Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



IV Feira do Pão na Marmeleira

2013-08-06
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Realizou-se no passado dia 4 (domingo), a quarta edição Feira do Pão, promovida pelo Centro Cultural e Recreativo da Marmeleira. Teve lugar, como habitualmente, no recinto envolvente ao Moinho e à Capela da Srª. da Ribeira.
Ao longo do espaço estavam instaladas duas dezenas de bancas, com pão, produtos da terra e artesanato variado.

O pão dá mote à Feira, havendo muitas pessoas que vêm aqui com o propósito bem definido, comprar o pão de trigo e de centeio, de fabrico caseiro, que se diferencia pela sua qualidade e sabor únicos.

Mas o pão não era o único produto que se podia encontrar na Feira. Havia também produtos da terra, enchidos, o típico Bolo de Cornos e outros bolos de cariz caseiro, licores artesanais. Entre os produtos naturais destacava-se o mel, desde o mel para comer, pólen para usar como adoçante, licor e aguardente de mel e até sabonetes e baton à base de mel!

O artesanato ocupava a maior zona de exposição da Feira, surpreendendo pela positiva a presença de jovens do concelho com mostra de trabalhos na área da pintura, reciclagem, bijuteria artesanal, costura criativa: Célia Dinis, Isabel Sousa, Marisa Silva, Ivone Ramos, Rita Nobre, Paula Lobo, Helena Lobo.

O Centro Balmar e a Associação da Sobrosa (Centro de Atividades Ocupacionais) também estiveram representados com mostra de bordados e rendas elaborados pelos utentes das duas entidades.

Uma presença já habitual é o Sr. Henrique Pereira, de Macieira, mostrando ao vivo a arte de transformar o vime em cestos e poceiros.

A gastronomia era outro dos pontos de interesse da Feira. Ao almoço, os visitantes podiam degustar feijoada e bifinhos e ao jantar as tradicionais papas e sardinha assada. Não faltou também a animação durante a tarde, com a presença de um organista.

Como acontece sempre neste dia de Feira, o Moinho da Srª. da Ribeira abriu as portas ao público, para quem quisesse ver os seus apetrechos. Não foi possível vê-lo a funcionar, porque nesta altura do ano a ribeira não leva água suficiente para mover a mó do moinho.

Maria de Fátima Fernandes, de Monte de Lobos, já participa na Feira desde a primeira edição, com venda de pão. “Só faço esta Feira. No resto do ano cozo para casa, para dar a familiares e pessoas amigas. As pessoas gostam muito deste pão, que nós chamamos moído ao segundo”.

Entre os expositores fomos encontrar Daniel Santos, um jovem natural da Marmeleira. Fabrica colmeias artesanais. “Vendo para todo o país, é o meu trabalho exclusivo”.

Paula Lobo e Helena Lobo são duas irmãs, ambas professoras, naturais de Mortágua, que partilham o gosto pela arte.“ Eu faço artesanato com cabaças, a minha irmã é trabalho com tecidos, feltro, cartonagem. É uma experiência, estamos a ver também como as pessoas reagem ao nosso trabalho, a dar-nos a conhecer”, contou-nos Paula Lobo.


Segundo o Presidente da Câmara, este tipo de eventos têm hoje uma importância crescente na economia local, servindo para divulgar e promover os produtos endógenos do concelho, sendo também uma forma dos produtores, criadores e associações obterem algum rendimento.
“Temos que valorizar os nossos produtos locais, sejam agrícolas, artesanais ou outros, e aproveitar todas as suas potencialidades. Acho que as nossas Associações estão a começar a dar um forte contributo nesse sentido e o Município tem dado todo o apoio às suas iniciativas”.

O evento contou mais uma vez com o apoio da Junta de Freguesia da Marmeleira e Câmara Municipal de Mortágua.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade