Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Atelier do Futuro

2005-05-27
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua
Com participação alargada de cidadãos
Atelier do Futuro teve o seu primeiro encontro


Realizou-se no passado dia 21, no Centro de Animação Cultural, o 1ºEncontro do Atelier do Futuro, subordinado à temática, “Recursos e Dinâmicas de Desenvolvimento”. A apresentação do Atelier do Futuro esteve a cargo do Dr. Walter Rodrigues e Dra. Dulce Moura, do Centro de Estudos Territoriais, Centro de Investigação associado do ISCTE (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa), e responsável pela elaboração do “Estudo Estratégias para a Juventude no Desenvolvimento Socio-Economico de Mortágua”, promovido pela Câmara Municipal. Nesse Estudo constavam os desafios que se colocam ao concelho, em prol do seu desenvolvimento, e entre várias medidas a desenvolver, propunha-se a criação de um Atelier do Futuro.
Cerca de 70 pessoas, na sua maioria jovens, oriundos de todas as freguesias do Concelho, participaram neste primeiro Encontro. Após a sua apresentação, os participantes foram distribuídos pelas áreas temáticas em que previamente se inscreveram, de acordo com o seu interesse pessoal ou profissional: Floresta e Agricultura; Indústria, Comércio e Serviços, Turismo; Desporto, Cultura e Natureza. Cada grupo de trabalho expôs as suas ideias, sugestões, conhecimentos e apresentou projectos/acções a desenvolver em cada área. Partindo da análise das condições existentes em cada área, em que foram discutidos, enumerados e hierarquizados os pontos fortes e fracos, procurou-se de seguida, construir um cenário desejável para o Concelho, tendo como horizonte temporal de referência o período que vai de 2006 a 2013, correspondente ao próximo Quadro Comunitário de Apoio.
Identificadas as condições desejáveis e as situações possíveis de intervenção, foram em seguida seleccionados dois projectos e acções passíveis de concretização. Para esses projectos foram definidos os objectivos, recursos, justificação da necessidade e condições para a sua execução. No final do Encontro, cada grupo apresentou uma síntese das conclusões de um intenso dia de trabalho em que não faltou motivação e ninguém deu conta do tempo a passar.
O Atelier do Futuro constitui-se, assim, como um grupo alargado de cidadãos, que através da partilha de interesses e conhecimentos, participem na construção de projectos que possam responder aos desafios do desenvolvimento do concelho. Trata-se de um projecto que apela à participação das pessoas, de um modo informal, mas empenhada, responsável e criativa, considerando que os cidadãos devem ser pro-activos na construção do futuro do concelho.

Afirma o Presidente da Câmara, Afonso Abrantes
“Temos que ser nós, os mortaguenses, a construir o futuro do concelho, não podemos estar à espera que os outros resolvam os nossos problemas ou que as soluções caiam do céu”

O Presidente da Câmara Municipal, Afonso Abrantes, esteve presente na apresentação e encerramento dos trabalhos. No final, mostrou-se muito satisfeito com a participação e os resultados alcançados: “Não me posso sentir mais feliz, vendo o interesse e a mobilização neste encontro, sobretudo dos jovens, que se dispuseram em conjunto e durante um dia a pensar o desenvolvimento do concelho. Um concelho que tem estes jovens só pode ser um concelho com futuro”. Afirmando ainda “o concelho criou condições essenciais ao seu desenvolvimento que nos permitiram chegar a este ponto e lançar agora o nosso olhar para outros desafios do desenvolvimento, como a inovação, a iniciativa e a competitividade do nosso tecido económico. Temos pela frente este grande desafio que é o de fixar os nossos jovens, que são um recurso estratégico e factor de desenvolvimento crucial. Como os próprios participantes aqui referiram, temos excelentes recursos humanos, temos um território vasto e rico em condições naturais, temos a água e a floresta, a nossa tarefa colectiva consiste em aproveitar, valorizar e desenvolver essas potencialidades. O próximo Quadro Comunitário de Apoio é decisivo e vai dar mais atenção ao investimento nas pessoas, na formação, na qualificação, é com esses factores que temos de nos preocupar cada vez mais, se não quisermos perder o comboio do desenvolvimento”.
Sublinhando, a finalizar, “o desenvolvimento futuro do concelho deve ser objecto do mais alargado consenso e comprometer todos neste projecto comum”.




Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município agradece a todos os que participaram e colaboraram na Mortágua Viva`20222022-08-17
Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados brilhou na Volta a Portugal 2022-08-16
Abertura oficial da “Mortágua Viva”2022-08-10
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade