Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
junho de 2018


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal


 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Mensagem do Presidente

A CÂMARA MUNICIPAL DE MORTÁGUA CONSIDEROU O DIA DO MUNICÍPIO COMO

O MOMENTO CERTO PARA SE FAZER UM JUSTO RECONHECIMENTO AOS NOSSOS BOMBEIROS.

 

Mesmo com condições meteorológicas adversas, a ExpoMortágua, na sua quinta edição, conseguiu ultrapassar todas as expetativas e revelou-se, uma vez mais, não só um enorme sucesso, como uma aposta bem conseguida para o futuro e desenvolvimento do Concelho.

Foram três dias intensos, de muita atividade e dinamismo, que culminaram na maior adesão de sempre por parte de expositores e visitantes.

O certame foi presidido e inaugurado pelo Senhor Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Dr. Luís Capoulas Santos, que aproveitou a sua visita para anunciar um investimento de cerca de cinco milhões de euros para as obras de reconstrução e requalificação da Barragem do Lapão, prevendo-se o início dos trabalhos até ao final do presente ano.

Este anúncio tem uma importância extrema para o Concelho de Mortágua. Passados cerca de 15 anos, finalmente vai surgindo a tão ansiada “luz ao fundo do túnel” para um problema que se estendeu por demasiado tempo e que chegámos a acreditar estar irremediavelmente perdido. Esta obra será fulcral para a criação de um sistema de regadio que permitirá uma prática da atividade agrícola de forma mais eficiente e competitiva, assim como a criação de um ponto de água importante para a prevenção e combate aos fogos florestais.

Foi, ainda, anunciado estarem criadas todas as condições para a aprovação do regadio da Várzea de Mortágua, com origem na Barragem de Macieira e que consta do Plano Nacional de Regadio.

Destacamos, noutra linha, o agradável Ciclo de Conferências sobre Floresta, Ambiente e Alterações Climáticas, onde se debaterem e escalpelizaram diversos temas cuja pertinência é incontestável. Mais um espaço de debate e conhecimento, com a chancela de diversas instituições de ensino superior, a acrescentar uma enorme mais valia ao, já por si, relevantíssimo Fórum Florestal.

Aliás, todas as atividades desenvolvidas no Pavilhão do Conhecimento revelaram-se um sucesso, nomeadamente entre a população mais jovem, com a possibilidade de despender do seu tempo livre, realizando jogos e experiências de caráter lúdico-pedagógico, aliando educação e conhecimento científico à prazenteira brincadeira. Uma novidade que pretendeu e conseguiu dar uma nova dinâmica à feira e que certamente será de manter em edições posteriores, ficando desde já o convite à participação e envolvimento da nossa comunidade escolar.

Indo agora um pouco atrás no tempo, apenas uma breve referência para mais uma comemoração solene do Dia do Município, que entre outras situações de destaque, viu o seu expoente máximo no momento de homenagem aos nossos bombeiros.

A 15 de outubro de 2017, Mortágua viu-se subitamente cercada por incontroláveis chamas, que em poucas horas consumiram e dilaceraram empresas, casas, bens materiais e incontáveis hectares de floresta, deixando um rasto de negra desolação. O fogo trouxe consigo a noite, o assombro e um ensurdecedor silêncio que a memória dificilmente apagará.

Neste, como em muitos outros momentos, houve sempre alguém que face a tão hostil inimigo, ousou lutar e vencer, colocando muitas vezes em risco a sua própria vida, vencendo cansaço e enfrentando todos os medos… Os nossos Soldados da Paz da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mortágua!

Falamos de homens e mulheres que, com dedicação, empenho e espírito de missão garantem a salvaguarda de pessoas e bens, a proteção e o socorro às populações.

A Câmara Municipal de Mortágua considerou o Dia do Município como o momento certo para se fazer um justo reconhecimento a todos aqueles que dão tanto de si.

Em nome do Município e da comunidade mortaguense, deixamos o nosso sincero e profundo “Obrigado”.

 

Bem hajam.

O Presidente da Câmara
José Júlio Norte

 

 

 

 

Imprimir Imprimir
  

[ voltar Município | índice | Direitos de autor reservados]


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site