Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Município distribuiu Cabaz de Natal por 41 famílias carenciadas

2012-12-14
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Proporcionar uma Consoada melhor e um Natal mais feliz
é o objetivo do gesto solidário


É um gesto que se repete há 19 anos. O Município procedeu à distribuição do Cabaz de Natal, que este ano contemplou 41 famílias carenciadas do concelho, num total de 116 pessoas.

Os beneficiários foram na sua maioria idosos que vivem sozinhos, com baixas pensões, problemas de saúde e elevadas despesas em medicamentos face aos parcos rendimentos auferidos, havendo ainda famílias monoparentais, famílias numerosas e famílias expostas ao fenómeno do desemprego involuntário, tendo em comum baixos rendimentos ou prestações sociais baixas.

Na seleção dos beneficiários, efetuada pelos Serviços Sociais do Município, foram ouvidas as instituições/entidades locais que trabalham na área social (Rede Social Concelhia), bem como os Presidentes de Junta de Freguesia, no sentido de referenciarem situações do seu conhecimento que pudessem ser abrangidas pela atribuição do Cabaz de Natal.

A composição do Cabaz de Natal, variável em função da número de membros do agregado familiar, integrou produtos alimentares básicos, como leite, óleo, azeite, massa, farinha, arroz, bolachas, além dos produtos tradicionais da quadra natalícia, o bacalhau e o bolo-rei.

Maria Célia, 75 anos, a viver sozinha, recebeu o Cabaz de Natal com um sentimento de alegria e ao mesmo tempo de alívio no coração. “Estava com falta de tudo, este Cabaz de Natal veio do céu”.
Com um pensão de 349 euros e vários problemas de saúde (coração, pulmões, cabeça) que consomem um terço daquele valor, conta, “eu nunca podia comprar estes produtos nem estas quantidades”. E adianta: “vai dar uma grande ajuda, não é só para a Consoada, é também para os outros dias, porque eu também sou muito poupada”. Com o bacalhau e o bolo-rei à mesa, antecipa, “o Natal vai ter mais alegria”.

O Cabaz de Natal é distribuído, de forma ininterrupta, desde 1994, tendo sido uma iniciativa pessoal do Presidente da Câmara. “é um ato simbólico associado à quadra que estamos a viver, proporcionando um pouco mais de conforto e bem-estar nesta quadra festiva, nomeadamente na Noite da Consoada, àquelas pessoas que mais precisam”.

Apesar de ser um gesto simbólico, adianta, “sabemos que tem um grande significado para as pessoas que o recebem, porque sentem que alguém se preocupa com elas, sobretudo numa época do ano em que a solidão e a ausência da família ganham maior intensidade”.
“Dentro do Cabaz de Natal vai sobretudo uma mensagem de solidariedade e de esperança”, sublinha.

Ao longo dos anos o número de cabazes distribuídos tem vindo a diminuir, para o que muito contribuiu a intervenção social articulada do Município e das Instituições de Solidariedade Social do Concelho, que permitiu erradicar muitas situações de pobreza e criar respostas sociais integradas, abrangendo domínios como habitação, saúde, educação, apoio social.

Este ano inverteu-se essa tendência, havendo um aumento do número de Cabazes de Natal. Segundo o Presidente da Câmara, "é um sinal claro dos efeitos da austeridade deste governo, que corta nas prestações sociais, aumenta os custos na saúde, lança diariamente pessoas para o desemprego, acentuando a pobreza e as desigualdades sociais. Felizmente existem as autarquias para ajudar as pessoas, mas mesmo essa ajuda o governo quer dificultar, asfixiando financeiramente os municípios e extinguindo freguesias”.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade