Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Inauguração da sede da Associação Cultural e Recreativa da Lourinha de Cima

2012-11-13
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

A povoação da Lourinha de Cima viveu um dia de festa com a inauguração do edifício-sede da Associação Cultural e Recreativa local, no passado dia 10. Cerca de uma centena de pessoas testemunharam este momento simbólico que representa a realização de um sonho há muito acalentado e um motivo de orgulho para os habitantes locais, sendo ainda um melhoramento para a localidade e freguesia.

O Presidente da Câmara Municipal foi convidado a inaugurar o edifício-sede, tendo descerrado no interior uma placa que ficará a assinalar para memória futura este dia e acontecimento único na história desta jovem Associação, nascida apenas há dois anos. Entre a assistência encontravam-se ainda o Presidente da Assembleia Municipal, Vereadores, Presidente da Junta de Freguesia de Cortegaça, Técnicos do Município, além de representantes de empresas do concelho e outros convidados. Para além deste ato mais solene, a inauguração foi comemorada com um almoço-convívio, que reuniu todo o povo.

Após o descerramento da placa inaugural, o Presidente da Câmara proferiu algumas palavras, agradecendo o convite e elogiando a Associação “pela forma exemplar” como a obra foi pensada e concretizada, demonstrando “determinação, querer, vontade e espírito de liderança”.
E referiu que essa é uma premissa do Município quando decide apoiar projetos das associações: “que do outro lado estejam interlocutores com capacidade para fazer os investimentos e que deem garantias de uma boa gestão”. E deu conta da preocupação que o Município sempre teve, quanto às obras dos edifícios associativos, “de que comecem e sejam concluídas, não fiquem a meio”.

O Presidente da Câmara referiu que estas obras associativas são importantes para as populações, mas também para animar a economia local, dado que geralmente são pequenas empresas do concelho que são utilizadas na sua construção, dizendo: “é dinheiro que fica em casa”.
O Município, avançou, vai continuar a apoiar as associações a nível de infraestruturas, dando como exemplo o apoio recente que foi dado à Associação de Quilho e o apoio que está previsto para a remodelação do Centro Cultural da Marmeleira. “Há mais um ou dois projetos para apoiar, nós vamos fazê-lo até ao final do próximo ano”, asseverou.
Lembrou as muitas obras realizadas nas últimas duas décadas a nível de construção, beneficiação e ampliação de equipamentos associativos, e confidenciou. “começando a fazer o balanço, já são muitas inaugurações. São muitas porque efetivamente se fez muita coisa”.

O Presidente da Câmara partilhou ainda a sua preocupação e ansiedade com o que vai acontecer com as freguesias do concelho, no âmbito da chamada reorganização administrativa do território, tendo em conta que a freguesia de Cortegaça, a que pertence a povoação da Lourinha de Cima, é precisamente uma das que corre o risco de ser agregada. Já é conhecida a decisão da Unidade Técnica do Governo, que propôe a fusão das freguesias de Mortágua, Vale de Remigio, Almaça e Cortegaça. A Câmara Municipal, a Assembleia Municipal e as Assembleias de Freguesia, como é do conhecimento público, pronunciaram-se contra a extinção/agregação de qualquer freguesia.

O Presidente da Câmara, dirigindo-se ao presidente da Junta de Freguesia de Cortegaça, José Oliveira, deixou palavras de incentivo e de esperança: “por enquanto ainda é a Junta de Freguesia de Cortegaça e estamos cá até ao fim”. E adiantou. “Ainda tenho uma leve esperança de que esta reforma não vá para a frente”. Focou a ação que os municípios e as freguesias tiveram na transformação do país desde o 25 de abril: “a maior parte do desenvolvimento não teria chegado ao interior do país se não fosse o Poder Local!”. Para deixar no ar a pergunta: “O que vai acontecer às autarquias locais depois deste surto de progresso?”
No final, dirigindo-se à Associação, na pessoa do seu presidente, deixou palavras de estímulo, desejando ao mesmo tempo felicidades e os maiores sucessos na sua caminhada. “Aproveitem este espaço da melhor maneira, não desanimem, vamos caminhar em frente”, incentivou.

O Presidente da Direção, Amândio Lopes, agradeceu a todas as entidades, empresas e pessoas que apoiaram na realização da obra, destacando o apoio municipal “não só a nível financeiro mas também pela abertura que sempre tiveram connosco para resolver os problemas o mais rápido possível”.
A obra representou um investimento de cerca de 70 mil euros. A Câmara Municipal comparticipou financeiramente com 40 mil euros e deu apoio técnico, nomeadamente a nível de terraplanagens e arranjos exteriores. A Junta de Freguesia de Cortegaça também deu apoio financeiro e material. A restante verba resultou de apoios de empresas e de particulares, muitos dos quais da própria terra, e da angariação de dinheiro com as atividades desenvolvidas pela Associação, como o Passeio Todo-o-terreno, as festas de verão, a matança do porco à moda antiga.

Estruturalmente, o edifício desdobra-se em três pisos: 1ºandar, rés do chão e cave. No primeiro andar situa-se o salão principal, equipado com palco, no rés do chão o bar e balneários e na cave a zona de arrumos.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade