 Município patrocinou iniciativa, pelo sétimo ano consecutivo
Durante uma semana, entre 30 de junho e 5 de julho, 50 estudantes do concelho, do 8º,.9º, 10º e 11º ano, tiveram oportunidade de conhecer e viver o ambiente da Universidade do Porto, participar em diversas oficinas e atividades científico-pedagógicas, no âmbito da iniciativa “Universidade Júnior”.
A Universidade Júnior é um programa de cursos de verão que tem como principal finalidade a promoção do gosto pelo conhecimento e o despertar de potencialidades entre os jovens dos 10 aos 18 anos. Abrange áreas tão diversificadas como as ciências, as tecnologias, as humanidades, as artes e o desporto, tentando apoiar o processo de escolha vocacional que os estudantes terão de fazer ao longo do seu percurso escolar. É o maior programa nacional de iniciação ao ambiente universitário para os jovens do Ensino Básico (2.º e 3.º ciclos) e Secundário.
A iniciativa foi promovida pelo Município, através do Projeto “Da Escola, Agarra a Vida”, sendo já a sétima participação consecutiva de Mortágua na Universidade Júnior. À semelhança de anos anteriores, o Município assegurou o transporte dos alunos, a estadia e a propina de inscrição.
Ao patrocinar esta participação, é intenção do Município sensibilizar e motivar os estudantes para a meta da formação universitária, incentivando-os, desde já, ao empenho nos estudos, e nesse sentido, esta experiência pré-universitária poderá ser marcante.
Por outro lado, considera-se que esta participação também é benéfica para o desenvolvimento pessoal e a vivência cívica dos alunos, nomeadamente através do convívio com outros jovens de todo o País.
Com esta iniciativa concretizam-se objetivos do projeto “Da Escola, Agarra a Vida”, como sejam orientar e apoiar os jovens na definição das suas escolhas vocacionais e profissionais; combater o insucesso e o abandono escolar.
Recentemente foi dado a conhecer o Relatório de Avaliação Externa ao Agrupamento de Escolas de Mortágua, no qual é salientado: “existe uma aposta clara, que se tem revelado eficaz, e promover o encaminhamento e a orientação vocacional dos alunos para percursos educativos diversificados, ajustados aos seus interesses pessoais e as necessidades do meio que lhes elevam as expectativas, fixam-nos na escola e promovem a inclusão social.”. E acrescenta, “o papel do Município tem sido absolutamente relevante na escolha formativa, incentivada por exemplo, pela frequência da Universidade Júnior”.
É de referir que nos últimos anos não houve qualquer caso de abandono escolar no concelho, sendo que no conjunto dos 19 Municípios que vão integrar a nova NUT “Região de Coimbra”, Mortágua é o que apresenta melhores resultados em abandono escolar e taxas de sucesso educativo.
|