Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



II Ciclo Local de Capacitação do Empreendedorismo de Mortágua

2013-05-15
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

No Ninho de Empresas

Realizou-se no passado dia 8, no Ninho de Empresas, o II Ciclo Local de Capacitação do Empreendedorismo de Mortágua, promovido pela CIM do Baixo Mondego, no âmbito do Plano de Ação Territorial Para a Promoção do Empreendedorismo 2011/2015. Este Plano integra um conjunto de ações que visam estimular e reforçar o potencial empreendedor da região da CIM do Baixo Mondego, através de iniciativas em rede que garantam os necessários suportes à dinamização e apoio ao empreendedorismo de base local.
Os Ciclos Locais de Capacitação do Empreendedorismo – da ideia ao negócio, são uma dessas ações, tendo como objetivo capacitar os empreendedores a criarem e desenvolverem os seus próprios projetos empresariais, abordando um conjunto de fatores organizacionais e de gestão fundamentais para liderar e desenvolver a sua empresa.

Nesta segunda ação participaram 11 jovens, todos do concelho, estando ainda representado o Gabinete Municipal de Apoio ao Empreendedor (a funcionar no Ninho de Empresas) e a Entidade de Apoio ao Empreendedor (IEBA).
Antes da abertura da sessão, o Vereador Ricardo Pardal, em nome do Município, deu as boas vindas aos participantes. Maria da Conceição Moura, da CIM Baixo Mondego, fez a apresentação das várias ações que integram o plano de promoção do empreendedorismo da região CIM Baixo Mondego, abrangendo dez concelhos, entre os quais Mortágua.

No workshop que se seguiu, orientado por João Gonçalves, da Sociedade Portuguesa de Inovação, falou-se das várias etapas da passagem da ideia ao negócio, dos fatores que devem ser tidos em conta antes de uma pessoa se lançar em definitivo num negócio ou criação do próprio emprego, no sentido de garantir o seu sucesso.

À semelhança do aconteceu no 1º Ciclo, realizado em novembro, foi também apresentado um caso de sucesso de empreendedorismo no concelho de Mortágua, através da empresa Recypolym, Lda.
Rui Matos, sócio-gerente, explicou como nasceu a empresa, que resultou de um projeto académico deste sócio, a que mais tarde juntou-se mais um parceiro, Carlos Santos.
A ideia foi apresentada ao Concurso de Ideias Empresas e Empresários do Município de Mortágua, tendo sido um dos projetos selecionados e apoiados. Em 2008 instalaram-se na incubadora de empresas do município (Ninho de Empresas), tendo sido neste momento que a ideia de negócio se transformou na Recypolym, Lda, uma empresa vocacionada para a reciclagem e valorização de resíduos plásticos (reciclagem de polímeros).
A empresa tem vindo a registar um crescimento sustentável. De um volume de negócios a rondar os 30 mil euros em 2009, passou para um volume de negócios de 820 mil euros no final de 2012. Para 2013 está previsto ampliar instalações, aumentar o volume de faturação, aumentar o quadro de pessoal e introduzir uma nova linha de produção em Mortágua.


Ainda no âmbito do plano de promoção do empreendedorismo da CIM Baixo Mondego, decorre de 15 de maio a 18 de julho as II Açoes de Capacitação Técnica, um curso com a duração total de 40 horas, onde especialistas ajudam os candidatos a empresários a consolidarem os seus projetos de negócios, com formações em áreas como Marketing, Recursos Humanos, Finanças, Criatividade e Inovação, Enquadramento Jurídico, a decorrer no ISCAC e nas piscinas municipais de Montemor. Mais informação disponível em www.construirfuturos.pt.

Está também a decorrer a 2ª edição do “CONCURSO REGIONAL DE EMPREENDEDORISMO – CONSTRUIR FUTUROS – BAIXO MONDEGO”, que se destina a pessoas singulares, maiores de 18 anos, individualmente ou em grupo, bem como pessoas coletivas. Os projetos devem incidir sobre uma área geográfica específica – um dos Concelhos do Baixo Mondego. A data limite de entrega das candidaturas é o dia 26 julho 2013.
Os projetos selecionados receberão um prémio não-pecuniário, ao nível da consultoria de apoio à medida, num total de 80 horas (com um máximo de 20 presenciais).
Para participar pode descarregar a ficha de inscrição e ficha de candidatura disponíveis em http://www.construirfuturos.pt

A próxima iniciativa em Mortágua será o “II Desafio de Geração de Ideias”, marcado para o dia 5 de julho, no Ninho de Empresas.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Abertura oficial da “Mortágua Viva”2022-08-10
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Velo Clube do Centro participa pela quarta vez na Volta a Portugal. Prova decorre de 4 a 15 de agosto.2022-08-04
Festa de Encerramento das Férias Ativas`20222022-08-01
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade