Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Expansão da Rede de Saneamento Básico

2005-07-07
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua
Melhor ambiente. Mais qualidade de vida.


Entre 1990 e 2005 a taxa de cobertura na rede de saneamento básico no concelho subiu de 5 para 75%. O investimento tem sido realizado não só na ampliação das redes existentes, mas também na melhoria dos sistemas de tratamento, por forma a obter mais eficácia e índices ambientais conformes aos recomendados pelas directivas comunitárias.
As Grandes Opções do Plano da autarquia para 2005 consagram um significativo esforço financeiro na área do saneamento básico, que aumenta relativamente ao ano anterior, representando quase 25% do investimento previsto em termos de infraestruturação e qualificação do território.


Vale de Paredes

Foram concluídos os trabalhos da rede de drenagem e respectivos emissários do saneamento de Vale de Paredes. Segue-se agora a instalação do sistema de tratamento, tendo já sido adjudicada a construção da ETAR (Estação de Tratamento). No seu conjunto, obras da rede e ETAR, a empreitada está orçada em cerca de 120.000 euros. Prevê-se que durante o mês de Agosto o sistema venha a entrar em funcionamento.

Marmeleira

Foi concluída a Rede de Drenagem, Emissários e Estação de Tratamento. O investimento total foi superior a 360.000€. Dentro em breve serão afixados os editais avisando os munícipes da localidade para requererem a ligação dos ramais domiciliários à rede pública.





Felgueira



Continuam a decorrer os trabalhos da rede de drenagem de águas residuais domésticas em diversos arruamentos da povoação. A construção da ETAR foi já adjudicada. As obras da rede de saneamento estão a ser executadas em simultâneo com a remodelação da rede de abastecimento de água, pretendendo-se assim dar resposta ao crescimento populacional que se tem registado nesta localidade. No seu todo, incluindo rede de água, rede de saneamento e ETAR, o investimento é bastante considerável, de cerca de 373.000 euros.





Almaça
Extensão da Rede de Saneamento Básico


Estão a decorrer obras de prolongamento da rede de saneamento básico nesta povoação, visando a drenagem das águas residuais domésticas da zona limítrofe do Hotel e Rua do Braçal (via paralela ao IP3). Vai ser feita ligação ao colector situado no final desta rua, junto à passagem superior do IP3. Daqui os esgotos serão encaminhadas para a ETAR de Almaça.
A empreitada tem um custo estimado superior a 40.000 euros e inclui a construção de uma Estação Elevatória.




Remodelação da ETAR Vila Meã

Já se iniciaram os trabalhos de ampliação e remodelação da ETAR de Vila Meã. A remodelação consistirá na instalação de uma ETAR compacta de lamas activadas que vai tornar mais eficaz o tratamento de esgotos de uma população de cerca de 1000 habitantes, abrangendo os núcleos populacionais de Vila Meã, Vila Moinhos e Sobral. A ETAR irá ficar com um duplo sistema de tratamento baseado na utilização de lamas activadas e lagoa de macrófitas. A obra está orçada em 114.406,68 €.



Vale de Remígio
Prolongamento da Rede de Saneamento Básico


A autarquia aprovou o projecto de execução da rede de drenagem de águas residuais do Bairro do Apeadeiro (Vale de Remígio) e Zona da Carpintaria (Povoinha). A obra vai ser executada pela Câmara e está orçada em cerca de 80.000 euros. O projecto prevê que os efluentes do Bairro do Apeadeiro sejam drenados por gravidade para o novo emissário de Monte de Lobos, enquanto que para a Zona da Carpintaria está prevista a construção de uma ETAR.

Vila Moinhos
Execução da Rede de Águas Residuais
na Rua da Gandarada


Foi instalado colector de águas residuais na Rua da Gandarada, em Vila Moinhos. Esta empreitada decorreu em simultâneo com a instalação da rede de abastecimento de água e de águas pluviais. Trata-se de uma zona de novas moradias e de potencial expansão urbana.

Espinho

A Câmara Municipal já começou a desencadear os procedimentos com vista ao lançamento do concurso para elaboração dos projectos de execução das redes de drenagem e tratamento de esgotos de diversas povoações da Freguesia de Espinho. O lançamento do concurso visa executar os projectos para as redes de saneamento dos principais aglomerados populacionais da freguesia, sendo que se tratará de uma obra a realizar de forma faseada, dada a dimensão da freguesia e a sua dispersão populacional, e por isso, com elevados custos financeiros. A fase que vai agora a concurso abrange os aglomerados com maior dimensão populacional, nomeadamente Sobrosa, Anceiro, Vale de Mouro, Vila Meã da Serra, Quilho, Espinho e Ribeira. Seguir-se-ão as restantes povoações, para que todos os principais aglomerados da freguesia fiquem servidos com sistema de drenagem e tratamento de esgotos.

Proposta da Câmara aprovada
Munícipes deixam de pagar taxa de limpeza de fossas


A Assembleia Municipal aprovou por unanimidade, no passado dia 24 de Junho, a proposta da Câmara de suspensão da aplicação da taxa de limpeza de fossas utilizadas no saneamento de habitações. A partir de agora os munícipes que possuem fossa séptica nas suas habitações e recorrem ao despejo de esgotos, deixam de pagar aquela taxa, ficando assim em pé de igualdade com os restantes munícipes que se servem da rede pública e não pagam qualquer taxa pela sua utilização.




Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade