Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
setembro de 2017


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal


 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Floresta & Agricultura



Acompanhando a tendência geral do País no seu processo gradual de desenvolvimento, a economia do concelho de Mortágua tem vindo a sofrer profundas alterações ao longo das últimas décadas.

De um concelho rural com economia predominante assente no setor primário e em indústrias tradicionais ainda em 1981, Mortágua afirma-se no século XXI como um concelho com atividades económicas centradas essencialmente nos setores secundário e terciário e um tecido empresarial dinâmico e diversificado composto maioritariamente por micro, pequenas e médias empresas.

Apesar da diminuição de peso do setor primário, a ligação afetiva dos mortaguenses à terra e à floresta é ancestral e continua viva e forte.

A exígua dimensão da propriedade, o envelhecimento da população agrícola e a consequente quebra do número de explorações agrícolas existentes, relegaram a agricultura familiar, policultural e de subsistência para um papel crescentemente secundário em termos de absorção de mão de obra e de produção de riqueza, mas de importante atual complementaridade no rendimento das famílias.



A floresta, atualmente marcada maioritariamente pela monocultura intensiva do eucalipto em cerca de 85% do território do Concelho de Mortágua e que se assume como uma das maiores manchas florestais do país, é considerada por todos os mortaguenses “Ouro Verde” e ganha importância crescente, estendendo-se por todo o concelho e marcando de verde a paisagem que se perde pelo olhar nos confins do horizonte.

Para além de ser um valioso património natural e ambiental, é a mais importante atividade económica do concelho, com um enorme e transversal impacto no tecido empresarial, na criação de emprego e no rendimento das famílias a nível local, mas também a nível nacional em termos de produção de riqueza e de exportações.

A floresta centrada inicialmente na sub-fileira da pasta e do papel, diversifica-se atualmente por outras sub-fileiras, nomeadamente de produção de pellets ou de biomassa para a produção de energia, sendo também, assim, responsável pela dinamização em Mortágua de indústrias ligadas às energias renováveis, com características de inovação e capacidade de absorção de mão de obra altamente qualificada.

Em toda a sua fileira, a floresta tem atualmente uma importância crucial na economia do concelho e assume-se como um setor estratégico no desenvolvimento local, pelo que a sua proteção e preservação é uma das grandes preocupações da população local e do Município que ao longo das últimas décadas lhe tem dedicado grande investimento, com resultados positivos visíveis.

Imprimir Imprimir
  

[ voltar Economia Local | índice | Direitos de autor reservados]


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site