Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Mortágua celebrou Semana da Leitura

2013-03-08
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Uma semana inteira dedicada à promoção da leitura

A Semana da Leitura, que decorreu entre 4 e 8 de março, foi assinalada em Mortágua com várias iniciativas de promoção da leitura, numa organização conjunta do Município e do Agrupamento de Escolas de Mortágua
Este ano, por sugestão do Plano Nacional de Leitura, a Semana da Leitura tem como temática central o MAR, convocando a leitura para mostrar a relevância histórica e cultural do mar na construção da identidade do povo português, ajudando a (re)descobrir a pluralidade de dimensões do mundo. E através da leitura sensibilizar, também, para a importância do mar e da conservação dos recursos marinhos na vida humana.

Respeitando a temática, os espaços escolares onde decorreram as actividades encontravam-se decorados com imagens, desenhos e textos alusivos ao Mar, elaborados pela comunidade escolar.
E na Biblioteca Municipal abriu ao público a exposição “Arte do Mar”, da autoria de Tomé Vinagreiro.

Feira do Livro

Durante toda a Semana da Leitura esteve a decorrer a Feira do Livro, no polivalente da Escola Secundária, tendo como destinatários a comunidade escolar e o público em geral. Além da variedade de títulos e géneros literários, as pessoas tinham a possibilidade de adquirir livros com um desconto de 20%.
Entre os visitantes contaram-se as crianças do Pré-Escolar e 1ºCiclo, tendo o momento sido aproveitado para lhes contar algumas histórias.

Presença do escritor António Vilhena

Na passada terça-feira, o escritor António Vilhena esteve na Feira do Livro para apresentar o seu livro infantil “A Formiga Barriguda”. Uma fábula sobre a amizade, a partilha, a tolerância e o respeito pelas diferenças. Segundo nos referiu António Vilhena, o livro pretende valorizar o papel da escola como “um espaço de liberdade, de partilha, de cidadania, onde todos crescem aprendendo as diferenças de cada um. É essa a lição que eu quero transmitir com o livro”. Alguns alunos colaboraram na leitura e dramatização da história.


Ao longo da Semana da Leitura realizaram-se acções de leitura de histórias e contos, dirigidas às crianças do Pré-Escolar e dinamizadas pela Rede de Bibliotecas do Concelho (Bibliotecas Escolares e Biblioteca Municipal).
No Centro Educativo, os Pais também foram convidados a ser contadores de histórias, tendo na plateia as turmas frequentadas pelos filhos. As actividades dinamizadas envolveram todos os níveis de ensino, Pré-Escolar, Básico e Secundário.

A Semana da Leitura não se dirige apenas à população estudantil, antes pretende envolver toda a comunidade educativa e comunidade em geral. Foi disso exemplo a actividade “Ler... Mortágua”, em que alguns alunos da EB 2/3 vieram para a rua e leram para as pessoas. A Biblioteca Municipal também distribuiu, pelas ruas da Vila, marcadores da colecção “ Sabia que?”, ilustrados com textos literários (Poesia e Prosa) e curiosidades relacionados com o mote da Semana da Leitura - o Mar.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade