Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Apresentação do Livro " Religião, República, Educação - Antologia"

2012-10-02
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Obra reúne textos do escritor mortaguense Tomás da Fonseca

Realizou-se no passado dia 28 de Setembro, sexta-feira, na Biblioteca Municipal de Mortágua, a apresentação do Livro Tomás da Fonseca " Religião, República, Educação - Antologia ", numa iniciativa promovida pelo Município. A apresentação esteve a cargo do historiador Luís Filipe Torgal, responsável pela organização e prefácio do livro, publicado pela editora Antígona.

A sessão começou com as boas vindas dadas pelo Dr. Ricardo Pardal, em representação da Câmara Municipal, seguindo-se palavras do editor da Antígona. Religião, República, Educação é uma antologia essencial para aprofundar a extensa e impressionante produção literária do republicano Tomás da Fonseca. A diversidade de forma e de fundo que os seus textos ostentam coaduna-se, porém, com a emergência de três temas fundamentais e absolutamente complementares na obra do autor: a ideologia religiosa, política e educativa.

A apresentação do livro foi complementada com vários momentos de animação, desde o teatro à música, com referência à obra literária de Tomás da Fonseca e ao seu percurso republicano, tendo incluído uma pequena dramatização do livro "Cartilha Nova", feita por duas jovens, Rita Nobre e Estela, e a interpretação de Fados da República, pela voz de Celso Portugal, acompanhado à guitarra portuguesa por Paulo Melo e Ricardo Vicente à viola.

A apresentação contou com a presença do Dr. Henrique Salles, um dos netos mais novos de Tomás da Fonseca, que confidenciou algumas histórias de família, deixando um retrato mais pessoal do seu avô, certamente o lado menos conhecido do público. Recordou um homem bondoso, cordial, sereno, ao mesmo tempo um cidadão contundente e firme nas suas ideias, na defesa da liberdade, verdade e dignidade humana. E considerou esses valores morais, éticos e humanos, o maior legado que lhe deixou.
No final da sua breve intervenção fez questão de entregar ao Município vários livros e manuscritos que tinha no seu espólio, pertencentes ao seu avô.

Refira-se que até ao final do mês de Outubro, a Biblioteca Municipal tem em exposição livros, cartas e manuscritos do escritor Tomás da Fonseca, que integram o seu acervo documental.
Tomás da Fonseca (1877-1968), natural das Laceiras, freguesia de Pala, foi uma personalidade de destaque no meio intelectual e político da sua época. Espírito brilhante e tribuno exímio, desde muito cedo se evidenciou na defesa das ideias liberais e depois do regime republicano. Teve um papel preponderante na geração que fez a República, pelo seu feitio combativo.
Bateu-se contra o regime autoritário do Estado Novo, chegando mesmo a ser preso por várias vezes. Pugnou pela laicização do Estado. Ficou famosa a sua polémica com João de Deus Ramos sobre o ensino religioso nas escolas. Os seus livros foram alvo de censura e proibição.

Foi chefe de gabinete do Ministro do Fomento, Dr. António Luís Gomes, deputado à Assembleia Constitucional, senador pelo distrito de Viseu. Participou na reforma do ensino primário e normal e a nível local na criação das Escolas Livres que tinham como finalidade promover a literacia em toda a população, combatendo o analfabetismo que grassava nessa altura. Mais tarde ajudou a fundar o Circulo de Leitura, uma espécie de biblioteca pública que visava a promoção do livro e o gosto da leitura nos seus associados.

Tomás da Fonseca foi uma personalidade de grande dimensão humana e cívica, um humanista e um universalista que sempre acreditou que só a liberdade e um espírito livre podem conduzir ao progresso humano e das nações.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade