Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Estudantes de Mortágua participaram na “Universidade Júnior”

2013-07-09
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Município patrocinou iniciativa, pelo sétimo ano consecutivo

Durante uma semana, entre 30 de junho e 5 de julho, 50 estudantes do concelho, do 8º,.9º, 10º e 11º ano, tiveram oportunidade de conhecer e viver o ambiente da Universidade do Porto, participar em diversas oficinas e atividades científico-pedagógicas, no âmbito da iniciativa “Universidade Júnior”.

A Universidade Júnior é um programa de cursos de verão que tem como principal finalidade a promoção do gosto pelo conhecimento e o despertar de potencialidades entre os jovens dos 10 aos 18 anos. Abrange áreas tão diversificadas como as ciências, as tecnologias, as humanidades, as artes e o desporto, tentando apoiar o processo de escolha vocacional que os estudantes terão de fazer ao longo do seu percurso escolar. É o maior programa nacional de iniciação ao ambiente universitário para os jovens do Ensino Básico (2.º e 3.º ciclos) e Secundário.

A iniciativa foi promovida pelo Município, através do Projeto “Da Escola, Agarra a Vida”, sendo já a sétima participação consecutiva de Mortágua na Universidade Júnior. À semelhança de anos anteriores, o Município assegurou o transporte dos alunos, a estadia e a propina de inscrição.

Ao patrocinar esta participação, é intenção do Município sensibilizar e motivar os estudantes para a meta da formação universitária, incentivando-os, desde já, ao empenho nos estudos, e nesse sentido, esta experiência pré-universitária poderá ser marcante.
Por outro lado, considera-se que esta participação também é benéfica para o desenvolvimento pessoal e a vivência cívica dos alunos, nomeadamente através do convívio com outros jovens de todo o País.

Com esta iniciativa concretizam-se objetivos do projeto “Da Escola, Agarra a Vida”, como sejam orientar e apoiar os jovens na definição das suas escolhas vocacionais e profissionais; combater o insucesso e o abandono escolar.

Recentemente foi dado a conhecer o Relatório de Avaliação Externa ao Agrupamento de Escolas de Mortágua, no qual é salientado: “existe uma aposta clara, que se tem revelado eficaz, e promover o encaminhamento e a orientação vocacional dos alunos para percursos educativos diversificados, ajustados aos seus interesses pessoais e as necessidades do meio que lhes elevam as expectativas, fixam-nos na escola e promovem a inclusão social.”. E acrescenta, “o papel do Município tem sido absolutamente relevante na escolha formativa, incentivada por exemplo, pela frequência da Universidade Júnior”.

É de referir que nos últimos anos não houve qualquer caso de abandono escolar no concelho, sendo que no conjunto dos 19 Municípios que vão integrar a nova NUT “Região de Coimbra”, Mortágua é o que apresenta melhores resultados em abandono escolar e taxas de sucesso educativo.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade