Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



“Passeio dos Idosos” à Quinta do Santoinho

2013-07-30
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Cerca de 750 Idosos do concelho viveram típico Arraial Minhoto

Cerca de 750 idosos do concelho participaram no tradicional Passeio dos Idosos, promovido pela Câmara Municipal. Realizado no passado dia 26, coincidindo com a comemoração do Dia dos Avós, teve como destino a Quinta do Santoinho, em Viana do Castelo, um espaço que recria as vivências e tradições do Minho, sendo considerado como o maior arraial minhoto do país.

A chegada ao Santoinho deu-se por volta das 12h15. Enquanto o pessoal se acomodava pelas mesas, um Rancho Folclórico fez as honras da casa, cantou, dançou e fez uma representação de uma malhada na eira.

O cheiro da sardinha assada já pairava no ar, convidando as pessoas a dirigirem-se ao enorme assador onde as ditas estalavam a pele e exalavam o seu cheiro característico. Além das sardinhas com broa, o serviço gastronómico incluía caldo verde, fêveras, frango de churrasco, batatas fritas, salada, doces tradicionais, café, vinho, sumos, água. Comida e bebida à discrição.
A animação foi uma constante ao longo de toda a tarde. Após o almoço, o Rancho local atuou mais uma vez e convidou os idosos a juntarem-se aos pares de dançarinos nas modas do Minho.
O Presidente da Câmara Municipal dirigiu de seguida algumas palavras aos participantes, desde logo agradecendo a sua presença e manifestando a sua satisfação por ver as pessoas animadas e felizes, sendo justamente esse o propósito desta iniciativa municipal.

Recordou os muitos passeios já realizados desde 1996, que percorreram o país de norte a sul, dando a conhecer as suas paisagens, a sua cultura, o seu património, as suas tradições, referindo também os passeios realizados à vizinha Espanha.

E afirmou que esta iniciativa é também uma forma do Município prestar-lhes reconhecimento pelo seu trabalho em prol do desenvolvimento do concelho, compensando uma vida que muitas vezes foi ingrata e exigiu muitos sacrifícios, porque não havia as mesmas possibilidades e oportunidades que há hoje.


Seguiu-se o bailarico pela tarde fora, ao som de um conjunto musical da casa, que pôs toda a gente a dar um pezinho de dança. Ao mesmo tempo, era anunciado que estavam abertas as bicas para servir a típica bebida do arraial, o “champarreão”.

Para além da animação, do folclore e da gastronomia, os idosos puderam apreciar outras atrações do espaço, como o Museu Etnográfico, com uma coleção única de trajes, as exposições de alfaias e utensílios agrícolas, de lagares, espigueiros, pias, figuras em granito, a adega regional.

Os testemunhos dos idosos que ouvimos foram unânimes, manifestando o seu agrado e contentamento por um dia bem animado e de convívio, sem esquecer a boa gastronomia e tudo o que foi dado ver naquele espaço.



Para José Besteiros, de Vila Gosendo, foi a quarta participação no Passeio dos Idosos. “Gostei do ambiente, da animação, de ver estas peças antigas ligadas à agricultura.
A minha vida foi sempre ligada ao campo e dou muito valor a estas coisas. Foi um dos passeios que mais gostei, não podia ter sido melhor”.
E fez votos: “Deus queira que isto não acabe, gostava de vir a estes passeios mais uns anos”.

Alcina Dias, também de Vila Gosendo, confidenciou: “Para mim a música e a dança é tudo, diverti-me imenso. E não estou nada cansada, isto é o melhor que há para o corpo e para a alma. Gostei de todos os passeios que já fiz e este ano também vou muito satisfeita”.
E deixou votos: “Estes passeios são muito importantes para os idosos, dá-lhes vida e acho que devem continuar a fazer”.




Henrique Ferreira, de Vale de Paredes, referiu que estes passeios são muito agradáveis, sobretudo para aqueles idosos que vivem em solidão, “porque ajuda a animar um pouco, é um dia em que andam mais felizes”.

Este foi o 30º Passeio dos Idosos levado a efeito pela Câmara Municipal, que já envolveu cerca de 13 600 participantes, desde o seu início.

A iniciativa é uma das ações do Programa Municipal “Viver Mais. Viver Feliz”, que tem como objetivo proporcionar momentos de bem-estar, lazer e convívio à população idosa, contribuindo, deste modo, para uma melhor qualidade de vida.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade