Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



“Conta Crescente Jovem”

2013-01-03
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Medida de apoio aos jovens, instituída pelo Município,
já abrangeu 106 beneficiários


Desde a entrada em vigor da Conta Crescente Jovem (CCJ), em 1 de janeiro de 2010, um total de 106 crianças/agregados familiares já beneficiaram deste fundo de apoio criado pelo Município.
No primeiro ano foram aprovados 38 processos de candidatura, no segundo ano 31 e no ano findo 37.
As condições de atribuição da Conta Crescente Jovem estão definidas em Regulamento Municipal específico que enquadra o acesso e os beneficiários do apoio.

A Conta Crescente Jovem tem como destinatários as crianças nascidas e registadas no concelho, constituindo um fundo de apoio, tipo conta-poupança, a favor dos jovens. Logo à nascença, o Município atribui uma verba de 100 euros, um gesto que se repete anualmente até a criança perfazer 18 anos. Daí a designação de conta “crescente”.

A CCJ só pode ser movimentada quando o jovem completar 18 anos de idade, beneficiando nessa altura não só do dinheiro depositado pelo Município como ainda dos respetivos juros.
“É um apoio aos jovens diferido no tempo, que tem um objetivo de longo prazo, pensando já hoje no futuro dos nossos jovens”, explica o Presidente da Câmara, que acrescenta: “Quando tiverem 18 anos, os jovens terão um depósito feito na sua conta de 1900 euros, acrescido dos respetivos juros. Nessa altura os jovens irão perceber melhor o significado deste gesto do Município, irão sentir que alguém investiu neles há alguns anos atrás, e certamente vão valorizar esse sinal nas suas próprias vidas, quando tiverem outras responsabilidades”.

Com base no atual número de beneficiários, a medida representa, para já, um compromisso financeiro do Município no valor de 201.400 euros, mas que será superior, considerando as crianças que venham a nascer e a aceder àquela Conta até ao final de 2013. O Município irá cativar a verba necessária que garanta o financiamento da medida no horizonte da sua vigência, o mesmo é dizer, até que cada jovem complete os 18 anos de idade.

O processo de candidatura à CCJ é bastante simples, consistindo no preenchimento de um requerimento (formulário) disponível na Secretaria da Câmara Municipal e na entrega de uma cópia dos documentos de identificação dos progenitores e do registo do recém-nascido, e uma declaração da respetiva Junta de Freguesia que ateste a residência dos requerentes na área do Município. O processo é voluntário, ou seja, depende da adesão dos pais.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade