 O Dia do Município tem sido a data escolhida para homenagear o Movimento Associativo, as Instituições Locais, os Trabalhadores Municipais, e desde o ano passado, também as empresas do concelho, reconhecendo o seu importante contributo no desenvolvimento do concelho.
No ano passado o Município agraciou com a Medalha de Ouro de Mérito Municipal cinco empresas sedeadas no concelho distinguidas com o Estatuto PME Excelência nos anos de 2009, 2010 e 2011 (atribuído pelo IAPMEI - Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas). Este ano coube a entrega de idêntica distinção municipal a 10 empresas distinguidas com o Prémio PME LÍDER nos anos de 2010, 2011 e 2012.
As 10 empresas agraciadas foram: Armindo Pereira Pais, Lda., Indumadeiras - Indústria de Madeira de Mortágua, Lda., José Lopes Mira, Lda.; Labialfarma – Laboratório de Produtos Farmacêuticos e Nutracêuticos, AS; Macomprogresso – Materiais de Construção, SA:; Marques Alves, L.da; Prorevi – pinturas e revestimentos, L.da; Rosa Lopes & Silva, Lda; Soprova – Transformação e Comércio de Carnes, Lda; Overpharma – Produtos Médicos e Farmacêuticos
Com a atribuição desta distinção quis o Município prestar público reconhecimento ao tecido empresarial do concelho, pelo seu contributo no desenvolvimento e sustentabilidade económica do Município, sendo também uma homenagem a estes e a todos os empresários que em Mortágua continuam a revelar capacidade para ultrapassar dificuldades, manter e criar postos de trabalho, criar e distribuir riqueza, num período de profunda crise económica como aquela que se vive no País.
Refira-se que das 15 empresas já agraciadas ate à data, um terço pertencem ao setor florestal, o que revela bem a importância que este setor tem na economia local.
O Dia do Município é tradicionalmente o momento escolhido para homenagear o Movimento Associativo Local, reconhecendo o trabalho que as nossas Associações vêm fazendo na promoção da cultura, desporto e lazer, no desenvolvimento social das suas terras, na participação cívica, na preservação do património e tradições.
Este ano foram distinguidos com a Medalha de Ouro de Mérito Municipal o Grupo Desportivo e Cultural de Vila Pouca e a União Cultural, Recreativa e Desportiva de Vila Gosendo.
Além destas duas associações foi também agraciada com a Medalha de Ouro de Mérito Municipal o Centro Balmar – Fundação de Beneficência e Cultura. A construção de um centro de apoio social teve como objetivo, por um lado, dar cumprimento à vontade testamentária do casal benemérito, Dr. António Lopes de Araújo e esposa D. Beatriz de Albuquerque, e por outro lado, dar resposta a uma necessidade identificada no Diagnóstico Social do Concelho.
Em oito anos, o Centro BALMAR construiu e ampliou o seu Centro Social, tendo hoje uma capacidade de 80 utentes na resposta social de Lar de Idosos, a que se deve acrescentar 30 em Apoio Domiciliário e 15 em Centro de Dia.
Em outubro passado entrou em funcionamento a área de ampliação do Lar, que permitiu aumentar a capacidade em mais 26 utentes, tendo representado um investimento de cerca de 900 mil euros. O Município comparticipou a obra com 100 mil euros.
Com esta distinção, ficam agraciadas todas as IPSS sediadas no concelho. Contabilizando o que está orçamentado para o corrente ano, o Município terá transferido para as IPSS uma verba superior a 2 milhões de euros, sendo que mais de metade desse valor foi transferido para a Santa Casa da Misericórdia de Mortágua.
O Dia do Município tem sido também o momento escolhido para prestar homenagem aos Trabalhadores Municipais. Cumprindo essa tradição, o Município procedeu à atribuição da Medalha de Ouro de Bons Serviços a três Trabalhadores Municipais, reconhecendo o seu trabalho, a sua dedicação e o seu esforço ao serviço do Município.
Os agraciados foram: António Jorge Ferreira Mendes, Jorge Manuel Rodrigues Gomes e Rosa Maria Ferreira Breda, que completaram 20 ou mais anos de serviço ao Município.
Através deste gesto, quis o Município homenagear todos os Trabalhadores Municipais.

|