Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
maio de 2017


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal


 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Gastronomia

Zona de transição entre a Beira Interior e o Litoral, Mortágua não deixa de ganhar com este seu posicionamento. Lugar de passagem para vários destinos, Mortágua oferece a quem a visita momentos agradáveis, com a sua beleza natural e através da boa gastronomia.A LAMPANTANA confeccionada com carne de ovelha, assada em caçoila de barro e servida com batata “fardada” e grelos a acompanhar, é, desde tempos imemoriais, uma das especialidades gastronómicas do Concelho de Mortágua. Dos inúmeros rebanhos de gado lanígero que outrora pastavam pelas abundantes encostas de urze do concelho de Mortágua terá surgido o ingrediente fundamental à qualidade deste prato forte e suculento que em dias de festa era, e continua a ser, rei à mesa, por Terras de Mortágua.

Embora desconhecendo com rigor científico a origem desta iguaria, são várias as histórias que guardamos das anteriores gerações e que a procuram explicar. Conta-se que, aquando da passagem das tropas napoleónicas pela região, as populações teriam envenenado as águas para matar as tropas invasoras. Como era preciso cozinhar a carne, terá sido utilizado, como recurso, o vinho.

Da aliança entre estes dois ingredientes terá resultado este prato de excelência, cujo segredo na confecção e no tempero foi sabiamente guardado e perpetuado até nós. E sendo a lampantana um prato de tão simples preparação e ao alcance de todos nessa época, porque no nosso Concelho quase toda a gente tinha rebanhos, não tardou que fosse conhecida apresentando-se desde então nas mesas fartas nos dias das grandes festas das nossas aldeias. 

Mas para além desta especialidade há também o bolo de cornos ou bolo doce da Páscoa que como o nome indica é característico da Páscoa, a broa de milho e o pão de trigo cozidos em forno de lenha, a cebola com mel, e pelo Natal surgem as filhós de abóbora menina. Para regar tudo isto o vinho da região que é o Dão, nas suas variadas marcas.

 

Imprimir Imprimir
  

[ voltar Cultura, Desporto e Tempo Livre | índice | Direitos de autor reservados]


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site