Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Alunos de Mortágua participaram nas Jornadas do Empreendedorismo do Baixo Mondego

2012-10-24
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas de Mortágua (10º e 11ºano) participou no “Creativity & Innovation Challenge - Jornadas do Empreendedorismo do Baixo Mondego”, que decorre na Figueira da Foz, entre 22 e 26 de outubro. O evento, que envolve 500 alunos de 14 escolas dos concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal do Baixo Mondego, tem como objetivo «estimular o espírito de criatividade, iniciativa e o trabalho em equipa».

Coube aos alunos do concelho de Mortágua e de Penacova a abertura, no dia 22. Num longo e fascinante dia de trabalho, 20 equipas constituídas em simultâneo por alunos dos Agrupamentos de Mortágua e de Penacova participaram de forma entusiasmada na apresentação de soluções criativas ao desafio que lhes foi colocado:
“Nas áreas agrícola e florestal, concebe um produto ou serviço, que contribua para a fixação de pessoas, criação de riqueza e de emprego no teu concelho.

No final do dia, cada equipa fez uma apresentação da sua ideia perante um Júri, que os interpelou com questões relativas ao seu serviço ou produto.
A ajudá-los estiveram Professores de ambos os Agrupamentos de Escolas de Mortágua, Técnicos dos Gabinetes de Apoio ao Empreendedor dos dois concelhos e um conjunto de voluntários/consultores de negócio de diferentes áreas provenientes do tecido empresarial local e que prestaram um apoio imprescindível aos alunos.

Os Projetos dos jovens

Uma a uma foram surgindo 20 ideias de negócio maioritariamente criativas e que iam desde a produção das mais variadas culturas agrícolas, à indústria agroalimentar, à conceção de novas dinâmicas de cooperativismo agrícola, ao turismo em espaço rural, turismo equestre, agroturismo, consultoria e capacitação agrícola, design de equipamentos de madeira de eucalipto associados à tecnologia (exº proteção em madeira para ipad/telemóvel, pens com suporte em madeira …) à utilização de cabras em pastoreio para a limpeza de matas e simultânea transformação do leite em queijo, à utilização da resina para tratamentos medicinais.

A escolha do júri não foi fácil face à diversidade, criatividade e qualidade das ideias apresentadas.

Este foi um dia marcante em que os jovens dos concelhos de Mortágua e Penacova trabalharam no sentido de desenvolver competências interpessoais e empreendedoras, envolvendo-se e capacitando-se para o mundo empresarial e do trabalho.

Esta iniciativa faz parte de um programa mais vasto de ações que a CIM-Baixo Mondego está a implementar, envolvendo as escolas, e que visam estimular os jovens para uma “cultura de empreendedorismo”.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Velo Clube do Centro participa pela quarta vez na Volta a Portugal. Prova decorre de 4 a 15 de agosto.2022-08-04
Festa de Encerramento das Férias Ativas`20222022-08-01
Equipa Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados dominou a 20ª edição do Grande Prémio de Ciclismo de Mortágua - Pedro Silva, conquistando as camisolas Amarela, Azul e Verde.2022-08-01
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade