Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
abril de 2017


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal


 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Mensagem do Presidente

Abril é fraternização e alegria,

Despertar, Revolução e Democracia!

Como num sonho lindo, Abril surge, uma vez mais, numa madrugada estrelada.

Ao sabor do vento e da noite fria, medos e esperanças confrontam e confortam-se, entre passos em falso e tensos abraços… Mas Abril é dos cravos e da esperança, do vermelho e da vida… Abril é fraternização e alegria, despertar, revolução e Democracia!

Abril é o voto e o poder local, Abril é fim da guerra injusta, é o calar da opressão, é o grito mudo que finalmente soa. É sonho feito menino, de caracóis de ouro e esperança na mão!

Abril é o amigo que nos abraça, é a voz embargada, é a felicidade que não passa, é lágrima que cai, mas não dói, porque estava guardada!

Abril é liberdade, é o arrepio na espinha, são corações que jorram felicidade. Abril é o beijo inconsequente, Abril é o camponês com férreo braço e o Capitão proeminente!

Abril é mulher feita! É dizer sim e dizer não. Abril é ousar, assumir e embarcar. Abril é “com certeza” e não “talvez”… Abril não tem fraqueza, Abril nasceu de uma só vez!

Abril é o jovem sôfrego que agarra a vida com paixão. Abril é País louco que renega o seu caixão!

Abril é a imposição que se nega… Abril é o Touro que arria o peão de brega!

Abril é o carrasco que rasga o capote… Abril é o fraco que se faz forte!

Recordamos os desgrilhoar das correntes, o alívio dos reprimidos, a voz daqueles a quem nem os olhos ousavam falar.

Esta é uma memória cara e que devemos estimar com todos os zelos e cuidados, como a mais delicada seda ou o mais fino bordado.

Renovemos, a cada dia, os valores de Abril, sejamos participativos e democratas, ousemos falar, ousemos questionar, ousemos ser cada vez mais… Mais livres, mais íntegros, mais conscientes, mais amigos e mais fraternos.

Mais uma vez o Município de Mortágua recorda Abril e deixa o seu contributo para que esta data jamais caia no esquecimento ou indiferença.

Deixo o convite a todos vós para que se juntem e se lembrem de que se podemos opinar, a Abril se deve, se temos a liberdade de nos instruir verdadeiramente, foi Abril que o permitiu, se estamos descansados entre multidões, sem medo de denúncias, é graças ao marchar de Abril…

Que o desinteresse nunca permita que se cale a nossa canção de intervenção, que não silencie a memória, nem emudeça a indignação… Porque Abril é também dos que não se calam, nem conformam, Abril é das vozes incómodas que clamam a verdade!

Cada dia é um novo começar, uma nova oportunidade que devemos agarrar com força verdadeira. Cabe-nos a nós lutar pelo nosso maior feito. Em tempos de grande incerteza, em que o mundo parece desprovido de sentido, não podemos permitir que se repitam os erros grosseiros de uma sociedade desiludida, alheada na sua própria cegueira!

Nós temos esperança, nós acreditamos.

25 de Abril, Sempre!

O Presidente da Câmara
José Júlio Norte

 

 

 

 

Imprimir Imprimir
  

[ voltar Município | índice | Direitos de autor reservados]


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site