Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



No passado dia 20 de Maio Mortágua celebrou o Dia do Município

2004-05-31
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Celebrou-se no passado dia 20 de Maio, o Dia do Municipio, Feriado Municipal. A data civil coincide anualmente com a festividade religiosa da Quinta-Feira da Ascensão, e que em Mortágua tem na romaria ao Cabeço do Senhor do Mundo, uma das maiores que se realizam no concelho, a sua maior expressão.
Os actos públicos comemorativos tiveram lugar no Centro de Animação Cultural, com a realização de uma Sessão Solene, pelas 15 horas.
Nesta cerimónia e à semelhança de anos anteriores, o Município agraciou com a Medalha de Ouro de Bons Serviços vários funcionários do quadro da Autarquia, com mais de 20 anos de serviço, que se distinguiram no desempenho das suas funções. Procedeu ainda à atribuição da Medalha de Ouro de Mérito Municipal ao Rancho Folclórico e Etnográfico “Os Irmânicos da Marmeleira”,. fundado em Fevereiro de 1982. Durante estes 22 anos de existência, esta colectividade, uma das mais dinâmicas do concelho, tem-se dedicado à recolha e preservação do património cultural do concelho, não só do folclore mas também das tradições e costumes do povo.

Presidente da Câmara faz apelo à participação cívica

Na sua intervenção, o presidente Afonso Abrantes fez um forte apelo no sentido de uma participação cívica cada vez maior dos mortaguenses na gestão municipal, afirmando que “essa deve se uma preocupação de todos, agora e no futuro”.
Alertou no entanto para a necessidade de se encontrarem novas formas de associativismo e de participação que não se esgotem nas tradicionais, mais activas, mais bem preparadas, para desenvolver mais eficazmente determinadas políticas e sectores na gestão municipal.
Referindo-se ao desenvolvimento local, chamou a atenção para o facto de se estar a fechar um ciclo, que foi marcado pela construção de infra-estruturas, equipamentos sociais, a satisfação de condições básicas em termos de dignidade de vida dos cidadãos, para afirmar “cumprimos esse programa, agora estamos chegados a um momento em que as preocupações não podem ser as mesmas e sendo ainda as mesmas no campo da educação, saúde, acção social, desenvolvimento económico, comunicações, têm de ser perspectivas e vistas de outra forma. Já não se trata agora de construir, trata-se sobretudo de conservar e de utilizar cada vez mais e melhor aquilo que formos capazes de fazer”. E para tanto, disse, “é fundamental que todos os mortaguenses estejam empenhados no desenvolvimento da sua terra, pondo de lado o secundário e as questiúnculas partidário-ideológicas e se unam em torno do que é essencial, participando, criticando no sentido positivo, dizendo o que está mal mas também qual é a solução e como pode ajudar a encontrá-la”.
Da sua parte ficou o compromisso de enquanto for Presidente da Câmara tudo fazer para que seja possível alargar de forma efectiva essa participação. “é um sentimento meu mas também uma exigência da democracia”.

Clube Português do Utilizador do Cão-Guia homenageia a Câmara Municipal

Na mesma Sessão Solene, o Clube Português do Utilizador do Cão-Guia, fez a entrega de uma placa de agradecimento à Câmara Municipal de Mortágua, num gesto de reconhecimento pelo apoio que esta Autarquia tem dado à causa dos cegos em Portugal. Como é do conhecimento geral, a Câmara Municipal integra desde o início o projecto da Escola de Cães-Guia, sediada em Mortágua, a funcionar desde 1998. Na mesma ocasião, o presidente da Direcção do Clube, Dr. João Fernandes, convidou a Câmara Municipal para Sócio Honorário nº1 daquela associação.
O presidente Afonso Abrantes agradeceu a deferência e aceitou o convite, aproveitando para manifestar e reafirmar o seu apoio à causa em questão.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade