Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



“Montarias de Mortágua 2013” começaram da melhor forma

2013-01-28
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Abatidos 5 javalis, entre os quais um “navalheiro” de grande porte

A primeira das “Montarias de Mortágua 2013”, organizada pela Associação de Caça e Pesca, não podia ter corrido melhor. Foram abatidos cinco javalis, entre os quais um valente navalheiro com mais de 100 Kg de peso bruto.
Um total de 55 participantes marcaram presença nesta primeira Montaria, a maioria oriundos do concelho de Mortágua, havendo ainda a registar participantes de Coimbra, Figueira da Foz, Cantanhede e Nelas, entre outras localidades. Antes da partida para a Montaria foram dadas as recomendações da praxe, a cargo do Diretor da Montaria, procedeu-se ao Sorteio das Portas e foi servido o Taco, uma espécie de pequeno-almoço reforçado, constituído por favas com presunto, arroz de galo e canja.

O lançamento de um foguete foi o sinal de início da montaria. A “mancha” estava situada entre Chão Miúdo e as encostas de Vale de Paredes, numa zona conhecida por Vale de Lobatos, abrangendo uma área de 104 hectares.
As condições climatéricas nesta manhã, sobretudo depois do forte temporal do fim de semana anterior, não podiam ser mais favoráveis à caça, sem chuva nem vento.

A hora do final da Montaria ia aproximando-se e já circulava a notícia de que havia animais abatidos e motivos de regozijo. Notícia confirmada na chegada dos monteiros ao Campo de Tiro, o local da concentração. Cinco animais abatidos, três deles de bom porte, destacando-se um navalheiro (macho).
César Melo, natural de Macieira (Mortágua) foi o autor do tiro certeiro que abateu o navalheiro, tornando-se no “homem do dia” e recebendo os cumprimentos dos colegas.
“Já ando nisto há mais de 20 anos, desde a primeira montaria realizada em Mortágua, nunca tinha abatido um navalheiro. É um troféu especial, todos os monteiros têm aquele sonho de um dia matar um navalheiro, da mesma forma que quando se escapa um também há aquela sensação de frustração. Estava no sítio certo e no momento certo, para além da atenção que é devida, porque estes animais são muito rápidos e se não for naquele instante perde-se a oportunidade”.

Naturalmente satisfeito estava também o Presidente da Direção da Associação, Hélder Batista: “Começámos bem estas Montarias, abateu-se um bom número de peças e quando assim acontece as pessoas saem satisfeitas, porque é esse o objetivo quando se vem para o monte. E ainda por cima apanhou-se um navalheiro, que é sempre um grande entusiasmo, porque não é algo que aconteça com frequência nas montarias”.

Terminadas as hostilidades no terreno, seguiu-se o tão desejado almoço, que constou de caldo verde e feijoada. Estes momentos de convívio e companheirismo são outro dos ingredientes e atrativos das Montarias e da Caça em geral, sendo aproveitados para partilhar conhecimentos e histórias passadas noutras montarias.

Em nome do Município, o Vereador Dr. Ricardo Pardal, agradeceu a presença de todos os participantes e especialmente dos que vieram de vários pontos do país e referiu que é sempre de bom grado que o Município se associa a este evento, relevando o seu contributo para a promoção e divulgação do concelho, não só a nível cinegético, mas também da sua gastronomia, do seu património, das suas paisagens, sem esquecer a tradicional hospitalidade beirã.

No final procedeu-se à entrega dos troféus e Leilão dos javalis. Três deles foram vendidos, rendendo à Associação a quantia de 255 euros, outro foi sorteado entre os participantes e finalmente um outro ficou reservado à Associação, sendo destinado à “festa das tasquinhas”.

As “Montarias de Mortágua 2013” têm o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Mortágua. A segunda Montaria realiza-se a 24 de fevereiro, estando já abertas as inscrições.





Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Abertura oficial da “Mortágua Viva”2022-08-10
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Velo Clube do Centro participa pela quarta vez na Volta a Portugal. Prova decorre de 4 a 15 de agosto.2022-08-04
Festa de Encerramento das Férias Ativas`20222022-08-01
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade