Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



CIM-Baixo Mondego apresentou iniciativa “Construir Futuros”

2012-10-11
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Iniciativa visa promover e apoiar o empreendedorismo nos dez concelhos da CIM- Baixo Mondego. Mortágua é um dos concelhos onde vai ser implementado.

Foi apresentada no passado dia 9 a iniciativa “Construir Futuros”, promovida pela CIM-Baixo Mondego e integrada na Rede Regional de Apoio ao Empreendedor (iniciativa apoiada pelo Programa Operacional Regional do Centro). Esta Rede, constituída pelos dez municípios da CIM-Baixo Mondego, entre os quais o município de Mortágua, pretende apoiar, orientar e encaminhar os empreendedores, desde a ideia até à concretização do projeto empresarial, e desenvolver outras ações que estimulem o empreendedorismo.

A iniciativa prevê várias medidas de incentivo e apoio ao empreendedorismo, como a instalação de Gabinetes de Apoio ao Empreendedor em cada um dos dez concelhos e a criação de um Manual regional de apoio ao empreendedorismo. O Gabinete de Apoio ao Empreendedor, no caso de Mortágua, encontra-se já a funcionar no Ninho de Empresas.
As ideias de negócio vão poder contar com o acompanhamento de vários parceiros locais e regionais. Um desses parceiros é o IEBA – Centro de Iniciativas Empresariais e Sociais, sediado em Mortágua.

Está também previsto, em cada município, a realização de ciclos locais de capacitação do empreendedorismo, visando o esclarecimento e apoio a empreendedores locais sobre questões basilares para a construção de um negócio e de Desafios de Criação de Ideias focalizadas nas oportunidades reais existentes em cada município.
A primeira destas sessões locais, aberta ao público em geral, realiza-se já no próximo dia 16 de outubro (terça-feira), no Ninho de Empresas (9h00-13h00 e 14h30-18h00).

O projeto “Construir Futuros” tem a duração prevista de dois anos, mas a ideia é que depois desse tempo fiquem criadas estruturas capacitadas para continuar a apoiar os empreendedores.


  • Concurso Municipal de Empreendedorismo

    Outra das iniciativas é o Concurso Municipal de Empreendedorismo, que decorre até dezembro e irá premiar a melhor ideia de negócio em cada município. O concurso é aberto a candidaturas de projetos oriundos dos diferentes setores económicos. As ideias que consubstanciam os projetos deverão ser originais e os projetos devem incidir sobre uma área geográfica específica - um dos concelhos do Baixo Mondego. Os prémios serão não-pecuniários, sendo atribuída consultoria de apoio à elaboração do plano de negócio, num máximo de 40 horas, das quais 20 presenciais.
    Os vencedores, um por cada município, serão anunciados em janeiro/fevereiro de 2013.
    (Inscrições e informações no site www.baixomondego.pt

  • Escolas também vão ser envolvidas
    Sensibilizar os alunos para uma cultura de empreendedorismo


    Uma das vertentes mais importantes do projeto é o Programa de Empreendedorismo nas Escolas, dirigido aos jovens das escolas secundárias e profissionais, estimulando a criatividade e capacidade de iniciativa de cada um para o exercício da liberdade e responsabilidade na economia e na sociedade em geral.

  • Um exemplo de empreendedorismo – Endiprev (Mortágua)
    Na sessão foram ainda apresentados dois exemplos de empreendedorismo de sucesso na área de influência da CIM-Baixo Mondego, um dos quais localizado em Mortágua.
    A Endiprev é uma empresa constituída por cinco jovens ( 3 de Mortágua, 1 de Torres Novas, 1 de Vila Nova de Paiva), que após terminarem a sua formação universitária, decidiram juntar-se e criar o seu próprio negócio e emprego. Em 2009 instalaram-se no Ninho de Empresas de Mortágua, beneficiando dos incentivos concedidos pelo município para novos projetos empresariais. Entretanto a empresa cresceu a olhos vistos e hoje conta já com 20 trabalhadores.
    Atuando na área dos serviços de engenharia eletrotécnica de apoio a energias alternativas, nomeadamente a éolica, a perspetiva é que a exportação venha a atingir 70 por cento do volume de negócios em 2012.


  • Direitos de autor reservados
    ImprimirImprimir

      Outras notícias
    Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
    Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
    Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
    Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
    Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
    Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
    Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
    Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
    Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
    Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


    Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade