Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
novembro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Cultura 



Começaram as Festas do Concelho! (atualizado com galerias)

2013-08-14
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Mais de 30 tasquinhas gastronómicas. Carminho, Buraka Som Sistema e Emanuel são alguns dos artistas e grupos que animarão o palco das festas.

Estão a decorrer as festas do concelho de Mortágua, com a realização da XXIII Festa da Juventude e XV Feira das Associações, promovidas pelo Município, em parceria com o Movimento Associativo.
Entre 13 e 17 de agosto, a gastronomia, os concertos e a animação, marcam a vida do município, naquela que é a festa mais esperada do ano por todos os mortaguenses.

Desde há muito que os mortaguenses, quer os residentes quer os que estão radicados no estrangeiro, habituaram-se a marcar as suas férias em função do calendário das “Tasquinhas”, como é popularmente conhecido o evento.

“As festas do concelho são um momento privilegiado de encontro e convívio dos mortaguenses, em que se reúnem famílias e amigos. A presença dos filhos da terra que estão fora do concelho ou no estrangeiro, nesta altura festiva, reforça o sentimento de identidade e comunhão fraterna, sentimo-nos todos “em casa”. São momentos de alegria, partilha e felicidade que se vivem, em que as pessoas se encontram, põem a conversa em dia, matam saudades de memórias passadas, convivendo diferentes gerações num mesmo espaço e num ambiente de grande civismo e fraternidade”, refere o Presidente da Câmara Municipal, Afonso Abrantes.

Para além desta componente social, as festas dão um forte impulso na animação económica do concelho, traduzido num aumento exponencial de vendas no comércio, na hotelaria, no alojamento e noutros setores, seja por razão direta das tasquinhas, seja pela maior afluência de visitantes ao concelho.

“Essa vertente económica é muito importante nos tempos que correm. Nesse sentido podemos falar de um retorno do investimento que o Município faz, em benefício da economia local. Além disso, permite às associações arrecadar alguma receita que pode ajudar no desenvolvimento dos seus projetos”, salienta o Presidente da Câmara.

E finalmente, “as festas trazem também alguma alegria e descontração às pessoas, pelo menos tentam esquecer durante estes dias a malfadada crise que anda todos os dias na televisão e nos jornais”.

Ao longo destes cinco dias, o concelho recebe milhares de visitantes oriundos da região e até doutros pontos distantes do país, sendo também de destacar a presença de turistas que estão alojados no Montebelo Aguieira e que visitam o espaço da festa.

Dezenas de sugestões gastronómicas, diariamente, nas Tasquinhas


A edição deste ano conta com a presença de 33 associações, das quais 27 com mostra gastronómica. Durante os cinco dias, os visitantes vão poder saborear pratos de sabor tradicional ou familiar, como arroz de galo, a “Lampantana” (prato típico de Mortágua), bacalhau à lagareiro, caldeirada de borrego, Leitão assado, rojões, papas com sardinha assada, entre outros, além de variados petiscos. São dezenas de sugestões diárias, por isso o melhor é mesmo escolher um prato diferente em cada dia e experimentar o máximo de iguarias.
As restantes barraquinhas funcionarão com serviço exclusivo de bar, artesanato local e kermesse.
Mais uma vez a Comunidade de Wormeldange (Luxemburgo) está representada na festa, no âmbito da geminação entre os dois municípios.

Não há festa sem música e por isso os concertos de palco são outros dos pontos de atração das festas, com um cartaz de artistas e grupos que satisfazem diferentes públicos, idades e gostos musicais.

Este ano e pela primeira vez, a abertura das festas caberá às bandas jovens de Mortágua, com a atuação dos Blemish, Scape e Smooking Beer. No dia 14, quarta-feira, atua a fadista Carminho, dia 15, quinta-feira, sobem ao palco os Virgem Suta, na Sexta-feira, dia 16, é a vez dos Buraka Som Sistema, e o último dia, sábado, contará com a atuação de Emanuel e a sua banda. Antes de Emanuel subir ao palco realiza-se a tradicional Gala Internacional de Folclore, organizada pelo Rancho Folclórico e Etnográfico de Vale de Açores.

O desporto marca também presença nas Festas do Concelho. No dia 15, realiza-se o XIII Prémio de Ciclismo de Mortágua, para equipas Sub 23, organizado pelo Velo Clube do Centro. A prova será disputada num circuito urbano à volta do concelho, com partida às 14 horas, junto à Praça do Município.

No dia 17 realiza-se o IV Torneio de Tiro aos Pratos, organizado pela Associação de Caça e Pesca de Mortágua. Decorrerá no Campo de Tiro da Associação, com início às10h00.

São muitos e bons motivos de interesse a justificar uma visita a Mortágua durante esta semana. Como habitualmente a entrada é livre, sendo mais um aliciante.


- Tasquinhas


- Concertos



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
“Tantos modos de ser carta” na Biblioteca Municipal 2019-11-26
Município atribui nome de Branquinho da Fonseca para patrono da Biblioteca Municipal2019-02-19
Orquestra Clássica do Centro, acompanhada por Rafaela Monteiro, proporcionou espetáculo memorável2018-12-04
Mortágua acolheu Estágio Nacional de Karaté Shukokai2021-11-24
Lançamento do jogo “Napoleão - O princípio do fim”. Projeto envolve 13 municipios da Rede Temática das Invasões Temáticas em Portugal.2021-11-23
Escola Municipal de Natação de Mortágua participa no Circuito Municipal de Escolas de Natação 2021-11-22
Infraestruturas de Portugal executou obras de conservação na rede viária nacional que serve o concelho (EN234, EN334-1 e EN228)2021-11-16
Serviço de recolha de resíduos específicos 2021-11-15


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade