Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Benção e abertura da nova Capela de São Domingos

2013-08-12
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Realizou-se no passado dia 9 a cerimónia de Benção e abertura à comunidade da nova Capela de São Domingos. O Vigário Geral da Diocese de Coimbra, Monsenhor Leal Pedrosa, em representação do Bispo, presidiu à primeira Eucaristia no novo templo, sendo coadjuvado pelos Párocos da Unidade Pastoral de Mortágua, Pª. António Correia Alves e P. José Francisco Tomás. Esteve também presente na cerimónia o Pª António Gomes, da Ordem dos Salesianos, que exerce funções em Évora, mas é natural deste concelho.

O Presidente da Câmara Municipal marcou também presença na cerimónia, em representação do Município, que foi a entidade responsável pela construção.

A nova Capela está agora situada num lugar central e digno, passando a integrar a Praça do Município, possuindo ainda um espaço envolvente e ajardinado, o que não acontecia na localização anterior.

Na cerimónia eucarística, o Vigário Geral da Diocese referiu que “a história permanece com o seu valor e significado porquanto o importante é perpetuar um templo dedicado a São Domingos, a expressão da fé e generosidade dos que ergueram permanece viva neste novo templo. É este santo escolhido pelos vossos antepassados, como padroeiro da Capela, São Domingos, que permanece junto de vós, de sentinela, a lembrar o essencial da mensagem testemunhada com a sua pregação e vida”, dizendo ainda “que todos que rezarem, passarem e entrarem nesta Capela, tomem consciência de que são incondicionalmente tocados por ele, chamados a construir uma sociedade justa e fraterna, onde todos se sintam irmãos”.

O representante do Bispo agradeceu depois o esmero e o empenho do Município em todo este processo de reconstrução da Capela, bem como toda a colaboração que a mesma tem prestado à Igreja no concelho, através da realização de obras de conservação e valorização do património religioso, afirmando, “quer a Câmara quer a Igreja estão aqui para servir os cidadãos e os cristãos também são cidadãos como os outros, ambas as entidades estão empenhadas no bem estar e em dar resposta às necessidades dos habitantes, num caso necessidades materiais, noutro caso necessidades espirituais”.

O Padre António Correia, em nome da Unidade Pastoral de Mortágua, agradeceu a todos os que tornaram numa realidade a construção da nova Capela, nomeadamente Câmara Municipal, salientando os esforços que foram feitos para que as obras pudessem estar finalizadas a tempo da abertura da Capela no dia da celebração do seu Padroeiro. Agradeceu ainda à Comissão Fabriqueira, à Fábrica da Igreja, aos acólitos, que criaram o ambiente necessário para a celebração litúrgica neste dia especial para a comunidade cristã de Mortágua.

O Presidente da Câmara refere que a decisão de relocalização da Capela foi um processo que exigiu a devida ponderação e decorreu num ambiente de diálogo construtivo com as entidades eclesiásticas, destacando a abertura e a colaboração por parte da Igreja, tanto a nível da Paróquia como da Diocese.
E salienta o facto da população, de uma forma geral, manifestar uma reação muito favorável em relação à nova localização, dizendo ainda que é normal que haja sempre uma ou outra pessoa que seja contra, por ser contra simplesmente, “mas o que as pessoas nos dizem é que a Capela ganhou outra dignidade e um enquadramento muito mais agradável, e que toda aquela zona saiu valorizada em termos urbanísticos e funcionais. Ainda vamos executar o arranjo urbanístico do cruzamento, que permitirá um melhor ordenamento do trânsito, tendo em conta também o acesso ao futuro Parque Verde da Qta. das Nogueiras e ao parque de estacionamento que foi criado”.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade