Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Seleções de Canoagem de toda a Europa realizam estágio em Mortágua

2013-02-18
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Centro de Estágio do Montebelo Aguieira é a razão da presença

Durante os meses de inverno e primavera são muitas as seleções internacionais que escolhem Mortágua, a Aguieira e o Resort do Montebelo, para realizar estágios de canoagem. São sobretudo seleções oriundas do centro e norte da Europa, que vêm à procura do sol de inverno português, fugindo aos rigores do clima nos seus países.
Normalmente a temporada dos estágios das seleções decorre entre os meses de outubro e abril, coincidindo com o período em que o clima nesses países torna difícil, para não dizer impossível, a prática da modalidade, devido à neve, gelo e temperaturas que chegam aos 30 graus negativos.

“No mês de fevereiro temos uma média de 230/240 atletas/dia, e chegamos a ter alguns picos de 300 atletas/dia. Em março rondará os 200/dia e em abril os 150/ dia”, referiu-nos Franscico Loureiro, Diretor do Montebelo Aguieira.
A Rússia, França, Polónia, República Checa e Noruega, Dinamarca, Polonia e Canadá são algumas das seleções que estão atualmente a estagiar.
“Já cá estiveram a Letónia, Lituânia, Holanda, Reino Unido, Suécia, Austrália e Alemanha, com atletas de topo e de grande renome a nível internacional”, avança.

A primeira a chegar para estágio, na presente temporada, foi a seleção da Rússia, sendo já uma presença regular. É também a seleção que permanece mais tempo e que mais atletas traz à Aguieira. “Está cá cerca de 5 meses, com vários grupos de atletas. Em relação à anterior temporada, aumentou a presença de atletas de 45 para 130”.

O número de dias de estadia, e portanto de dormidas, é variável: “Temos seleções que ficam cá 20 dias, outras mais. Normalmente a estadia mínima são duas semanas. Mas o ano passado tivemos, por exemplo, um atleta que esteve cá durante quatro meses”.

O clima ameno do país, é seguramente um dos principais fatores de atração de atletas e seleções internacionais à Aguieira. Acresce ainda a localização privilegiada do Resort, situado junto às aguas da albufeira.

Mas não só. “É todo um “package” de condições que aqui se conjugam”, afirma Francisco Loureiro, concretizando: “São poucos os locais que podem oferecer tudo o que nós temos aqui. É o clima ameno, as águas muito calmas, uma extensa albufeira onde podem treinar à-vontade, a tranquilidade, mas são também as infraestruturas e condições que o Montebelo proporciona, em termos de alojamento, equipamentos de apoio, atividades de lazer. Nós temos uma parceria estratégica com a empresa Nelo, que é líder e referência mundial no setor da construção de kayaks, que dá apoio técnico e logístico aos atletas, disponibilizando o equipamento necessário para a prática da modalidade”.

Esta parceria foi fundamental na afirmação do Montebelo Aguieira como centro de estágio de referência internacional. “Nós fornecemos as infraestruturas e os nossos serviços e a Nelo tem a sua vasta experiência neste domínio, que é reconhecida a nível mundial”.

Os atletas dispõem por exemplo, de um ginásio exclusivo, com cerca de 350 m2. Além disso, têm os restantes serviços e atividades que o Resort oferece aos seus clientes, como Piscina aquecida, Spa, Banho Turco, Sauna, Jacuzi, Court de Ténis, Campo de Futebol, sala de convívio com Internet.
Mais recentemente a oferta de atividades de lazer foi aumentada com um circuito de manutenção e um campo de mini golf.

Segmento representou 20 mil dormidas em 2012

O ano de 2012, por ser ano de Jogos Olímpicos, foi excecional em termos de volume de atletas. “Fechámos com 20 mil dormidas.”
As previsões para 2013 apontam para 15 mil dormidas, “é um crescimento de 30% em relação a 2011”. Durante a presente temporada o Montebelo Aguieira espera receber cerca de 2 mil atletas.

A adesão crescente de atletas e seleções, bem como a vinda de novas seleções, que escolhem o Montebelo Aguieira para estagiar, significa que a Aguieira está muito bem posicionada quando se fala em locais de estágio para canoagem de alta competição. “Esses atletas encontram-se nas competições internacionais e falam que estiveram a estagiar aqui na Aguieira, e depois há a curiosidade de vir conhecer o local e as condições. O feedback positivo das instalações e serviços parte não só dos atletas, como de elementos ligados a toda a logística que move a canoagem de alta competição, tornando-o actualmente uma das maiores referências de estágio do mundo.”

O facto das seleções voltarem ano para ano, segundo Francisco Loureiro, é o melhor indicador da elevada satisfação pela qualidade dos serviços prestados, incluindo a tradicional hospitalidade e a gastronomia portuguesa.

Os melhores atletas do mundo, como campeões mundiais e olímpicos, têm marcado presença no centro de estágio da Aguieira, como sucedeu durante a preparação para os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres.
“Os atletas que estagiaram aqui ganharam 26 medalhas nos Jogos Olímpicos, o que representou mais de 50% dos medalhados, incluindo a dupla portuguesa. Todos os atletas que foram medalhados nos Jogos Olímpicos já tinham passado por cá”, contou-nos Francisco Loureiro.

Este segmento desportivo foi também crucial para animar a ocupação hoteleira na chamada “época baixa” do turismo. “Funciona como contrabalanço e por isso mesmo estamos a apostar cada vez mais neste segmento e a pensar criar outras atividades para fixar e atrair cada vez mais atletas e seleções”.

O que começou por ser um serviço complementar à área principal de negócio (core business) do Resort, tornou-se hoje numa área estratégica da maior importância e uma aposta de sucesso. “Estamos já no terceiro ano, é uma aposta consolidada e em crescimento”.
Segundo Francisco Loureiro, a presença destes atletas e destas seleções de todo o mundo é vantajosa para o Montebelo Aguieira, mas também para a promoção da região e do país.
“Quando hoje se fala em canoagem de nível internacional fala-se em Mortágua e no Montebelo Aguieira”.


“Empreendimento turístico único na Albufeira da Aguieira”

O Município de Mortágua teve um papel preponderante na fixação deste empreendimento turístico no concelho, desde logo ao ter elaborado e aprovado, em devido tempo, o Plano de Pormenor do Crafuncho, demostrando “visão estratégica e determinação” no objetivo de promover todas as potencialidades que a Albufeira da Aguieira representava em termos turísticos.
Depois, pelo incentivo e apoio que deu ao longo de todo o processo que culminou na instalação efetiva do Empreendimento Turístico “Montebelo Aguieira” em 2009, promovido pelo Grupo Visabeira.

Segundo o Presidente da Câmara, é inegável o impacto económico deste empreendimento turístico na economia local e regional, em termos de receitas económicas diretas e indiretas, criação de emprego e dinamização de outros setores (transação de bens e serviços).

Por outro lado, lembra ainda, o “número de dormidas turísticas é um fator importante quer para efeitos estatísticos quer de transferência de verbas do Orçamento de Estado para as autarquias”.

Para além dos benefícios económicos, acrescenta, há toda a divulgação e promoção do concelho e da região no estrangeiro. “É uma promoção a uma escala muito grande, porque estamos a falar de milhares de atletas, de toda a Europa e até doutros continentes, que levam o nome de Portugal, de Mortágua e da Aguieira pelo mundo fora. Tudo isso desperta o interesse em vir conhecer a região, seja para a prática competitiva da canoagem, seja para puro descanso e lazer”.




Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade