Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Ciclo local de capacitação do empreendedorismo - Da Ideia ao Negócio

2012-10-17
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Iniciativa promovida pela Rede Regional de Apoio ao Empreendedor, no Ninho de Empresas

Decorreu no passado dia 16, no Ninho de Empresas de Mortágua, uma ação de capacitação do empreendedorismo, inserida na Rede Regional de Suporte ao Empreendedorismo, uma iniciativa da CIM-Baixo Mondego.

A sessão teve início com a apresentação da iniciativa da Rede Regional, a cargo da Dra. Maria da Conceição Moura, técnica da CIM - Baixo Mondego. Esta Rede, constituída pelos dez municípios da CIM-Baixo Mondego, entre os quais o Município de Mortágua, corresponde a um sistema de resposta regional expedito para apoiar, orientar e encaminhar todos aqueles que pretendam investir na região.

De seguida foi feita a apresentação do Gabinete Municipal de Apoio ao Empreendedorismo, que funciona no Ninho de Empresas. Este Gabinete funciona como balcão direto de atendimento e de encaminhamento das ideias de negócio para as entidades de apoio locais e regionais.
O IEBA - Centro de Iniciativas Empresariais e Sociais, é uma das entidades regionais parceiras no projeto, disponibilizando apoio especializado aos empreendedores.

Esta ação local, denominada da “Ideia ao Negócio”, contou com a presença de quinze pessoas, na sua maioria jovens naturais do concelho que estão a lançar-se na criação do seu próprio projeto empresarial.
Nesta sessão foram analisados e discutidos os vários passos desde a ideia ao negócio, as características dos empreendedores e os pontos críticos da elaboração de um Plano de Negócio, permitindo aos intervenientes apresentar os seus projetos, esclarecer dúvidas, trocar ideias, ouvir opiniões. Foi tomado como exemplo prático a empresa Mundicrescente, sediada em Mortágua, tendo um responsável da empresa dado o seu testemunho sobre o processo de criação da empresa e o seu desenvolvimento inicial.
A Mundicrescente dedica-se à comercialização de produtos de higiene e limpeza, vestuário e fardamento profissional. A empresa instalou-se em 2008 no Ninho de Empresas de Mortágua, e ano para ano o volume de negócio tem vindo a crescer. As previsões para este ano são novamente de crescimento. Entretanto associou-se a outras empresas e estendeu a sua área de negócio, constituindo um pequeno grupo económico.



Partindo da sua experiência pessoal, o Eng.Armando Ferreira, sócio-gerente da Mundicrescente, deixou alguns conselhos para quem está a começar: “nunca pensar em fazer um crescimento muito rápido, mas crescer de uma forma sustentável”. O dinheiro é um fator importante no arranque de um negócio, mas pode não ser o fator determinante, disse: “Muitas vezes o investimento fundamental está nas pessoas, nos conhecimentos técnicos, na experiência. Isso também é investimento”.
A elaboração de um Plano de Negócio, considerou, é um bom princípio: “deve-se pedir ajuda a uma entidade especializada, porque tem dados e ferramentas que nós não temos e tem toda uma experiência e know-how que nos pode ajudar”.

Foram ainda divulgadas informações a nível de apoios regionais e locais ao empreendedorismo e outras ferramentas a que os empreendedores podem recorrer, nomeadamente sites especializados.

Como dissemos, a sessão contou com a presença de jovens que estão a pensar abrir um negócio e outros que estão já numa fase mais avançada de arranque da empresa.
É o caso de Miguel Alves, um jovem de 20 anos, natural da Sobrosa, que está a iniciar um projeto empresarial na área da produção de frutos vermelhos. “E um mercado que está agora em alta, acho que é uma boa oportunidade de negócio”, conta.

Adquiriu terrenos mas não sabia que podia aceder a apoio financeiro para esse fim. “Fui informado nesta sessão que posso ter apoio também para a aquisição dos terrenos. Vou agora procurar saber desse financiamento. Só por isso já foi muito útil ter vindo a esta sessão”.

Miguel Ramos, da Sociedade Portuguesa de Inovação, que dinamizou a sessão, referiu que há muitos jovens que têm o sonho de abrir um negócio, mas advertiu que esse passo tem que ser muito bem analisado e ponderado: “é preciso ser realista e objetivo. Sem dúvida que é importante o gosto, a paixão, o acreditar, a qualificação profissional, mas há que ter em atenção aspetos económicos, como o mercado, os canais de comercialização. As empresas têm que dar lucro”.

À tarde realizou-se uma outra sessão, denominada “Desafio de Criação de Ideias”. Tratou-se uma sessão de criatividade, essencialmente prática, focalizada na análise concreta de oportunidades de negócio.

No final foi feita a divulgação do Concurso Municipal de Empreendedorismo, outra das atividades previstas na Rede Regional de Suporte ao Empreendedorimo. As candidaturas estão a decorrer até ao dia 12 de dezembro, podendo ser obtidas mais informações no Gabinete Municipal de Apoio ao Empreendedorismo.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade