Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Educação 



“Semana das Profissões” apoia jovens nas suas escolhas vocacionais e profissionais

2013-04-09
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Está a decorrer entre os dias 8 e 10 de abril a “Semana das Profissões”, numa iniciativa do Projeto Municipal “Da Escola, Agarra a Vida”. A “Semana das Profissões” teve a sua abertura na passada segunda-feira, com a realização da atividade “Painéis de Profissionais”, que decorreu no Polivalente da EB 2.3.
Quatro profissionais (um militar, um fisioterapeuta, uma psicóloga e um mecânico), falaram da “sua” profissão para uma plateia constituída por alunos do 8º e 9º anos. Os profissionais foram indicados pelos próprios alunos, de acordo com os seus interesses.

Nas suas intervenções, os profissionais referiram-se aos aspetos objetivos da sua profissão, como as funções, as tarefas desempenhadas, as áreas de intervenção, mas também aos aspetos mais subjetivos, como a motivação, o gosto, a realização pessoal e profissional, além das questões relacionadas com o acesso à carreira, saídas profissionais e a atual situação do mercado de trabalho na sua área.

Alguns dos profissionais presentes tentaram desmistificar estereótipos ou ideias preconcebidas que os jovens têm sobre as suas profissões. O especialista em Mecatrónica Automóvel, Diogo Calçada, lembrou aos alunos que o mecânico de hoje pouco tem pouco a ver com aquela imagem do mecânico de fato de macaco, todo sujo de óleo: “Houve uma grande evolução nos automóveis e consequentemente na profissão. Hoje trabalha-se com equipamentos de diagnóstico que fazem a leitura das avarias, com minicomputadores, e já é comum ver-se um mecânico vestido de bata branca”.

Os jovens descobrem também que o leque de atividades, locais de trabalho e funções, associadas a cada profissão, é afinal muito mais vasto do que eles imaginam.

Mauro Semedo, Fisioterapeuta, chamou a atenção precisamente para essa polivalência das profissões, ao referir que o trabalho de um fisioterapeuta abrange todos os grupos etários, crianças, jovens e idosos, e áreas tão diversas como a Geriatria, Pediatria, Saúde na Comunidade, Oncologia, ou o Desporto, entre outras.

Apesar de pertencerem a áreas profissionais muito diferenciadas, todos os intervenientes focaram ideias em comum. Escolheram a sua profissão, antes de mais, por gosto ou vocação, sem pensar na questão financeira, e olhando para trás não estão arrependidos da escolha que fizeram.

Por outro lado, deixaram claro que nos dias de hoje não chega tirar um curso base, sendo fundamental investir na formação ao longo da vida, na atualização de conhecimentos, porque as coisas evoluem a um ritmo muito rápido.

Quanto ao mercado de trabalho, todos reconheceram que as perspetivas não são muito boas, mas nada se consegue sem trabalho, dedicação e persistência, avisaram.

Orientação Escolar e Profissional para apoiar na hora de fazer escolhas para o futuro.

O Presidente da Câmara Municipal, que encerrou a sessão, agradeceu aos profissionais a sua disponibilidade, bem como a colaboração do Agrupamento de Escolas (que é parceiro no Projeto), e o empenho das técnicas responsáveis pela dinamização do Projeto “Da Escola, Agarra a Vida”.

E felicitou os alunos pela sua postura exemplar ao longo da sessão, ouvindo com toda a atenção os palestrantes, e por se terem inscrito no Projeto, aproveitando esta oportunidade que a Câmara Municipal lhes oferece. “As gerações anteriores não tiveram esta oportunidade”, lembrou, o que levou muitas pessoas a seguirem profissões que não eram aquelas para as quais tinham mais vocação”.
O Presidente da Câmara realçou a importância do programa de Orientação Escolar e Vocacional desenvolvido pelo Projeto, sobretudo numa altura em que cada vez é mais difícil encontrar trabalho nas chamadas profissões tradicionais.

E considerou da maior importância que os jovens, desde cedo, tomem contacto com os profissionais, as empresas e o mundo do trabalho, permitindo-lhes um conhecimento mais rigoroso das profissões, dizendo: “às vezes os jovens pensam uma coisa de uma determinada profissão e a realidade é bastante diferente”.

Quanto ao mercado de trabalho, uma questão incontornável, referiu que o futuro está cheio de incertezas. “Seguramente que é importante olhar para o mercado de trabalho, para as ofertas que nos são colocadas, mas acima de tudo, como disseram aqui todos os profissionais, é importante que aquilo que cada um quer seguir seja do seu gosto, para não se sentirem frustados no vosso trabalho”.

“Nós queremos o melhor futuro para vocês. Desejo-vos felicidades para o resto do ano letivo e faço votos de que esta jornada tenha sido proveitosa para o vosso futuro, sendo que esse melhor futuro passa também por aquilo que vocês colheram aqui hoje de informação”, afirmou, a finalizar a sua intervenção.

Após as intervenções, seguiu-se um período de debate, no qual os alunos puderam colocar questões aos palestrantes.

A “Semana das Profissões” continua hoje com a realização de Mesas Redondas dos Cursos Científico-Humanísticos e dos Cursos Profissionais, com a participação de alunos e professores, e dirigidas a alunos do 8º e 9º anos
Para amanhã está prevista uma Sessão de Técnicas de Procura Ativa de Emprego, dirigida a alunos do 12º ano, e uma Visita Exploratória à empresa «Águas das Caldas de Penacova», dirigida a alunos do 8º e 9º anos.












Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município assegura Creche gratuita a partir deste ano letivo2022-09-13
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Festa de Natal da Escola Básica veio até à “Vila Natal”2019-12-17
Homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen. Crianças do Ensino Básico assistiram ao espetáculo “Para Ti, Sophia”, numa produção da ACERT.2019-05-09
Semana Europeia do Desporto Escolar em Mortágua 2022-09-30
Câmara Municipal reuniu com restaurantes aderentes ao XIII Fim de Semana da Lampantana2022-09-29
Novo Reservatório reforça abastecimento de água às povoações da Sobrosa e Vila Meã da Serra2022-09-26
Lançado concurso para a nova Praça de Táxis 2022-09-26
Município fixa IMI na taxa mais baixa e devolve totalidade da participação no IRS. Famílias com filhos beneficiam ainda de dedução em sede de IMI 2022-09-26


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade