Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
julho de 2017


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal


 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Mensagem do Presidente

Brinda-se aos convívios e às amizades, que esta é a época que se goza em comunidade!

 

Estando perdido nos meus pensamentos e afazeres, no caminho para um qualquer compromisso que, para o momento, a ninguém deve interessar, qual não foi o meu espanto, quando, despertando das minhas reflexões, me deparei com beleza serena que, aqui, vos irei relatar...

O local seria uma aldeia serrana, mortaguense, pois com certeza, mas que o nome, a memória teima em ocultar. Nas casas, as janelas estavam abertas e uma leve brisa invadia este dia, cujo fim, parecia querer tardar.

As árvores carregadas de fruto e os milheirais estavam já a querer brotar.

As ruas enfeitadas de bandeiras e fitas coloridas e, já perto da ceia, as luzes permaneciam bem adormecidas.

Era o verão a desabrochar… A época estival estava de volta, mais uma vez, com magia no ar.

Em tão louvada temporada, as ruas estão apeadas de gentes e nem as matrículas coloridas podem faltar.

É o regresso dos nossos emigrantes, sempre com Portugal no coração. Venham com calma, companheiros, “Bienvenu, mon cher irmão!”

E agora, mangas arregaçadas e que comecem os “bailaricos” da estação. Passo à frente e passo atrás, que até de um passe doble se é capaz. Siga a música e a festa, pois nem a barriga mais proeminente trava o bailarino folgazão.

Esqueçamos as agruras da vida, que a idade parece querer entrar em operações de subtração, e até os mais velhos ganham “ganas” de bailar ao som de guitarras e acordeão. É a vez da anciã mais velhinha mostrar, a essas moças fininhas, que energia não lhe falta quando se trata de marcar o compasso de mais uma “modinha”.

Finda a escola, e os deveres que a tanto obriga, está na hora dos nossos jovens partirem à aventura e se atreverem a conquistar todos os sonhos e tesouros desta época em que (quase) tudo promete brincadeira até fartar… Salvaguarda-se o devido zelo e respeito, esses sempre servidos preceito.

Chegam as noites brancas… Ou passadas em branco. Porque o tempo é de festa e a vida passa de um solavanco.

Cantam os grilos, o aroma é doce e até da mediterrânica dieta voltamos a desfrutar. Assada está a sardinha, a salada bem fresquinha e o pão a crepitar. Tudo regado com bom vinho… É só para a garganta não secar!

Brinda-se aos convívios e às amizades, que esta é a época que se goza em comunidade!...E nem mesmo as paixões se devem censurar, pois o calor faz pulsar o coração, e os amores, esses, serão sempre “eternos enquanto (o verão) durar”.

Porque é esta a vida que vale a pena e, se nem sempre podemos festejar, celebremos o momento que é o melhor presente que o Presente nos pode dar!

Que neste verão brilhe um sorriso no rosto de cada mortaguense!

 

O Presidente da Câmara
José Júlio Norte

 

 

 

 

Imprimir Imprimir
  

[ voltar Município | índice | Direitos de autor reservados]


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site