Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Entrega de diplomas de conclusão do Secundário e Prémios de Mérito aos melhores alunos

2012-10-01
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Decorreu no passado dia 28, no polivalente da Escola Secundária, a cerimónia pública de entrega dos diplomas aos alunos que concluíram o 12º ano e dos Prémios de Mérito aos melhores alunos do Ensino Básico e Secundário.
A cerimónia contou com a presença do Diretor do Agrupamento de Escolas, Presidente do Conselho Geral, Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação e Presidente da Associação de Estudantes. Na assistência encontravam-se Alunos, Pais, Professores e Funcionários.
O Presidente da Câmara marcou também presença, à semelhança do que tem aliás acontecido em todas as anteriores cerimónias do Dia do Diploma.
Coube ao Diretor do Agrupamento de Escolas, Prof. Rui Parada, dar as boas vindas a toda a comunidade educativa. A cerimónia teve início com a entrega do prémio aos jovens que venceram o concurso para a criação do novo logotipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua.

  • CONCURSO PARA O LOGÓTIPO DA ESCOLA

    Daniel Silva e Roberto Cardoso



    A Presidente do Conselho Geral, Prof. Fátima Potró, afirmou que este dia especial celebra o início de uma nova etapa no percurso dos alunos finalistas. E afirmou, emocionada, “os alunos deixam a sua marca, não são mais uns que partem ou que por cá passam, deixam saudades”.


    Afirmou Presidente da Câmara, na sua intervenção
    “Para além de bons alunos, é importante formar bons cidadãos”


    O Presidente da Câmara felicitou os alunos que concluíram esta etapa do seu percurso escolar e os alunos premiados. Por outro lado, manifestou a sua satisfação por se ter alterado a hora da cerimónia para a noite, permitindo que toda a comunidade educativa esteja presente. Na opinião do Presidente da Câmara, “estes momentos devem ser valorizados” e merecem a maior participação da comunidade educativa.

    Para além dos prémios de mérito, destacou ainda a atribuição do prémio de Louvor, que distingue os alunos a nível da cidadania, participação cívica e social. Dizendo:“ é importante que os alunos sejam aplicados nos estudos, mas também que tenham outros valores, que são importantes para a sua formação como cidadãos”. Duas jovens receberam este prémio, pelo apoio que deram ao longo do ano letivo a uma colega com mobilidade reduzida.

  • PRÉMIO DE LOUVOR POR COMPORTAMENTO MERITÓRIO

    Cátia Alexandra Cordeiro dos Anjos e Cristiana Filipe Pereira



    Citou também o exemplo do jovem Nuno Pardal, que recebeu o prémio de melhor aluno do Ensino Secundário. “Além de ser um brilhante aluno, sempre desenvolveu uma participação cívica ativa em diversas atividades. É também um bom exemplo do que é preciso que todos sejamos”.

    O Presidente da Câmara felicitou ainda a Associação de Pais, pela sua iniciativa de valorizar o mérito dos alunos, dando um sinal de que está atenta e empenhada na construção de um futuro melhor para os nossos jovens.

    Dirigindo-se aos jovens, falou das dificuldades que são conhecidas e das incertezas que pairam no horizonte, para lhes dizer: “é preciso acreditar no futuro, que cada um acredite que é uma parte do sucesso próprio, da comunidade e do país, e que tenhamos consciência que é nestes momentos difíceis que temos todos, mas todos sem exceção, a obrigação de fazer um esforço ainda maior para sermos capazes de realizar os sonhos de cada um. O futuro que vos espera exige muito mais do que exigiu à minha geração e ás gerações que a precederam, porque a realidade é muito diferente”.


    No final deixou um apelo ao empenho, ao querer e à vontade dos jovens, para continuarem nos estudos ou no trabalho, a ser sempre os melhores. E a ser os melhores, não apenas no sentido de bons alunos, mas também como cidadãos, que se preocupam com os outros e com a sociedade”, afirmou.

    O Presidente da Câmara comentou também o facto de uma boa parte dos alunos dos Cursos Profissionais do Secundário estarem já colocados em empresas do concelho e da região. “Há muito tempo que eu vinha a defender a importância destes cursos, que a escola se abrisse à comunidade, e os resultados são agora bem evidentes. “Os meus parabéns ao Agrupamento de Escolas, por ter estado atento e por ter criado respostas em duas áreas muito importantes, como são a Climatização e Frio, onde há falta de técnicos, e na área das Análises Laboratoriais, dando uma resposta imediata ao mercado local de trabalho. São cursos que vão ao encontro das necessidades do tecido empresarial do concelho”.

  • Associação de Pais entregou “PRÉMIOS DR. ASSIS E SANTOS”

    Pelo segundo ano consecutivo, a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Concelho de Mortágua entregou os “Prémios Dr. Assis e Santos” aos melhores alunos do 4º, 6º, 9º e este ano, pela primeira vez, também do 12º ano. O prémio teve o valor individual, igual para todos, de 50 euros.

    André Matos Simões Santos - 4º ANO
    Rui António Martins da Costa - 4º ANO
    Beatriz Mateus da Fonseca - 6º ANO
    João Miguel Fernandes Martins - 6º ANO
    Ângelo Xavier Mateus Gomes - 9º ANO
    Nuno David Dias Pardal - 12º ANO
    Maria Inês Santos Silva - 12º ANO

    A Presidente da Associação de Pais, Paula Cordeiro, afirmou que os Pais e o concelho devem sentir orgulho no ensino que se faz em Mortágua. “Acho que nós somos muito privilegiados, temos uma excelente qualidade de ensino, condições físicas excelentes e dou muitas vezes a nossa escola como exemplo”.

  • PRÉMIO DE MÉRITO E LOUVOR “Tinos”

    Nuno David Dias Pardal

    Prémio anual oferecido por casal de Mortágua
    tem o valor pecuniário de 1000 euros



    Para além dos prémios habituais, a cerimónia ficou marcada por uma surpresa e boa notícia. Um casal bem conhecido da nossa praça, Abraltino Lobo e Albertina Lobo, mais conhecidos por “Tino e Tina Lobo”, decidiram atribuir, anualmente, um prémio monetário no valor de 1000 euros ao melhor aluno do 12 º ano. A noticia foi recebida ao mesmo tempo com estupefação, entusiasmo e uma forte ovação. O jovem Nuno Pardal, do Curso Científico-Humanísticos, foi o primeiro jovem a ser contemplado com este prémio, que tem a designação de Prémio de Mérito e de Louvor “Tinos”.
    “É nossa vontade que este prémio perdure por muitos anos, para além do nosso desaparecimento, e os mecanismos estão criados para que ele tenha continuidade”, referiu Tino Lobo.

    A este propósito, o Presidente do Agrupamento de Escolas referiu o entusiasmo, a força e o querer demonstrados pelo casal quando foi abordado sobre o assunto. ”Não podia recusar”, afirmou.
    O Presidente da Câmara enalteceu o gesto e afirmou que só era surpresa para quem não conhece o exemplo de vida, de trabalho e os valores solidários que foram sempre lema de vida do casal. O facto de terem decidido entregar o prémio não a uma instituição qualquer, mas a jovens estudantes, enfatizou, demonstra a sua preocupação com o futuro dos jovens. E fez votos de que este exemplo seja seguido por outros, seja nesta área da Educação ou noutras.



  • Direitos de autor reservados
    ImprimirImprimir

      Outras notícias
    Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
    Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
    Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
    Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
    Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
    Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
    Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
    Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
    Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
    Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


    Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade