Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Construção da Casa Mortuária da Freguesia de Cortegaça é melhoramento concretizado

2012-11-22
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Decorreu no passado dia 17 a cerimónia de benção da Casa Mortuária da Freguesia de Cortegaça. A cerimónia, presidida pelo Pároco António Correia, serviu para assinalar o final das obras e contou com a presença de entidades municipais e dezenas de populares.
A construção do equipamento foi promovida pela respetiva Junta de Freguesia e veio dar resposta a uma das necessidades sentidas a nível da freguesia, que era a inexistência de um espaço de apoio às famílias que quisessem velar os corpos dos seus entes queridos.

Hoje em dia, ao contrário do que era habitual no passado, a maioria das pessoas prefere velar os corpos dos entes queridos fora de casa, nas capelas ou casas mortuárias, por razões que são compreensíveis.

“Desde que tomei posse como Presidente da Junta a minha primeira preocupação foi fazer um estudo das principais necessidades da freguesia e das pessoas, no sentido de definir prioridades e tomar decisões concretas. E esta obra social era justamente uma das necessidades que identificámos e que constava do nosso Plano de Atividades. Estamos todos de parabéns, Junta, Assembleia de Freguesia e a população em geral, por ser mais um objetivo concretizado”, afirmou o Presidente da Junta de Freguesia, José Oliveira.
Uma das preocupações na elaboração do projeto foi integrar no mesmo edifício instalações sanitárias de apoio à Casa Mortuária, à Igreja Matriz e ao Cemitério, dado que nem a Igreja nem o Cemitério possuíam esta valência de apoio. A Casa Mortuária está situada a meio caminho entre a Igreja Matriz e o Cemitério, daí a vantagem da sua localização.

O Presidente da Junta acrescenta que “o espaço está aberto a todos, independentemente da sua religião. O que se pretende é dar apoio às famílias, ajudando a minimizar a sua dor”.

A freguesia de Cortegaça é uma das quatro freguesias do concelho que corre o risco de ser anexada com a configuração territorial atual, caso a chamada Reorganização Administrativa Territorial Autárquica avance. O Presidente da Junta de Freguesia sublinha que neste momento a preocupação “é concluir as obras e projetos que temos previsto no plano de atividades até ao final deste mandato. Vamos esperar para ver o que vai acontecer, mas o trabalho tem que continuar”.

Município apoiou técnica e financeiramente

A obra representou um investimento na ordem dos 55 mil euros, tendo contado com o apoio da Câmara Municipal a nível técnico e financeiro. O edifício é constituído por sala mortuária, instalações sanitárias e cave de arrumos/apoio à sala mortuária.

O Município tem apoiado a construção deste tipo de equipamentos nas várias freguesias do concelho, considerando que se tratam de equipamentos necessários, nomeadamente porque muitas famílias não têm condições próprias para acolher os velórios em sua casa.

Nesse sentido, foi também já aprovado a atribuição de apoio à construção da Casa Mortuária da Freguesia do Sobral, cuja obra está a decorrer.





Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Iniciada a construção do Parque Canino junto aos passadiços da ribeira da Fraga2021-09-24
Arrancou novo ano letivo com a maioria dos alunos já vacinados2021-09-20
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade