Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



“Na Sombra de um Profissional”

2013-03-21
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Jovens estudantes vivem experiência diferente, em tempo de férias letivas

Durante as férias letivas da Páscoa, jovens estudantes do concelho estão a participar na ação “Na Sombra de um Profissional”, promovida pelo Município, no âmbito do seu Projeto “Da Escola, Agarra a Vida”.
A atividade propõe que os jovens vivam uma experiência de acompanhamento de um dia de trabalho de um profissional, tomando contacto direto com as suas funções e rotinas diárias, mas também com a organização, o ambiente de trabalho, as responsabilidades e decisões inerentes a cada profissão.

A atividade envolve 21 jovens, com idades de 14 e 15 anos, e conta com a prestimosa colaboração de Empresas, Instituições e Associações, locais e regionais, que se disponibilizaram para receber os jovens, associando-se aos objetivos da iniciativa. Entre as instituições colaboradoras contam-se, por exemplo, a Câmara Municipal, a Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Mortágua, a Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual, o Destacamento Territorial da GNR e o Instituto de Reinserção Social de Viseu, além de várias empresas do concelho. A escolha dos profissionais foi feita pelos próprios jovens, em função dos seus interesses.

Os profissionais que os jovens estão a acompanhar são muito diferenciados: Enfermeiro, Fisioterapeuta, Engenheiro Informático, Gestor, Farmacêutico, Médica Dentista, Psicólogo, Veterinário, Educador de Cães-Guia, Cozinheiro, Mecânico e Militar.


Este “estágio” junto dos profissionais proporciona aos jovens um conhecimento mais objetivo e rigoroso e global do trabalho que é desenvolvido pelos vários profissionais, permitindo-lhes desenvolver as suas perspetivas acerca das profissões e das suas preferências vocacionais, seja em termos de consolidação ou de alargamento das opções profissionais que estão ao seu alcance.
Dessa forma podem reconstruir a imagem que possam ter de determinadas profissões, que muitas vezes é superficial ou intuitiva, ou descobrir aspetos novos que desconheciam acerca daquela profissão em concreto.
Foi o caso da Daniela Pereira, 14 anos, que esteve a acompanhar um Fisioterapeuta na Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia. “Acho que a maioria das pessoas têm uma ideia errada do que é ser Fisioterapeuta, julgam que se resume a fazer massagens. Eu também tinha um bocado essa ideia, mas agora que vi o trabalho, posso dizer que é muito diferente e muito mais interessante do que aquilo que faz parecer. Não é a minha primeira opção, mas agora está também nos meus planos futuros”.

Para a Diana Ramos, 15 anos, a experiência serviu para confirmar a sua vocação, uma vez que tem já uma ideia bem definida do que quer fazer no futuro. “É a área (Enfermagem) que eu quero seguir, já é um plano traçado. Esta experiência veio ajudar a consolidar essa escolha”.
“Eu tentei inteirar a Diana das nossas rotinas diárias nesta Unidade. Acompanhou-me na prestação dos cuidados, na execução dos pensos, nalgumas mobilizações, administração de medicação e alimentação dos utentes. E transmiti-lhe a ideia de que aqui são prestados cuidados intermédios, em que o objetivo é melhorar a qualidade de vida do utente para que ele possa regressar a casa com mais autonomia e qualidade. Deu para ver que a Diana já é uma pessoa muito apaixonada pela área da Enfermagem, está mesmo muito decidida, por isso seguiu todos os passos com a máxima atenção”, contou Kelly Oliveira, Enfermeira naquela Unidade.

A Lígia Filipe, 14 anos, esteve a acompanhar um dia de trabalho de uma Médica Dentista. “Foi um dia muito bem aproveitado e preenchido, de muita observação e atenção, porque ficamos com uma visão diferente daquela que temos quando somos nós a ir ao dentista. Há muitos pormenores de que não nos damos conta. Gosto da área da Medicina em geral e esta experiência ajudou-me a ver o futuro que devo seguir”.

“Na Sombra de um Profissional” os jovens podem não só observar mas também experimentar e participar de forma ativa nas tarefas e processos de trabalho, constituindo uma experiência pré-profissional. Foi o que aconteceu com o Diogo Alexandre, 14 anos, que esteve a acompanhar um Mecânico. “Eu dei-lhe as dicas e depois foi ele próprio que fez a desmontagem e montagem da mola de suspensão, a mudança do óleo, filtros, radiador. E portou-se muito bem”, referiu Nuno Gonçalo, mecânico profissional.


Iniciativa inovadora e marcante para os jovens

A atividade “Na Sombra de um Profissional”, vai já na sua 6ª edição (uma por cada ano letivo), insere-se numa das vertentes do projeto “Da Escola, Agarra a Vida”- a Orientação Escolar e Profissional, decorrendo habitualmente nas férias letivas de Natal e da Páscoa, para não interferir com a vida escolar dos alunos.

Trata-se de uma experiência única e desafiante para os jovens, pois proporciona um primeiro contacto com o “mundo real” das profissões e do trabalho. Todos os jovens com quem falámos manifestaram gosto e prazer em participar nesta experiência, considerando-a proveitosa, interessante e enriqueceradora em termos de aprendizagem e formação pessoal.
O que vai ao encontro dos objetivos gerais do Projeto “Da Escola, Agarra a Vida”, que é promover o sucesso dos jovens na vida ativa, a sua plena integração e desenvolvimento pessoal, despertando-lhes desde cedo para a importância do estudo e da formação para vencerem os desafios da sociedade e do mercado de trabalho.




Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade