Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Setembro 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Desporto 



Maratona BTT de Mortágua registou cerca de 500 participantes

2013-04-09
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Realizou-se no passado dia 7 (domingo) a Maratona BTT de Mortágua, numa organização conjunta do Velo Clube do Centro e Município de Mortágua. Com partida instalada na alameda central da Praça do Município, alinharam cerca de 500 atletas, masculinos e femininos, distribuídos pelas categorias de Elite Sub-23, Juniores/Cadetes, Master A Master B e Master C.

Os bttistas federados, mais experientes, participaram na vertente Competição, enquanto os atletas não federados correram na vertente Promoção.
À semelhança das edições anteriores, a prova era constituída por duas modalidades de percurso, a prova-rainha, a Maratona, com uma extensão de 75 km, e a Meia-Maratona, 45 km, sendo uma parte do traçado comum às duas provas.

O traçado dos 45 Km levou os participantes por trilhos rurais e florestais das freguesias de Mortágua, Vale de Remigio, Pala e Sobral. Os participantes dos 75 Km, além destas freguesias, percorreram ainda a freguesia de Espinho.

Maratona contou para os troféus XCM do Centro e para o Desafio Abimota

Este ano a Maratona de Mortágua teve duas novidades. Em primeiro lugar, integrou a Taça XCM do Centro 2013, tendo sido a segunda prova deste troféu, constituído por 10 provas.

Em segundo lugar, contou para o Desafio ABIMOTA/FULLSPORT, sendo a primeira das 4 provas a realizar. O Desafio Abimota junta quatro especialidades olímpicas: Maratona, Cross Country, prova de Estrada e prova de perseguição. O objetivo é eleger “o atleta mais completo”.
Os corredores da casa estiveram em grande plano, tendo Bruno Sancho vencido nos 75 km (Elite/Sub-23) e na geral individual, enquanto Xavier Silva (filho do ex-ciclista profissional Pedro Silva) triunfou na categoria de Juniores.
“Foi uma boa experiência, eu já conhecia o percurso, levei vantagem nisso. Consegui vencer, só tenho razões para estar contente”, referiu Bruno Sancho.

Já Xavier Silva, que está a correr no Campeonato Nacional de Estrada (Juniores), mostrou que tem um futuro promissor à sua frente, seguindo as pedaladas do pai. “Correr em casa tem sempre um gosto especial. Foi muito bom ganhar aqui, pelo público que me apoia, que me vê todos os dias a sair para treinar”. Na próxima época, Xavier Silva vai já correr nos Sub-23.

Atletas destacaram qualidade organizativa do evento


Ruben Almeida, Campeão da Taça de Portugal de Maratonas no ano transato, ficou em 3º lugar da Geral, mas não poupou elogios à prova de Mortágua. “É uma prova que está ao nível da Taça em termos de organização e logística. Esta prova já é bastante conhecida e mais uma vez estava excecional. A organização está de parabéns”.
A mesma opinião foi partilhada por Michel Machado, 2º classificado em Elite/Sub-23: “Acho que melhor é impossível. Já venho cá há três anos e continuo a participar. É uma prova de topo, sem dúvida”.

Tânia Neves foi a vencedora da classificação geral no setor feminino. “Foi uma prova ao meu jeito, com trilhos espetaculares, subidas curtas, um percurso rápido. A nível de organização estava excelente, boas marcações, abastecimentos do melhor, gostei mesmo muito”.

Para Ramiro Sousa, vencedor na categoria Master C (Veteranos), foi a quarta participação na Maratona de Mortágua. “Tudo 5 estrelas. Aqui a organização é sempre espetacular”.

Os participantes apreciaram os trilhos de uma maneira geral, mas destacaram em especial o troço realizado ao longo da Ribeira dos Moinhos, entre Laceiras e Paredes, inserido no Percurso Pedestre das Quedas de Água das Paredes. “Os trilhos eram todos lindos, mas esta parte junto à ribeira, tinha uma paisagem fantástica”, referiu-nos Adelaide Lopes, de Aveiro, vencedora nos Master femininos.

Todos os atletas que ouvimos teceram rasgados elogios à organização, incluindo segurança, marcações, abastecimentos, banhos e almoço, afirmando mesmo que se trata de uma prova ao nível do campeonato nacional.

No final realizou-se a cerimónia de entrega de troféus, com a subida ao pódio dos vencedores da Geral e por categoria, masculinos e femininos. Coube ao Presidente da Câmara Municipal, Afonso Abrantes, ao Vereador Ricardo Pardal, e ao Secretário Geral da Abimota, Paulo Rodrigues, entregar alguns dos troféus.
A Maratona BTT de Mortágua é uma das grandes provas a nível da região e mesmo a nível nacional, atraindo sempre centenas de participantes.

Só para se ter uma imagem da dimensão do evento, é de referir que toda a zona envolvente à Praça do Município, ao Loteamento de São Domingos, e parte da Rua Luís de Camões, estava completamente lotada de veículos, o que dá bem uma ideia da moldura humana que movimenta este evento, e que vai além dos participantes.

Além da componente desportiva, a Maratona BTT de Mortágua constitui, indubitavelmente, um excelente cartaz de promoção do concelho, dando a conhecer não só as suas excelentes condições para a prática do desporto de lazer e desta modalidade em particular, mas todo o cenário natural e paisagístico do concelho.













Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
XCO Irmânia / Taça da Associação de Ciclismo da Beira Alta. Bruno Sancho venceu em casa.2022-09-06
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Ciclismo. Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados apresentou plantel e equipa técnica, e dá continuidade ao legado de Pedro Silva. 2022-01-31
Rali de Mortágua: Bruno Magalhães vence e Ricardo Teodósio é campeão nacional2021-11-08
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Presidente da Câmara e Presidente da Assembleia Municipal marcaram presença no Encontro Nacional de Autarcas realizado em Viseu2022-09-21
Abertura do novo ano letivo saudado pelo regresso à normalidade. Alunos matriculados aumentaram em todos os níveis de ensino.2022-09-19
Município assegura Creche gratuita a partir deste ano letivo2022-09-13
Floresta. Projeto-piloto em Mortágua vai recuperar 600 hectares de área ardida até ao final do ano.2022-09-05
Câmara Municipal promove melhoramentos nas escolas antes da abertura do novo ano letivo2022-08-31


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade