Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Inauguradas novas instalações da Junta de Freguesia de Cercosa

2013-03-18
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Foram inauguradas no passado dia 16 as novas instalações da Junta de Freguesia de Cercosa, um projeto que resultou da transformação, beneficiação e adaptação da antiga Escola Primária, representando um investimento ligeiramente superior a 100 mil euros, e tendo contado com uma comparticipação financeira do Município no valor de 60 mil euros.
Na cerimónia marcaram presença o Presidente da Câmara Municipal, Afonso Abrantes, Vereador Ricardo Pardal, Presidente da Junta de Freguesia, José Adelino Pereira, além de membros do Executivo da Junta e da Assembleia de Freguesia, Técnicos Municipais e a população da freguesia. Deve-se destacar ainda a presença, de grande simbolismo, dos restantes Presidentes de Junta de Freguesia do concelho.

A cerimónia teve início com o Presidente da Câmara e o Presidente da Junta de Freguesia a descerrarem, no átrio interior, uma placa evocativa da data e do acontecimento, um gesto sublinhado com um forte aplauso dos presentes.
Seguiu-se uma visita às instalações. O edifício é constituído por Secretaria da Junta (zona de atendimento público), sala de reuniões da Junta e Assembleia de Freguesia, garagem, instalações sanitárias e arrumos. Alguns espaços poderão funcionar como espaços polivalentes ou partilhados.


Na sessão solene realizada de seguida, o Presidente da Junta de Freguesia, José Adelino Pereira, referiu que esta inauguração tinha um significado muito especial, tendo em conta que chegou a estar prevista a extinção ou agregação da freguesia, trazendo inquietação às pessoas, e “pela consciência do impacto negativo que tal legislação haveria de trazer a uma freguesia como Cercosa”. Em segundo lugar, afirmou, “pelo valor sentimental do espaço para os habitantes”, pois foi neste edifício concebido para desempenhar serviço público que aprenderam a desenhar as primeiras letras.

A recuperação do espaço permitiu travar a crescente degradação em que se encontrava a estrutura e o espaço envolvente. Foram Iniciadas negociações com a Câmara Municipal, tendo ficado então acordado que a Câmara Municipal, proprietária do imóvel, cederia este espaço à Junta de Freguesia por um período de 99 anos e esta ficaria com a responsabilidade da sua manutenção.
Para além da manutenção daquele espaço ao serviço da população, “a freguesia ficou dotada de um edifício com áreas interiores e exteriores mais amplas, um edifício mais eficiente e com uma localização mais central”.

Quanto à antiga sede da Junta, informou, continuará a ser propriedade da freguesia e depois de decidida qual a sua futura utilização, será também requalificada.
No entanto já existe “uma ideia em mente”, que é transformar o edifício em habitação para apoio a situações de realojamento temporário ou mesmo para arrendamento a turistas ou pessoas que visitem a freguesia.


A finalizar a sua intervenção, o Presidente da Junta agradeceu a todos os que colaboraram na execução da obra, e de uma forma especial ao Presidente da Câmara, “pela forma como sempre colaborou nesta como em todas as obras desta Junta de Freguesia”.
O Presidente da Junta informou ainda que a partir da presente data o atendimento ao público passou a ser feito na nova Sede e no mesmo horário.

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara referiu que era com alguma emoção que ali estava presente, não só porque era um dos seus últimos atos públicos na Freguesia enquanto Presidente de Câmara, mas também pelas boas recordações que leva das gentes de Cercosa.

Lembrou que o Presidente da Junta de Freguesia o acompanhou durante estes anos à frente da Câmara, havendo a coincidência de ambos irem abandonar os respetivos cargos. Nesse sentido, defendeu que é importante que haja renovação nos órgãos autárquicos, seja Câmara ou Junta de Freguesia, que venha gente nova com novas ideias. “Nós não temos que sair obrigados por nenhuma lei, mas porque temos a convicção de que é necessário dar espaço a gente nova. Não podemos estar apegados ao poder, ser político ou autarca é uma missão, não é uma profissão. Foi sempre com esse espírito que aceitei e desempenhei as minhas funções”, vincou.


“Só quem não conhece o País real é que pode querer acabar com as Freguesias”
- Presidente da Câmara Municipal, Afonso Abrantes

O Presidente da Câmara referiu-se naturalmente ao risco de extinção que pairou sobre a freguesia, reiterando o seu total repúdio e discordância face à lei do governo, considerando “um erro grave” a decisão de acabar com as freguesias, afirmando, pelo contrário, que “são as Juntas de Freguesia que conhecem, com proximidade, as pessoas e as populações, que melhor estão colocados para resolver os seus problemas e encontrar soluções”, sendo a Junta de Freguesia já em muitos casos a única porta que liga as pessoas à administração pública”.

E referiu a postura que sempre pautou a sua ação, de “tratar sempre as Juntas de Freguesia de igual modo, sem fazer qualquer distinção, fossem grandes ou pequenas, deste ou daquele partido”, porque são as pessoas que elegem os autarcas, através dos partidos e dos seus representantes, e essa vontade das pessoas deve ser respeitada”.
“O principio orientador foi sempre a preocupação de levar até às populações aquilo que era essencial, fazendo a todos aquilo que era indispensável fazer, dando resposta às suas necessidades e anseios, fosse uma pequena ou grande povoação. Para mim a freguesia de Cercosa tem a mesma importância que têm as maiores freguesias do concelho”, vincou, afirmando ainda que sai de consciência tranquila porque cumpriu sempre com os compromissos que assumiu com as populações e procurou sempre dar o seu melhor, no que estava ao seu alcance.


Lançado concurso para construção de Parque de Festas e de Lazer, em Vale de Linhaça

E por isso mesmo, adiantou que um dos seus últimos compromissos assumidos com a freguesia, o apoio à construção do parque de festas de Vale de Linhaça, vai ser uma realidade, dando não só resposta a um anseio desta população, mas também à vontade expressa da família que doou o terreno para a realização daquele melhoramento, a quem prestou público agradecimento.

Adiantou que a Junta de Freguesia já desencadeou o concurso para a execução do futuro Parque, uma obra que será financiada pela Câmara Municipal. O Parque servirá de apoio à romaria anual que ali se realiza (uma das maiores do concelho), mas também como espaço de lazer e recreio de toda a população da Freguesia e do Concelho, durante todo o ano.

O Presidente da Câmara destacou também o apoio do Município às obras de conclusão da sede da Associação da Cercosa, num investimento de 40 mil euros.

A finalizar a sua intervenção, o Presidente da Câmara enalteceu “o espírito de trabalho em equipa, a cooperação, o diálogo aberto e franco, que sempre encontrou no relacionamento com a Junta de Freguesia”, que permitiu encontrar sempre consensos e as melhores soluções. Agradeceu ainda, sensibilizado, a simpatia e cordialidade com que sempre foi recebido e tratado pelas gentes da freguesia.

“Cá estarei presente até ao fim, com a mesma força, determinação e com os mesmos princípios”, disse, a terminar a sua intervenção, fazendo votos de que esta cooperação continue no futuro.

Após os atos oficiais, todos os presentes juntaram-se num animado e franco almoço -convívio, aberto a toda a população.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade