Nota Informativa - Edição 2019

Expomortágua dá lugar de destaque à fileira florestal

 

Decorre de 30 de maio a 2 de junho a sexta edição da Expomortágua, numa organização do Município de Mortágua.

Ao longo destas edições a Expomortágua cresceu em dimensão e notoriedade, e afirmou-se como a maior feira do país dedicada à fileira florestal, dando um enfoque especial às atividades ligadas à produção, comercialização, indústria e serviços ligados à floresta. A Expomortágua tem sido um espaço privilegiado para dar a conhecer novos equipamentos, produtos e serviços associados à atividade florestal, promovendo, por exemplo, ações de demonstração junto do público.

Embora tendo como principal foco a floresta, a Expomortágua assume-se como um espaço abrangente das atividades económicas, incluindo outras áreas como o Ambiente, a Energia, o Turismo, e como um certame gerador de vendas diretas ou potenciador de contatos que geram negócios a posterior.

A Expomortágua tem sido ainda um certame de divulgação e promoção das empresas do concelho de Mortágua e da região, uma montra da robustez e dinâmica da economia local e regional.

Entre os expositores contam-se Empresas, Instituições de Ensino Superior, Associações de Desenvolvimento, entre outros. À semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, a organização não pôde satisfazer todos os pedidos de inscrição no evento, tendo atingido a capacidade máxima do espaço.

A abertura do certame está prevista para as 14h30, com a presença do Ministro do Planeamento, Nélson Souza.

 

Atividades Didáticas, Animação e Lazer

 

Ao longo dos quatro dias do evento, os visitantes vão poder contar com outros motivos que convidam a uma visita em família, como Tasquinhas Gastronómicas, Concertos (Cordas Partidas, 11 LIT3S,Quim Barreiros, Festival de Folclore), Mostra de Artesanato.

As crianças e escolas vão ter à sua espera atividades didáticas, como Ciência em Ação, Planetário, Workshops de Ciência, Projeto Climagir (sobre alterações climáticas e aquecimento global), pista de segurança rodoviária, e divertimentos como pista de gelo e insufláveis.

O programa integra atividades desportivas com a realização da 2ª edição do Trail Expomortágua, com as vertentes corrida e caminhada, e a Caminhada da ASSOL – Associação de Solidariedade Social de-Lafões, denominada “A Caminhar pela Inclusão Social”.

 

Fórum Florestal e Ciclo de Conferências

 

À semelhança das edições anteriores, a Expomortágua volta a integrar o Fórum Florestal de Mortágua, em que serão debatidos temas atuais e pertinentes sobre os desafios e as oportunidades da floresta e do setor florestal, como a prevenção estrutural, o ordenamento, a gestão e produtividade dos povoamentos florestais.

Mais uma vez o Fórum contará com a presença de técnicos e especialistas com vasta experiência e estudo nos assuntos em discussão.

Pelo segundo ano, a Expomortágua integra o Ciclo de Conferências em torno das temáticas da Floresta, Ambiente e Clima, em que os palestrantes serão académicos especialistas nestas áreas.

Estas conferências servem o objetivo de integrar e interligar a componente académica e científica, o conhecimento e a investigação, na estratégia de desenvolvimento do território.