Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 Agenda Municipal

 

Edição de
Setembro de 2015


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal


 Login
 Email
 Password
  
 registe-se!
perdeu a password?

 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Conheça o Concelho de Mortágua

TURISMOCOMO CHEGAR?ONDE FICAR?ONDE COMER?POSTO DE TURISMO

Abraçado pelas Serras do Caramulo e do Buçaco, com a Albufeira da Aguieira a seus pés, o Município de Mortágua tem em si um espaço turístico à espera de ser descoberto por quem gosta de desfrutar a vida ao ar livre e fruir os variados tesouros da natureza que se encontram ainda em estado virgem. O verde da floresta estende-se por 85% de todo território, perdendo-se nos confins do horizonte. Aos amantes dos desportos motorizados e do contacto com a Natureza, oferecemos-lhe uma extensa rede de estradões florestais que poderão ser o palco de inesquecíveis aventuras. Também os adeptos do BTT encontram em Mortágua muitos e variados trilhos para a prática desta modalidade, percorrendo paisagens que conjugam floresta, ribeiras e vales agrícolas. Fazendo jus ao seu nome, a água é um recurso que existe em abundância. Correndo livremente por entre montes e vales, podemos encontrar inúmeros rios e ribeiros de águas cristalinas, que continuam a movimentar os tradicionais moinhos, e junto de si escondem e salvaguardam algumas espécies florestais autóctones, criando nalguns pontos cascatas, pequenas cachoeiras e labirintos serpenteados, de grande beleza natural.

São muitos os trilhos que nos convidam a caminhadas por entre uma vegetação e fauna abundante e atractiva, sendo disso exemplo o percurso pedestre sinalizado das “ Quedas de Água das Paredes”. A Albufeira da Aguieira é um extenso manto de água que oferece a quem o visita recantos paradisíacos e que vale a pena descobrir. Para além da beleza das margens recortadas e arborizadas, pequenas ilhotas e ancoradouros, a Albufeira da Aguieira oferece condições ímpares para a prática de desportos aquáticos como a vela, canoagem, remo e sky aquático, sendo inclusivamente procurada para estágios de atletas e selecções nacionais e internacionais, e ainda para simples passeios de barco. A paisagem é humanizada pelas nossas preciosas gentes que povoam aldeias que combinam modernidade com genuína ruralidade, conservando o património edificado, em que o xisto marca presença, e preservando a nossa identidade cultural. Com este enquadramento humano e paisagístico, o Concelho de Mortágua contém em si óptimas condições para o desenvolvimento de actividades turísticas de qualidade. Sedeada em Mortágua, a empresa de desporto aventura, AVENTURIS, dinamiza não só os recursos turísticos do concelho, mas também proporciona aos seus clientes atividades de desporto aventura, educação ambiental e proporciona momentos de adrenalina, apenas conseguidos quando em contacto com situações extremas, como as que encontramos, por exemplo, no canyoning. www.aventuris.com.pt

O Empreendimento Turístico Montebelo Aguieira Lake Resort & Spa *****, soube aproveitar o excelente enquadramento paisagístico da Albufeira da Aguieira e integrar harmoniosamente as componentes da hotelaria, da animação e lazer, oferecendo óptimas condições para um turismo de qualidade. Ver vídeo ilustrativo.

O Hotel Monte Rio*** site: http://aguieira.hotelmonterio.com.pt/pt/home , Hotel Aldeia do Sol** site: www.aldeiasol.com , “Residencial Juiz de Fora”, Casa de Santo António (Unidade de Turismo Rural) site: www.casadesantoantonio.com, completam a oferta de alojamento local.

Mortágua conta na sua história a passagem das tropas napoleónicas, durante a 3ª invasão francesa e está ligada à celebre Batalha do Buçaco, cuja memória persiste no Moinho de Sula, Posto de Comando do General Wellington, e no Moinho da Moura, Posto de Comando do General Massena. A esse acontecimento histórico está ligado um prato tradicional de Mortágua - a Lampantana - confeccionado com carne de ovelha e vinho e servido em caçoila de barro, peça do artesanato local, e cujos “segredos” de tempero e textura foram sabiamente guardados e perpetuados até nós. A este prato acrescentamos um delicioso arroz doce, um inesperado Bolo de Cornos e a famosa qualidade dos vinhos do Dão aqui produzidos.

Documentos para impressão, relativos a percursos:

- Rota da Aguieira

- Rota da Irmânia

- Rota da Mortágua

- Rota do Xisto

- Percurso Pedestre

- Quedas de Água das Paredes

Imprimir Imprimir
  

[ voltar Turismo | índice | Direitos de autor reservados]


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site