 Recuperação, Manutenção e Valorização de galerias ripícolas do concelho – intervenção está a decorrer.
Teve início a empreitada de intervenção nas galerias ripícolas do concelho, ou seja, das zonas adjacentes às linhas de água.
A intervenção abrange linhas de água das freguesias de Mortágua, Vale de Remigio, Sobral, Marmeleira, Almaça, Pala, Espinho e Cercosa, consistindo na limpeza seletiva da vegetação numa faixa média de 10 metros para cada lado da linha de água.
Sendo a água um dos principais recursos naturais do concelho, pretende-se, com estas intervenções de recuperação, manutenção e valorização, contribuir para a proteção dos recursos hídricos do concelho e promover a biodiversidade e o valor ambiental das zonas ribeirinhas.
Alguns troços de ribeiras do concelho apresentam uma flora e fauna autóctone, com interesse ambiental e ecológico, sendo necessário preservar as condições naturais propícias ao seu desenvolvimento, nomeadamente protegendo da ameaça das chamadas espécies invasivas.
Os trabalhos em curso compreendem a desmatação seletiva; a eliminação de árvores e ramos caídos; e no final o destroçamento e tratamento dos resíduos.
O Município apresentou uma candidatura ao PRODER, no âmbito da Ação 2.3.3.1. Valorização Ambiental dos Espaços Florestais, para efeitos de cofinanciamento da intervenção. Apesar da candidatura não ter obtido aprovação, o Município entendeu avançar para uma intervenção integrada de requalificação das galerias ripícolas, considerada fundamental para a proteção e sustentabilidade dos recursos hídricos do Concelho, sendo esta época do ano propícia à execução dos trabalhos, dado que as ribeiras levam um caudal reduzido.
Esta intervenção, num investimento total de cerca de 79 mil euros, está a ser executada por uma empresa especializada do concelho.
 |  |
|