Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Educação 



No Centro Educativo de Mortágua

2013-04-05
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Crianças descobrem a ciência de uma forma divertida!

Como explicar às crianças entre os 6 e os 10 anos matérias tão complexas como o método científico, o ADN, as células? É aqui que entra a “Ciência Divertida, procurando descomplicar aquilo que à partida parece difícil de entender.

No passado dia 3, a “Ciência Divertida” visitou o Centro Educativo, trazendo a ciência dos laboratórios para a escola. A iniciativa foi dinamizada pelo Projeto Municipal “Da Escola, Agarra a Vida”, realizando-se pelo quinto ano consecutivo.

Uma das experiências realizadas pretendeu transmitir às crianças os passos do chamado “método cientifico”: observação, formulação do problema, proposta de hipóteses, experimentação, análise de dados e conclusão. Para tal recorreu-se à utilização de gelo carbónico. Os alunos foram colocando as várias hipóteses sobre o que iria acontecer ao gelo depois de retirado e fechado dentro de um saco de plástico. Feita a experiência e verificado o resultado final, comprovou-se a hipótese que estava certa, saciando a curiosidade natural dos alunos.
Os alunos tiveram ainda a oportunidade de observar ao microscópio células vegetais retiradas de uma cebola e comparar as diferenças entre células vegetais e animais, bem como comparar o ADN extraído de um kiwi e o ADN humano.

As crianças mostraram já dominar muitos nomes e conceitos. À pergunta sobre o que era o método científico, responderam: “É como os cientistas trabalham”. E à pergunta sobre o que era o ADN, veio a resposta em uníssono: “ É o que identifica as pessoas”.

Todos os alunos (258), foram chamados a participar nas experiências. “O objetivo é mesmo esse. É que eles mexam, experimentem, e não se limitem a ver ou a ouvir. É uma aula essencialmente prática ou experimental”, contou-nos Susana Domingues, monitora do Fun Science (Ciência Divertida).

E transmitindo os conhecimentos de uma forma acessível, “utilizando uma linguagem, exposição e conteúdos adequados à sua idade”, explicou a monitora, adiantando que na “Ciência Divertida” os alunos têm ainda a possibilidade de contactar com equipamentos e materiais, como o microscópico, o gelo carbónico, que só vão encontrar mais tarde nas disciplinas de Ciências da Natureza ou da Biologia”.

As crianças viveram o dia com enorme entusiasmo e divertimento, sobretudo porque puderam vestir a pele, pelo menos durante um dia, de pequenos “cientistas”.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município assegura Creche gratuita a partir deste ano letivo2022-09-13
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Festa de Natal da Escola Básica veio até à “Vila Natal”2019-12-17
Homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen. Crianças do Ensino Básico assistiram ao espetáculo “Para Ti, Sophia”, numa produção da ACERT.2019-05-09
Semana Europeia do Desporto Escolar em Mortágua 2022-09-30
Câmara Municipal reuniu com restaurantes aderentes ao XIII Fim de Semana da Lampantana2022-09-29
Novo Reservatório reforça abastecimento de água às povoações da Sobrosa e Vila Meã da Serra2022-09-26
Lançado concurso para a nova Praça de Táxis 2022-09-26
Município fixa IMI na taxa mais baixa e devolve totalidade da participação no IRS. Famílias com filhos beneficiam ainda de dedução em sede de IMI 2022-09-26


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade