 As “Montarias de Mortágua`2013”, organizadas pela Associação de Caça e Pesca de Mortágua, saldaram-se num enorme êxito, desde logo pelo número de animais abatidos, dez no total.
No passado dia 24 realizou-se a segunda e última montaria, tendo-se repetido o resultado da primeira, cinco animais abatidos, dois deles com bom porte, 75kg e 80kg, respectivamente.
Esta segunda montaria contou com a presença de 50 monteiros, a maioria oriundos do concelho, havendo ainda a registar a presença de participantes de vários pontos da região, nomeadamente Coimbra, Figueira da Foz, Cantanhede, Arganil, Nelas e Tondela.
Do cômputo das duas montarias, para além do apreciável número de animais abatidos, houve a destacar, na primeira montaria, o abate de um portentoso “navalheiro” com mais de 100kg de peso bruto, considerado um “troféu” especial.
Terminadas as “Montarias 2013”, o balanço que se faz é manifestamente positivo, traduzido no êxito obtido em termos quantitativos e no sentimento de satisfação dos participantes relativamente à organização do evento, aqui se incluindo a gastronomia local e a tradicional hospitalidade beirã.
No final do almoço-convívio, realizado nas instalações da Associação (Campo de Tiro), o Vereador Ricardo Pardal, em nome do Município, destacou justamente o êxito das montarias e sublinhou a importância das mesmas no controle da propagação desta espécie selvagem, ajudando a minimizar os prejuízos na agricultura e ao mesmo tempo salvaguardando o equilíbrio ecológico.
As “Montarias de Mortágua 2013” tiveram o apoio da Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Mortágua.
|