Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
julho de 2017


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal


 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Viriato Baptista de Gouveia Santos


Médico e Capitão de Mar e Guerra

Nasceu a 14 de Agosto de 1905 e faleceu a 22 de Março de 1965.
Natural de Mortágua, era filho de Augusto Maria de Gouveia Santos e Vitória de Oliveira Baptista.
Frequentou a Universidade de Coimbra onde se licenciou em Medicina e Cirurgia e fez o curso de Higiene e Medicina Sanitária. Especializou-se em Neurologia e Psiquiatria, trabalhando vários anos com nomes como o Prof. Egas Moniz e o Prof. Sobral Cid, e mais tarde, também em Psicotecnia.
Foi médico interno dos Hospitais Civis de Lisboa em 1928 e docente de Neurologia e Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Concorreu, em 1930, ao quadro dos médicos da Armada, sendo o primeiro classificado. Alistado no quadro em 6 de Agosto de 1930, fez comissões de serviço, embarcado, na China, Japão, Terra Nova e Gronelândia. Foi promovido a Capitão -Tenente em 31 de Março de 1953 e a Capitão-de-Mar-e Guerra em 21 de Novembro de 1962. Completou também o Curso Superior do Instituto Superior Naval de Guerra.
Como médico naval desempenhou vários cargos, foi médico da Capitania do Porto de Lisboa, de 1934 a 1944, e Director do Gabinete de Estudos Psicotécnicos da Armada, durante onze anos, cargo que viria a abandonar a seu pedido em 1956.
De 1948 a 1959 dirigiu a clínica de Neuro Psiquiatria do Hospital da Marinha, passando depois a chefiar a Repartição de Saúde Naval, onde exerceu o cargo de Presidente em 1963. A última comissão de serviço desempenhada pelo Dr. Viriato de Gouveia foi a de Director do Hospital da Marinha, entre 1964 e 1965, onde criou o primeiro serviço de sangue daquela unidade hospitalar.
Exerceu ainda os cargos de Director das Clínicas de Neurologia e Psiquiatria do Hospital da Marinha e de Secretário da Secção de Ciências Médicas da Sociedade de Geografia de Lisboa. Foi ainda Sócio-Fundador da Sociedade de Neurologia e Psiquiatria e da Sociedade de Oto-Neuro-Oftalmologia.
No campo da investigação médica ressalta o estudo minucioso que fez sobre o “Sarcoma de Ewing Atípico com Hiperplasia basófila secundária da Medula óssea”, publicado em 1945. No jornal “O Comércio do Porto”, de 23 de Março de 1948, encontrámos menção a uma conferência em que foi palestrante o Dr. Viriato de Gouveia, realizada na Liga Portuguesa de Profilaxia Social. Nesse artigo o conferencista é assim apresentado: “Fez o curso de medicina sempre com distinção e foi um dos primeiros classificados. Conhece quase todos os países do Hemisfério Norte e muitas clínicas estrangeiras. Tem numerosos trabalhos científicos, entre os quais “Sobre um caso de cólera asiático e seu tratamento por injecções de sôro glicosado hipertónico” e ainda alguns trabalhos literários”, citámos.

Sempre se destacou como o 1º em todas as fases da sua vida desde os tempos de estudante à sua carreira profissional. A sua personalidade marcou de forma inconfundível a sua vida militar onde desempenhou várias comissões de serviço, quer de embarque, quer nos departamentos em terra.

Uma das comissões que desempenhou foi a de médico a bordo do navio hospital “ Gil Eanes “ na assistência que prestou aos pescadores do bacalhau nas águas da Terra Nova e da Gronelândia. O navio estava dotado de médicos, enfermarias, sala de tratamentos, gabinete de radiologia, bloco operatório, capela, e até salas de lazer, para prestar uma assistência médica compatível com a dignidade humana dos nossos pescadores do bacalhau. Em cada época de pesca efectuavam-se cerca de 4000 a 4500 consultas, ficavam internados a bordo, aproximadamente e por campanha, 400 doentes acidentados ou com doenças de menos gravidade. Executavam-se por época, cerca de seis a sete dezenas de intervenções de grande cirurgia, cerca de duas centenas de extracções dentárias, inúmeros exames radioscópicos, um sem número de análises e variadas intervenções diárias de pequena cirurgia. A assistência a bordo abarcava também o fornecimento de água, óleo, carvão, isco, sal e alimentos. Transportava correio e expedia e recebia telegramas.
No sentido de aprofundar os seus conhecimentos e a sua cultura, fez várias visitas de estudo a hospitais universitários no estrangeiro, tais como: Quioto, Xangai, Bona, Amsterdão, Hong Kong, Pequim, Berlim, Paris, Londres, Nova Iorque, Boston, Zurique, Edimburgo, Fundação Rockfeller e outros.
Pessoa de uma elevada craveira intelectual, os seus conhecimentos, para além da sua especialidade, eram extensos e profundos no campo das ciências, das artes e das letras. Foi um distinto médico e uma das mais singulares personalidades da vida naval do seu tempo, como o demonstram as altas funções que exerceu e os louvores que lhe foram atribuídos pelos seus méritos profissionais.

Deixou uma valiosa contribuição científica nos trabalhos que publicou, tais como:
“A Reacção Kahn, sua técnica, sua utilidade”, “Sarcoma de Ewing Atípico”,
“Missão Médica ou Profissão Médica” “Tratamento de algumas Tromboses e Hemorragias cerebrais”, “Arte e Patologia”, “Psiquiatria e Delinquência”, “Psicopatologia da arte modernista”, “Guerra Psicológica”, “Guerra Biológica, suas Possibilidades e Limitações”, “O medo nos conflitos armados”, “Xadrez Geopolitico e Geoestratégico dos Blocos Oriental e Ocidental”, entre outros.
Recebeu vários louvores como reconhecimento dos seus méritos profissionais, tendo sido distinguido com as seguintes Condecorações e Prémios:

. .Comendador da Ordem Militar de Avis
. . Medalha de Mérito Militar de Segunda Classe
. Medalha Militar de Prata de Comportamento Exemplar
. . Medalha Infante D.Henrique

Em 1963 recebeu o Prémio Almirante Augusto Osório pelo artigo “Xadrez Geopolítico e Geoestratégico dos Blocos Oriental e Ocidental”, publicado pelos “Anais do Club Militar Naval”.

Imprimir Imprimir
  

[ voltar Figuras Ilustres | índice | Direitos de autor reservados]


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site