Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
setembro de 2017


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal


 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Ação Social e Escolar

A Câmara Municipal de Mortágua tem vindo a reforçar ao longo dos anos o seu investimento na Educação com a perfeita noção que é um investimento prioritário para o desenvolvimento.

Os apoios sócio-educativos são instrumentos fundamentais por forma a promover e a facilitar o acesso à educação e ao ensino, sendo também instrumentos de justiça social e de correção de assimetrias sócio-educativas.

A Câmara Municipal de Mortágua promove uma política integrada de apoio às famílias que assegure o desenvolvimento harmonioso de todas as crianças, em condições de equidade e igualdade de oportunidades.

Rede de Transportes Escolares

A rede de transportes escolares é de uma importância fundamental para o funcionamento da rede escolar e no apoio à deslocação dos alunos, tendo também uma componente social.
O transporte é gratuito para todos os alunos integrados no sistema de ensino obrigatório e comparticipado a 50% do seu custo para os alunos do ensino secundário.
Os alunos que estão fora do sistema de ensino obrigatório podem usufruir da isenção do seu pagamento desde que o seu agregado familiar esteja comprovadamente numa situação de carência económica.

Auxílios Económicos – 1º Ciclo

  • O Município comparticipa a aquisição de Livros e Material Escolar;

  • O Município assegura a gratuitidade da Refeição Escolar (Almoço) a todos os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico;

  • Todas as crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico beneficiam de Atividades de Enriquecimento Curricular (Educação Física, Música e inglês).Os manuais das Atividades de Enriquecimento Curricular são oferecidos gratuitamente a todas as crianças, independentemente do escalão do abono de família;

  • No âmbito do programa nacional e-escolinha, o Município de Mortágua comparticipou na aquisição do computador “Magalhães”, tendo financiado o modem para todos os alunos e financiando um ano de assinatura da Internet de Banda Larga para os alunos posicionados no 1º escalão da Acção Social Escolar e meio ano de assinatura para os do 2º escalão.



    Auxílios Económicos – Pré-Escolar

    O Município disponibiliza Serviços de Apoio à Família no Pré-Escolar.

  • Todas as crianças que frequentam o Pré-Escolar beneficiam da gratuitidade do serviço de Almoço e Lanche, bem como do Regime de Fruta Escolar;

  • O serviço do Prolongamento de Horário (ATL) está indexado aos rendimentos dos agregados familiares, não podendo o valor a pagar ultrapassar o valor máximo previsto para o 5º escalão do abono de família.


    Bolsas de Estudo – Ensino Secundário, Profissional e Superior

    A Câmara Municipal concede, anualmente, aos alunos economicamente mais carenciados, Bolsas de Estudo, visando a promoção de uma efetiva igualdade de oportunidades de acesso a todos os graus de ensino. As candidaturas são formalizadas anualmente na Secretaria da Câmara Municipal de Mortágua, através de um boletim fornecido pelos Serviços.

    As condições de atribuição são as seguintes:

    a) Residência na área do Concelho;
    b) Aproveitamento escolar no ano letivo anterior (em casos excecionais e devidamente justificados pode ser preterido);
    c) Não possuir recursos económicos para a continuação dos estudos;
    d) Não possuir outro Curso do Ensino Superior.


    Os documentos necessários ao processo de candidatura são os seguintes :

    a) Declaração de residência;
    b) Certificado de aproveitamento escolar do ano letivo anterior;
    c) Certificado de matricula;
    d) Declaração do IRS relativa ao ano anterior e respetiva nota de liquidação;
    e) Relação dos encargos fixos e respetivos montantes, nomeadamente alojamento, transportes e outros que o requerente considere relevantes;
    f) Declaração sobre a existência ou não de outras bolsas e estudo e respetivos montantes;

    Na fase de instrução do processo dos documentos previstos nas alíneas a), b) e c) do número anterior, poderão ser substituídos por declaração do candidato, sob compromisso de honra, ficando no entanto os bolseiros obrigados à sua apresentação antes do pagamento da 1ª prestação. As candidaturas decorrem no mês de Outubro e Novembro.


    Programa Municipal “Um aluno, Um Computador

    No âmbito do programa e-escola, o Município comparticipou a aquisição de computadores portáteis com ligação à Internet em Banda Larga Móvel, por parte dos alunos do 10º, 11º e 12º anos.
    A comparticipação do Município traduziu-se no pagamento da aquisição do equipamento informático para todos os alunos que se candidataram, e ainda no pagamento das mensalidades de acesso à Internet, durante 36 meses, no caso dos alunos abrangidos pela Ação Social Escolar (ASE). E os alunos não abrangidos pela Ação Social Escolar tiveram apenas como encargo o pagamento da mensalidade.


    Imprimir Imprimir
  •   

    [ voltar Ação Social | índice | Direitos de autor reservados]


    Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site