equipa de Mortágua (ANICOLOR) dominou em “casa”, vencendo a Classificação Individual e por Equipas. Daniel Freitas foi o grande vencedor da prova.

A equipa de Mortágua foi a grande vencedora do XIII Prémio de Ciclismo de Mortágua, realizado no passado dia 15, integrado no programa desportivo das Festas do Concelho. O evento, organizado pelo Velo Clube do Centro, contou com o apoio do Município de Mortágua, entre outras entidades.

A prova teve partida junto à Praça do Município e contou com a presença de 70 atletas das categorias de Elite e Sub-23, em representação de 14 equipas, das quais seis espanholas.
O percurso era constituído por duas voltas grandes ao concelho e cinco voltas mais pequenas, num circuito urbano à volta da Vila, totalizando 108 km.

Durante as primeiras duas voltas, Joaquim Silva, da Anicolor, andou isolado, juntando-se depois o seu colega de equipa, Daniel Freitas. O duo de fugitivos haveria de transformar-se num trio, com a junção do espanhol Ivan Roade Lago.

Os três corredores andaram colados até à última volta, altura em que Daniel Freitas decidiu atacar nos 300 metros finais e sprintou isolado para a linha da meta, com um avanço de dois segundos sobre o espanhol (2º lugar) e de cinco segundos sobre o seu companheiro de equipa, Joaquim Silva (3º).

A supremacia da equipa de Mortágua foi avassaladora, conseguindo além dos dois lugares no pódio (1º e 3º lugares), vencer ainda a classificação por equipas, o Prémio das Metas Volantes (Daniel Freitas) e o Prémio da Montanha (Bruno Saraiva).

Dada a presença de dois atletas da equipa de Mortágua no trio de fuga e o avanço entretanto obtido do pelotão, a expectativa foi aumentando à medida que se aproximava a última volta, face a uma eventual ponta final disputada ao sprint. Quando o speaker de serviço anunciou que Daniel Freitas estava isolado e iria ser o vencedor, ouviram-se aplausos do público, ainda o atleta se vislumbrava na reta da Avenida dos Bombeiros Mais uma vez o público acompanhou com o maior interesse o desenrolar da prova, apoiando todos os atletas, reconhecendo o seu enorme esforço, sobretudo pelo dia de forte calor que se fez sentir.

No fina da prova, Daniel Freitas referiu que a equipa entra sempre em competição para ganhar, “mas esta corrida é sempre muito especial, porque é aqui na terra, em Mortágua, temos o público apoiar-nos”.

Pedro Silva, diretor desportivo da equipa, estava naturalmente muito feliz com a prestação coletiva dos seus atletas e mais uma vitória de um corredor da casa no Pémio de Ciclismo de Mortágua. “Temos uma equipa competitiva e ganhar em “casa” é ouro sobre azul”.
Segundo o diretor desportivo, o mais importante desta prova “é termos uma boa organização e deixar uma boa imagem do concelho e dos patrocinadores”. E acrescenta ainda, “as pessoas gostam de ciclismo, saem à rua para ver passar a prova, apoiam os atletas, é uma grande festa”.

No final procedeu-se à habitual cerimónia de entrega dos troféus aos vencedores individuais e à equipa vencedora. O Presidente da Câmara Municipal, Afonso Abrantes, o Presidente da Assembleia Municipal, Acácio Fonseca, o Vereador Municipal, Ricardo Pardal, e o Presidente da Junta de Freguesia de Mortágua, Vitor Pina, foram algumas das entidades chamadas ao pódio para fazer a entrega dos troféus nas diversas categorias.

“O Prémio de Ciclismo de Mortágua é já um evento emblemático das festas do concelho, traz sempre muita animação à Vila e a grande parte do concelho, porque percorre praticamente todas as freguesias. Cria-se um ambiente de festa e o facto de estar a decorrer ao mesmo tempo a Volta a Portugal também faz despertar um maior entusiasmo”, refere o Presidente da Câmara, que destaca ainda o contributo que a modalidade, integrada na associação Velo Clube do Centro, tem dado na promoção do concelho. “Leva o nome de Mortágua pelo país fora, nas várias provas em que participa, e até por terras de Espanha. Muitas vezes ouvimos falar de Mortágua na televisão pelo facto de termos uma equipa de ciclismo, e eu posso testemunhar isso. Penso que é algo que nos deve encher de orgulho e naturalmente há aqui toda a experiência, dedicação e mérito do Pedro Silva, que é um líder e aposta na valorização de jovens ciclistas. E por essa razão o Município tem acarinhado e apoiado a modalidade e o clube, porque tem essa forte aposta nos jovens, na formação, incluindo de jovens de Mortágua, e pela promoção que faz do concelho de Mortágua”.

Refira-se ainda que esta prova, à semelhança de edições anteriores, terá transmissão televisiva, em diferido, num dos próximos fins de semana.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua: Bruno Magalhães vence e Ricardo Teodósio é campeão nacional2021-11-08
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01
Joaquim Silva foi Rei da Montanha e das Metas Volantes no GP Abimota 2021-06-07
Ciclismo. Iúri Leitão (Tavfer-Measindot-Mortágua) vence Classificação das Metas Volantes na Volta a Albergaria2021-05-31
Mortágua acolheu Estágio Nacional de Karaté Shukokai2021-11-24
Lançamento do jogo “Napoleão - O princípio do fim”. Projeto envolve 13 municipios da Rede Temática das Invasões Temáticas em Portugal.2021-11-23
Escola Municipal de Natação de Mortágua participa no Circuito Municipal de Escolas de Natação 2021-11-22
Infraestruturas de Portugal executou obras de conservação na rede viária nacional que serve o concelho (EN234, EN334-1 e EN228)2021-11-16
Serviço de recolha de resíduos específicos 2021-11-15


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade