Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Educação 



Coordenadora Nacional de Bibliotecas Escolares visitou bibliotecas da rede concelhia

2012-10-15
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

No âmbito do “Mês Internacional das Bibliotecas Escolares”.

A Coordenadora Nacional do Programa Rede de Bibliotecas Escolares e Comissária-Adjunta do Plano Nacional de Leitura, Dra. Teresa Calçada, efetuou no passado dia 12 uma visita às bibliotecas da Escola Secundária, EB2,3, Centro Educativo e à Biblioteca Municipal, que constituem a rede concelhia de bibliotecas. A visita realizou-se no contexto do “Mês Internacional das Bibliotecas Escolares”, que se assinala este mês e subordinado ao tema “Biblioteca Escolar: uma chave para o passado, presente e futuro”.

No roteiro pelas várias bibliotecas a Coordenadora Nacional esteve acompanhada pela Coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares, Dra. Helena Duque, pelo Vereador Municipal, Dr. Ricardo Pardal, pelo Presidente do Agrupamento de Escolas de Mortágua, Dr. Rui Parada, além de elementos da Direção do Agrupamento e Professores.

A Coordenadora Nacional teve oportunidade de conhecer in loco não só os espaços, as condições funcionais, a oferta bibliográfica disponibilizada, mas também as atividades e projetos desenvolvidos no âmbito da promoção da leitura e das diferentes literacias.


E foi surpreendida com alguns momentos protagonizados pelos alunos, como a leitura de poemas na Escola Secundária e uma dramatização alusiva ao tema do “Mês Internacional das Bibliotecas Escolares”, através da recriação de uma escola do passado e das famosas “Lições do Tonecas”, no Centro Educativo. Uma representação muito bem ensaiada e conseguida, que deixou toda a gente animada. De seguida, duas alunas, a Beatriz e a Edna, ambas do 4ºB, fizeram de cicerones e guiaram os presentes até ao presente e futuro, mostrando as salas da biblioteca onde os livros convivem com as novas tecnologias de informação e comunicação.

No mesmo Centro Educativo estava ainda patente uma interessante exposição fotográfica que retratava o “passado, presente e futuro” do sistema de ensino no concelho, desde as décadas de 30 até aos nossos dias, recordando os tempos em que havia escolas femininas e masculinas, passando pela chegada da Internet à escola, a introdução do ensino do Inglês e da Música, finalizando no atual Centro Educativo, que simboliza o futuro.

O roteiro terminou com uma visita à Biblioteca Municipal, onde a Coordenadora Nacional teve oportunidade de tomar contacto com os serviços ali prestados ao público e as atividades em torno da leitura que a própria biblioteca desenvolve. Pôde também observar uma exposição temporária sobre Tomás da Fonseca.


No final a Coordenadora Nacional estava muito bem impressionada com o que viu:” um conjunto de bibliotecas bem montadas, com um bom acervo documental, entre livros e material multimédia, a funcionarem com alegria, com bom ambiente de trabalho, com a participação de professores e funcionários. É um contentamento, eu só posso dizer obrigado à autarquia, aos professores e às escolas”.

Segundo nos referiu a Dra. Teresa Calçada, as bibliotecas escolares são locais de leitura e conhecimento abertos a todos os suportes que possam atingir o seu objetivo: “a leitura e o conhecimento fazem-se hoje não só em suporte de papel, mas também em suportes digitais, e os alunos têm de estar capacitados, têm de ter competências para a aquisição de informação e conhecimento em todos os suportes que são próprios do tempo deles. As bibliotecas hoje são híbridas”.
Mas se as novas tecnologias, como a Internet, trazem facilidades, alertou, “ isso não exclui uma competência primeira e transversal que é ler bem, ler mais, ler melhor, ler com treino, ler com fluência, e nos mais pequenos deve-se fazer também e sobretudo com livros”, afirmou.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município assegura Creche gratuita a partir deste ano letivo2022-09-13
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Festa de Natal da Escola Básica veio até à “Vila Natal”2019-12-17
Homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen. Crianças do Ensino Básico assistiram ao espetáculo “Para Ti, Sophia”, numa produção da ACERT.2019-05-09
Semana Europeia do Desporto Escolar em Mortágua 2022-09-30
Câmara Municipal reuniu com restaurantes aderentes ao XIII Fim de Semana da Lampantana2022-09-29
Novo Reservatório reforça abastecimento de água às povoações da Sobrosa e Vila Meã da Serra2022-09-26
Lançado concurso para a nova Praça de Táxis 2022-09-26
Município fixa IMI na taxa mais baixa e devolve totalidade da participação no IRS. Famílias com filhos beneficiam ainda de dedução em sede de IMI 2022-09-26


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade