Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



7 empresas de Mortágua entre as 100 maiores do distrito

2012-10-12
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Ranking elaborado com base no volume de negócios em 2011

Sete empresas sediadas em Mortágua constam do ranking das 100 maiores e melhores empresas do distrito em 2011, tendo por base o volume de negócios registado. O ranking foi publicado pelo semanário Jornal do Centro, na sua edição de 4 de outubro, na qual dá a conhecer a listagem geral das 100 maiores e melhores empresas do distrito, as maiores empresas por setores e por indicadores económicos e o ranking de excelência, que elege as dez melhores empresas do distrito numa avaliação global de quatro fatores.
As sete empresas referenciadas no rankink são a FHC - Farmacêutica (12º lugar), Pellets Power (29º lugar), Aguieira Florestal (48ºlugar), Supermortágua - Supermercados (69º lugar), TRIA (73 lugar), Labialfarma (77ºlugar) e a Overpharma (82º lugar). No seu conjunto estas sete empresas representaram em 2001 um volume de negócios de 143.257.917 euros e 366 postos de trabalho.

Na análise por indicadores, destaca-se a Pellets Power, empresa de transformação de madeira para fins energéticos, situada no Pólo industrial do Freixo, que ocupa o 8º lugar entre as dez maiores exportadoras do distrito, com um valor de exportação de 22.931.119 euros, o que representa 96,7% do volume de negócios.
A FHC ocupa o 6º lugar em termos de resultado líquido e a empresa Supermortágua-Supermercados o 7º lugar em termos de rentabilidade de capitais próprios.

Na análise por setores, a FHC ocupa o o 2º lugar entre as dez maiores do distrito no setor dos Medicamentos e Produtos Farmacêuticos, a Pellets Power o 9º lugar no setor da Indústria e a TRIA o 14º lugar na área da Engenharia e Construção. No setor do Comércio, as empresas Aguieira Florestal e Supermortágua-Supermercados ocupam, respetivamente, o 5º e 11ºlugar.
É de referir ainda que praticamente todas as empresas de Mortágua mencionadas no ranking (à exceção de uma), registaram um crescimento de volume de negócios de 2010 para 2011, o que não pode deixar de relevar-se no atual contexto económico do país.


FHC - Farmacêutica no ranking de excelência
As dez melhores do distrito


Para além do ranking das 100 maiores e melhores, foi elaborado um ranking de excelência para apurar as dez melhores empresas do distrito considerando a avaliação global de quatro fatores: crescimento de volume de negócios, proporção das exportações no volume de negócios, autonomia financeira e rentabilidade dos capitais próprios. A empresa FHC, situada no Parque Industrial de Mortágua, ocupa o 7º lugar desse ranking.


Presidente da Câmara destaca o contributo do tecido empresarial local para as exportações e para a criação/manutenção de emprego

O Presidente da Câmara enaltece a forma como as empresas e os empresários instalados no concelho têm conseguido, com muito trabalho, esforço e criatividade, contornar as dificuldades geradas pela crise económica interna e estão a apostar no mercado externo, com resultados positivos evidentes.
“Temos empresas com uma grande vocação exportadora, alguma delas exportam quase tudo o que produzem, isso é muito importante para a sua sustentabilidade e crescimento, sobretudo numa altura como esta em que há uma profunda retração do mercado interno”.
O Presidente da Câmara lembra ainda o facto de várias empresas do concelho terem sido distinguidas, nos últimos anos, com o estatuto PME Excelência e PME Líder, atribuído pelo IAPMEI, pelo seu bom desempenho económico.
Para além do seu contributo para o desenvolvimento económico e exportações, a sustentabilidade do tecido empresarial local tem sido fundamental para a criação e manutenção de emprego.
“Felizmente o nosso tecido empresarial tem sabido resistir a esta crise, e não estamos tão mal comparativamente a outros concelhos da região e do país. Os números oficiais do desemprego refletem essa realidade, pois continuamos a ter, desde há vários anos, a mais baixa taxa de desemprego dos quatro concelhos da área do Centro de Emprego de Tondela. O grande mérito é das nossas empresas e dos nossos empresários, e o Município tem-lhes dado todo o apoio e incentivo, assumindo-se como um interlocutor e parceiro ativo quer na resolução dos seus problemas quer no desenvolvimento de novos projetos e investimentos”, afirma.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade