Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Educação 



Centro Educativo de Mortágua

2012-09-14
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Novo ano escolar começou para 400 crianças

Novo ano escolar teve ontem início para as 400 crianças (145 do Pré-Primário e 255 do 1ºCiclo) que este ano letivo vão frequentar o Centro Educativo de Mortágua.
Á chegada à escola, os alunos e pais tinham à sua espera o Diretor do Agrupamento de Escolas e restantes elementos da Direção e representantes da autarquia local, a dar as boas vindas e a assegurar a normalidade da abertura de mais um ano letivo.
“Apraz-nos registar que foi um início de ano letivo marcado por uma total normalidade, muito tranquilo, sem sobressaltos, decorreu tudo conforme planeado nas reuniões preparatórias que foram realizadas entre o Município, o Agrupamento de Escolas e a Santa Casa da Misericórdia, que são as entidades diretamente envolvidas na gestão do equipamento”, refere o Presidente da Câmara.

Lembramos que o Centro Educativo entrou em funcionamento no ano letivo anterior, passando a reunir num espaço único e integrado todas as crianças do Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho, além da Creche. O Presidente da Câmara faz a comparação com esse primeiro dia de aulas:“ estávamos de certeza mais ansiosos e preocupados, porque era a mudança para um espaço novo, maior, com muitos mais alunos, uma rede de transporte concebida de raiz”. Este primeiro ano de funcionamento, adianta, “serviu também para corrigir aspetos que achámos podiam ser melhorados e este primeiro dia de aulas normalíssimo reflete também a análise e o trabalho conjunto que foi feito no sentido de otimizar o funcionamento dos serviços”.

O ambiente de completa normalidade e tranquilidade que marcou este primeiro dia de aulas, mais parecendo um dia de aulas igual a qualquer outro, também significa que a adaptação e a integração de todos os atores educativos (professores, alunos, funcionários, pais), volvido um ano de funcionamento, foi bem sucedida.


Por outro lado, a esmagadora maioria das crianças já conhece o espaço, o seu funcionamento, as rotinas, nomeadamente as que vão do Pré-Escolar para o 1ºCiclo. Esta é uma das grandes vantagens do Centro Educativo, reconhece o Presidente da Câmara: “Desde a Creche até ao fim do 1ºCiclo, as crianças frequentam o mesmo espaço físico e ambiente escolar. No caso das crianças da Pré e do 1ºCiclo, há inclusive a partilha do próprio transporte escolar e de algumas atividades extracurriculares. Há uma continuidade e convivência que favorece essa integração dos alunos, de um nível para o outro”.

Crianças regressaram às aulas com vontade e entusiasmo

O primeiro dia de aulas é sempre um dia especial para as crianças...e para os pais. Para algumas significa a entrada no mundo das letras e dos números pela primeira vez, para outras é simplesmente o regresso à escola, após um período prolongado de férias.
Á entrada dos portões da escola, o semblante das crianças dizia tudo: sorrisos estampados nos rostos, visivelmente felizes e entusiasmadas com o regresso às aulas. Depois vinha o reencontro com os colegas, os abraços de funcionários e professores.

Foi o caso da Eva Almeida, 8 anos, que vai para o 3º ano. “Acordei com muita vontade de voltar às aulas, para estar outra vez com os meus amigos”. E confessa: “Só custou um bocadinho levantar cedo, porque nas férias estava habituada a acordar mais tarde”.
A Débora Gabriela, 8 anos, vai frequentar o 4º ano. Também ela já tinha saudades de estar com os colegas da escola: “Já estava a ficar cansada das férias, queria muito que começassem as aulas”.
A Inês Garcia, 7 anos, contou-nos que até sonhou com o regresso às aulas. A ansiedade pelo início das aulas teve um motivo adicional: “Este ano vou ter um novo professor”.

Município paga manuais escolares e refeições

Todos sabemos que no inicio de cada ano letivo as despesas escolares oneram muito as famílias, nomeadamente com a aquisição de novos manuais e material escolar. Acresce que os livros escolares estão cada vez mais caros.
Com a crise e a austeridade que o país vive, as dificuldades aumentam para muitas famílias, que se veem a braços com esta despesa extraordinária e inevitável.
Tendo em atenção o contexto económico e a necessidade de aliviar o peso dessas despesas sobre as famílias, o Município decidiu este ano suportar a aquisição de manuais escolares para os alunos do 1º Ciclo. Além deste novo apoio, a totalidade dos alunos do Pré-Escolar e 1ºCiclo vai continuar a usufruir da gratuitidade das refeições escolares. Relativamente à aquisição de material escolar, o Município vai atribuir uma comparticipação, sendo o valor da mesma variável em função do escalão de abono de família do agregado familiar do aluno.

Segundo o Presidente da Câmara, “estes auxílios socioeconómicos traduzem um apoio às famílias neste momento difícil mas também a importância que damos ao setor da Educação. Para o Município estes apoios nunca foram encarados como uma despesa, são sim um investimento na formação, nas crianças e no futuro.”




















Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município assegura Creche gratuita a partir deste ano letivo2022-09-13
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Festa de Natal da Escola Básica veio até à “Vila Natal”2019-12-17
Homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen. Crianças do Ensino Básico assistiram ao espetáculo “Para Ti, Sophia”, numa produção da ACERT.2019-05-09
Semana Europeia do Desporto Escolar em Mortágua 2022-09-30
Câmara Municipal reuniu com restaurantes aderentes ao XIII Fim de Semana da Lampantana2022-09-29
Novo Reservatório reforça abastecimento de água às povoações da Sobrosa e Vila Meã da Serra2022-09-26
Lançado concurso para a nova Praça de Táxis 2022-09-26
Município fixa IMI na taxa mais baixa e devolve totalidade da participação no IRS. Famílias com filhos beneficiam ainda de dedução em sede de IMI 2022-09-26


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade