Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Plano Operacional Municipal (Defesa da Floresta)

2012-12-03
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Balanço final positivo num ano muito difícil em termos de risco

Terminado o chamado “período crítico” estabelecido no Sistema Nacional de Defesa da Floresta, que decorreu entre 1 de julho e 30 de setembro, o balanço final foi mais uma vez positivo, podendo-se falar de uma relativa normalidade face ao panorama que se registou a nível nacional. Apesar das condições atmosféricas terem sido de risco muito elevado na maior parte daquele período, o conjunto de ações e medidas que foram tomadas no âmbito do Programa Operacional Municipal revelaram-se eficazes, contribuindo para o objetivo principal de defesa, preservação e valorização da mancha florestal do concelho.
De acordo com os dados do Relatório anual, analisado no Conselho Municipal de Segurança, naquele período foram detetadas 6 ocorrências prontamente intervencionadas que totalizaram uma área afetada inferior a 1 hectare.

O Plano Operacional Municipal, que esteve em vigência entre 1 de janeiro e 30 de setembro, previu e implementou medidas e ações estruturais e operacionais com o objetivo de redução ou anulação de ignição de incêndios na área do concelho.
Durante os meses de julho, agosto e setembro, que corresponde ao período de maior risco, foram tomadas medidas especiais ao nível da prevenção, destacando-se o dispositivo de vigilância móvel, que funcionou 24 horas sobre 24 horas e com cobertura geral do território do concelho.

O dispositivo de vigilância contou com 13 elementos afetos ao Serviço Municipal de Proteção Civil e Defesa da Floresta, uma equipa de sapadores da Associação de Produtores Florestais, uma equipa do agrupamento de celuloses, uma equipa de vigilância florestal da Junta de Freguesia de Mortagua e uma Equipa de Intervenção Permanente dos Bombeiros de Mortágua.

Integraram ainda o Plano 29 meios complementares de apoio, como kits de 1ª intervenção, cisternas e máquinas de rastos provenientes das Freguesias, das Associações e do setor florestal privado.

À semelhança de anos anteriores, o dispositivo contou com a colaboração de 32 jovens no âmbito do Programa Municipal “JEF - Jovens Estudantes em Férias”, constituindo também uma forma de sensibilizar e envolver os jovens para as questões da proteção e preservação da floresta em geral e da floresta do concelho em particular.

Continuou-se a investir nas infraestruturas florestais, ao nível da abertura, manutenção e beneficiação de caminhos florestais e pontos de água. Grande parte deste investimento, de grande importância para a preservação e gestão da mancha florestal, foi executado ainda antes do “período crítico”, no inverno e na primavera.

Os dados mostram que é cada vez maior e mais evidente a atitude cívica e a adoção de comportamentos de proteção relativamente à defesa da floresta por parte da população em geral. A título de exemplo, este foi o ano em que foi detetado o menor número de fogueiras e queimas de sobrantes, situação que outrora obrigava a algum esforço e dedicação das brigadas em deslocações em avisos as populações. Os agentes que trabalham diariamente na floresta desempenham também um papel decisivo de dissuasão e vigilância. “Uma floresta trabalhada, vivida e valorizada é uma floresta protegida”, sublinha o Presidente da Câmara, que realça ainda a colaboração dos proprietários na cedência de terreno para abertura, alargamento e beneficiação da rede viária florestal. “Significa que as pessoas reconhecem que a floresta é um bem comum e uma riqueza do concelho, e que há um sentimento de responsabilidade individual na sua proteção”.
Segundo o Presidente da Câmara, a atual situação de crise do país “amplifica ainda mais a importância da floresta do concelho como fonte de rendimento e suporte das famílias”.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade